O Boeing 787-8 Dreamliner (TP-01) usado pelo presidente do México foi colocado a venda. (Foto: Alejandro Cegarra/Bloomberg)

O presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador não deve esperar uma fortuna com a decisão de vender o Boeing 787-8 Dreamliner (TP-01) que estava sendo usando como aeronave presidencial desde 2016.

A luxuosa e moderna aeronave provavelmente deve ter uma perda multimilionária no mercado de aeronaves 787s personalizadas de segunda mão, de acordo com uma análise da Flight Ascend Consultancy. Com base nesse relatório, o México provavelmente receberá cerca de US$ 76 milhões a menos do que pagou, mesmo no melhor cenário.

“Trazer uma aeronave para o mercado pode ser muito desafiador, e pode levar um longo tempo, e teria que ter um desconto significativo para permitir a venda”, disse Daniel Hall, analista sênior da Flight Ascend e autor do relatório, disse em uma entrevista segunda-feira.

Lopez Obrador criticou o avião, que custou US$ 218,7 milhões, como excessivo para o líder do México, onde milhões de pessoas vivem na pobreza. Ele abriu a aeronave para a mídia durante o fim de semana, dando aos mexicanos uma visão interna de seus assentos macios, painéis escuros e aposentos elegantes.

O 787-8 seguiu nesta segunda-feira para um cemitério de aeronaves no deserto em Victorville, Califórnia, onde a Boeing vai armazenar o jato presidencial até que um comprador seja encontrado, disse o ministro das Finanças, Carlos Urzua, e o diretor do banco de desenvolvimento da instituição, Jorge Mendoza, em uma mensagem aos jornalistas na Cidade do México.

Eles não disseram o quanto o país está buscando pelo avião, que tem o nome de José Maria Morelos, um herói da luta do México no início do século 19 pela independência da Espanha. Carlos Cruz, porta-voz da Urzua, disse que o governo fornecerá mais informações sobre os avanços na venda nos próximos dias.

Urzua, falando domingo em frente ao 787 no hangar presidencial no aeroporto da Cidade do México, disse que o governo também venderá outros 60 aviões e 70 helicópteros.

O Dreamliner teve um valor de compra alto, de acordo com a Ascend que encontrou um relatório de dezembro de 2015 para a Banobras, que financiou a compra. O interior não é opulento quando comparado às luminárias folheadas a ouro em algumas aeronaves de chefes de Estado e xeiques do Oriente Médio. Cerca de metade do interior é ocupada por assentos de avião padrão para o pessoal.

Embora o 787 tenha se tornado um símbolo de um regime fora da realidade, “a aeronave era realmente prática”, disse Hall.

O avião foi apenas o sexto 787 construído, e começou a vida como um avião de teste de voo. Isso coloca o avião entre os primeiros aviões mais antigos – apelidados de “adolescentes terríveis” por suas dificuldades de montagem e locais próximos ao início da produção do Dreamliner – que a Boeing estacionou durante anos, adaptou e acabou vendendo a preços com desconto.

Os limites de desempenho para o modelo inicial e o custo para instalar um interior comercial típico provavelmente dificultariam a comercialização do avião para uma companhia aérea. A Ascend estimou que o valor de mercado do jato, em janeiro de 2019, seria de US$ 81,6 milhões se fosse vendido a uma transportadora comercial e US$ 142,4 milhões se fosse para um comprador privado – ou US$ 76,3 milhões a menos que o preço de compra.

Não é o único Dreamliner a venda no mercado. A HNA Group Co., da China, está negociando a venda de uma frota de jatos particulares, incluindo um 787 disponível para locação, por US$ 70 mil a hora.

É raro um governo colocar sua aeronave VVIP no mercado. Jatos de corpo largo altamente personalizados são vendidos apenas a cada poucos anos, e um VVIP Dreamliner nunca foi colocado à venda com um interior luxuoso totalmente instalado. Agora existem dois no mercado.

“É um novo mercado”, disse Hall.


Fonte: Bloomberg – Fotos: Alejandro Cegarra / Bloomberg

39 COMENTÁRIOS

    • Assim é que se faz para dar prejuízo aos cofres públicos você quer dizer….

      Seus bolivarianos de estimação como de costume apenas fazem populismo rasteiro Xings!

