reaparelhamento FAB 2015

Para cumprir suas missões, as Forças Armadas precisam de condições, tais como preparo do efetivo e equipamentos. A evolução constante da tecnologia traz a necessidade de atualização ou substituição desses equipamentos e capacitação de recursos humanos.

Para a Força Aérea Brasileira, o ano de 2015 foi marcado por conquistas na área de reaparelhamento.

 KC-390 – Em fevereiro foi realizado o primeiro voo do protótipo da aeronave KC-390. O avião decolou da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e voou durante uma hora e 19 minutos sobre uma área de fazendas no interior de São Paulo.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse na ocasião o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

GEIV – No dia 8 de julho teve início a integração do sistema do Projeto I-X, que prevê o desenvolvimento das a eronaves de inspeção em voo. Um  jato executivo Embraer Legacy 500 passou a ser modificado para a nova configuração de aeronave-laboratório da FAB.

O projeto objetiva o desenvolvimento e aquisição de seis aeronaves para substituir a atual frota do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A primeira delas será entregue em maio de 2016 e a última em novembro de 2017.

O GEIV é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País. Com mais precisão e confiabilidade nas inspeções, o maior ganho é da sociedade brasileira, que vai dispor de serviços de apoio à navegação aérea mais seguros.

 GRIPEN NG – No dia 29 de julho, Brasil e Suécia chegaram a um acordo para assinatura do contrato de financiamento do projeto Gripen NG. A aprovação final no Senado Federal aconteceu no dia 5 de agosto.

A transferência de tecnologia é um dos aspectos mais importantes do acordo. Os engenheiros e técnicos daqui vão atuar em áreas inéditas para os profissionais brasileiros.

Já em outubro, Brasil e Suécia estabeleceram procedimentos para certificação dos novos caças pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e o Swedish Military Aviation Safety Inspectorate (FLYGI).

Em junho, mais de 10 mil brasileiros conheceram um pouco mais sobre o avião. Uma maquete do Gripen NG foi exposta na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

P-95 BANDEIRULHA – No dia 15 de setembro, a FAB recebeu o primeiro P-95 Bandeirante Patrulha (Bandeirulha) modernizado. A aeronave é empregada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC). No total, a FAB terá oito unidades atualizadas.

O processo de modernização, realizado no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), ampliou a capacidade operacional do avião empregado na patrulha marítima.

Agora os aviões conseguem acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades. Os novos sistemas de navegação oferecem maior precisão, o que é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar. Os sistemas de comunicação também foram substituídos.

 H-36 CARACAL – No início de dezembro, foi assinado um termo aditivo ao contrato de aquisição de helicópteros de médio porte com o consórcio Airbus Helicopters/Helibras. Ao todo, o contrato prevê a entrega de 50 unidades para as três Forças Armadas.

Já no dia 16 de dezembro, foi concluído o recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional.

A versão já está sendo operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), em Belém (PA) e traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas no Brasil: possui sistema de reabastecimento em voo. A capacidade possibilitará ampliar o raio de ação para missões, como o resgate de pessoas no mar.

Em agosto, um dos cinco simuladores do H-36 existentes no mundo passou a ser utilizado por pilotos da Marinha, do exército e da FAB no Rio de Janeiro. O equipamento possui o máximo de correspondência possível com a realidade. A utilização do simulador permite a capacitação dos pilotos com mais economia.

Relembre como foi o voo inaugural do KC-390:

divider 1FONTE: FAB – Força Aérea Brasileira

EDIÇÃO: Cavok

NOTA DO EDITOR¹: No dia 22/12 foi publicada na Coluna Expresso da edição online da Revista Época a informação de que a entrega dos KC-390 para a FAB foi novamente atrasada devido a problemas orçamentários do governo, tendo ficado para 2018.

Abaixo, a íntegra do artigo:

Sem dinheiro, Aeronáutica terá de esperar mais por avião cargueiro

O modelo KC-390, da Embraer, deveria ser entregue em 2017. Com otimismo, será em 2018.

Sem dinheiro, a Aeronáutica vai ter de esperar mais um ano, pelo menos, para receber dois protótipos do KC- 390, avião cargueiro da Embraer. O novo prazo estipulado pelo governo é 2018. Mas na verdade ninguém conta com isso. Todo o projeto, que prevê a aquisição de 28 unidades, custará mais de R$ 10 bilhões.”

NOTA DO EDITOR²: Sobre os atrasos no programa do KC-390, nós ainda não conseguimos verificar a acuracidade dessa informação junto a Embraer. Tão logo isso ocorra, informaremos a respeito do assunto.

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5 COMENTÁRIOS

  1. Suponha que viesse 24 EC725 por ano, 12 Gripen por ano, aí tudo bem, mas como sabemos quando o ultimo chegar o primeiro estará aposentando e pior, muitos dessa lista aí nem vieram ahahahah
    Esse país também é o país de aparências, sorte que não tem treta a vista pois aparencias não vencem guerras, ex. a Itália nas Guerras mundiais…

    ps* Claro que uma linha de montagem e aquisições que se arrastam são lucrativas para as "forças" mas não deveria ser assim.

  2. Interessante o P-95 e um mini P-3 orion, dada as dimensões e funções.

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