      • Quando o Presidente anterior ficava voando neste trambolho caríssimo para conversar com narcotraficantes isso não te incomodava.
        Isso é populismo.
        Tá!!!!!,

        • Quem tem o costume de conversar com narcotraficantes são seus bolivarianos de estimação Xings, vide o Maduro! E Obrador já declarou que vai anistiar integrantes dos cartéis de drogas, e vai ter que pegar carona nos aviões dos traficantes para se deslocar por aí!

        • igualzinho um certo presidente brasileiro formalmente aliado as FARC.

    • Vender este avião agora é demagogia e burrice. Não devia ter comprado, mas já que comprou, use .

  1. Depois de ir atrás dos médicos cubanos que saíram do Brasil com o fim de poder pagar um mensalinho para a ditadura castrista agora Obrador literalmente faz outra “obrada” pois vai provocar um prejuízo significativo aos cofres públicos mexicanos com a venda da aeronave.

    • Prejuízo deu o ex-Presidente de direita. Comprar uma aberração dessa quando o povo passa fome e morre a bala nas mãos dos traficantes aliados dele.

    • Como vai causar prejuízo vendendo um avião sem utilidade para o México? Vai gerar a entrada de milhões de dólares ao México.

  2. Até entendo o ponto de vista do novo presidente em se desfazer da aeronave.

    Mas já que pagou agora deveria ser usada para melhor uso desse dinheiro que já foi gasto.
    Vender mais barato isso sim seria rasgar dinheiro do contribuinte mexicano.

  3. Este presidente Mexicano dara inicio à uma "nova" esquerda na AL, parece ser um cara honesto ; se as direitas atuais não der certo ,é provável que consigam ganhar em alguns paises na AL nas próximas eleições …

    • Não existe "nova ou velha" esquerda e/ou direita, Esquerda nunca prestou aqui ou em qualquer parte do universo. Todos são corruptos é só questão de tempo e investigacão.

      • Esquerda e Direita, políticos são todos corruptos em qualquer lugar do mundo.

        • Não fale asneiras! Existe sim politicos honestos, mas o povo sempre voto em corrupto ai fala essa frase cliche "todos são corruptos", Só olhar o candidato a presidencia do PT que recebeu mais de 40 milhões, que representava um certo presidiario, enquanto na oposicão, já foi falado que se um certo ministro for confirmado como corrupto, deixara o cargo que nem ocupou.

    • Interessante como essa 'Justiça' latino-americana 'descobre' tanto envolvimento com crimes de esquerdistas e os direitistas desde sempre envolvidos com tráfico de drogas, de armas, contrabando, fraudes, dinheiro em paraísos fiscais e etc nem aparecem no noticiário..
      Arrisca a criarem tribunais para analisar a canonização dos integrantes dessa súcia de direita.

  4. Não tomando nenhum lado, mas apenas comentar que disputas políticas deste tipo (quando um lado que acaba de se tornar situação, se desfaz de algo que é comumente ligado a facção política rival para sinalizar uma pretensa moralização do poder público ou que vêm aí novos tempos de rigidez econômica…) não são novos e por experiência sabemos como tudo acaba: com o passar do tempo, quando o interesse da opinião pública sobre o fato naturalmente vai se desvanecendo, o público, no fim das contas, fica sem saber o que aconteceu com o dinheiro oriundo da venda do bem.

    Parece ser de propósito que na maioria dos países, as leis existentes reforcem a teia de burocracia, fazendo com que, por exemplo, neste caso específico, a opinião pública fique sem poder acompanhar diretamente o dinheiro vindo da venda da aeronave e sua posterior transformação numa rubrica em algum documento assinado, seja pelo representante do Poder Executivo ou Legislativo para autorizar seu uso na construção e/ou manutenção de hospitais, escolas, etc.

    • Samuca, o governo mexicano teria pago 218 milhões de dólares pela aeronave estando aí inclusa a conversão para a aeronave VIP e segundo a reportagem vai receber 76 milhões a menos do que pagou pela venda. Ou seja, do ponto de vista contábil o Estado Mexicano terá um prejuízo de 76 milhões de dólares e o restante como você bem colocou ninguém vai saber o que foi feito.

      Moral da história: Esquerda sendo esquerda….

  5. Não tomando nenhum lado, mas apenas comentar que disputas políticas deste tipo (quando um lado que acaba de se tornar situação, se desfaz de algo que é comumente ligado a facção política rival para sinalizar uma pretensa moralização do poder público ou que vêm aí novos tempos de rigidez econômica…) não são novos e por experiência sabemos como tudo acaba: com o passar do tempo, quando o interesse da opinião pública sobre o fato naturalmente vai se desvanecendo, o público, no fim das contas, fica sem saber o que aconteceu com o dinheiro oriundo da venda do bem.

  6. Independente de posições políticas, segue meu Parabéns pela atitude.

  7. Isso é demagogia nada mais.
    Boa gestão não se faz mandando vender uma aeronave presidencial.
    Mas sabe como é, politico demagogo costa de flash então faz estas fanfarronices pois sabe que a mídia irá divulgar e que o senso médio vê neste tipo de ação algum compromisso com transparência e boa gestão…

  8. Eu sinceramente não tenho opinião formada sobre isso. Claro que, conhecendo as carências da força aérea mexicana – bem F-5 eles têm – fica difícil entender esse elefante branco.
    Mas eu também penso, paralelamente, que um país com grandes aspirações tem de ter um meio de transporte exclusivo e grandioso para o seu presidente.
    Talvez não seja o caso do México e nem de ter um caríssimo 787 novo em folha, ok, mas trazendo o exemplo para o nosso país, acho bastante lamentável que nossos presidentes não tenham, pelo menos, um 767 ou A330 como transporte oficial.
    Sei dos custos mas, como disse, realmente não tenho uma opinião fixa e clara, fico em dúvida.

    • Aqui, o sujeito vai colocar a família toda pra andar em limousine blindada.

      • E o presidiário andava nos jatinhos da empreiteira “cúmpanhêra”….

      • Todos os presidentes e ex-presidentes do Brasil andam em carro blindado.

        Mentiras, mentiras, mentiras…

    • Pessoalmente, considero relativa a justificativa de representar o país de forma altiva. Para mim, essas aeronaves luxuosas significam a locupletação do erário público para o deleite privado. Eu sinceramente duvido que acordos comerciais são fechados com os dignatários se maravilhando com as respectivas aeronaves.

      Por outro lado, se o país vive uma situação de tensão militar, um posto aéreo avançado, capaz de garantir resiliência e organização às estratégias militares, é muito bem vindo. Isto não pode ser confundido com um aeronave cheia de requintes para transportar todo tipo de aspone e empresário/patrocinador de campanha mundo afora.

      No caso brasileiro e mexicano, vale o brocardo: quanto mais pobre a aldeia, mais ornamentado o cacique.

      Ps: frau Merkel viaja num A-340 de segunda mão da Lufthansa.

      • Tem razão na sua reflexão. Aqui, invariavelmente, esse tipo de luxo acaba virando um "trem da alegria" para políticos, aspones e "amigos do rei".

  9. Genial. Como resolver o problema que custou muito caro ao contribuinte? Vendendo-o por 76 milhões de dólares mais barato. E depois? Vai fretar vôo ou vai voar em avião de carreira?
    Não passa de bravata! Esse senhor só vai afastar cada vez mais investidores do México. O caso do aeroporto foi só o início. Essa é a lógica socialista, meus amigos!

    • E vc quer que ele conitnue torrando querosene de aviação nesse mastodonte.
      Isso é populismo?
      Faça sério!

      • Populismo é vender um bem público com prejuízo para querer dar pinta de austero ao mesmo tempo em que recebe propina de “El Chapo”…..

        Esses são seus bolivarianos de estimação Xings!

      • Querosene de aviação até um Ipanema queima. Rasgar dinheiro dos outros, só um legítimo governo socialista faz como ninguém.
        Se o senhor fosse mesmo preocupado com gastos públicos, contestaria os empréstimos feitos pelos seus ídolos aos ditadores amigos feitos com o nosso dinheiro. Dinheiro esse que nunca mais veremos, visto o calote que nos deram.

        • Ainda não inventaram o Ipanema turbo-hélice para usar querosene, o Ipanema usa Alcool ou Gasolina.

Comments are closed.