UAV Mantis
UAV Mantis

A BAe Systems conduziu os primeiros poucos voos do seu UAV chamado Mantis, demonstrador de tecnologia para o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Apresentado na área de testes de Woomera, no sul da Austrália, os voos onde puderam ser vistos as linhas de design do aparelho, também serviu para completar uma série de operações que demonstraram as capacidades do sistema e o potencial dos futuros sistemas UAV que apoiarão o futuro das necessidades do Reino Unido.

O Mantis tinha sido originalmente esperado para voar no início desse ano, mas a BAe disse que foram necessários 19 meses de trabalhos em cima do projeto para chegar no resultado final.

O programa do Mantis também envolveu as companhias GE Aviation, Meggitt, QinetiQ, Rolls-Royce e Selex Galileo.

mantissmallheadonsmallPropulsionada por dois motores turboprop, o todo elétrico veículo aéreo Mantis possui uma envergadura de 20m (65 ft). O atual design “Spiral 1” foi revelado em 2008 na feira aérea de Farnborough, no Reino Unido, como uma alternativa ao projeto norte americano da General Atomics MQ-9 Predator B/Reaper. O sistema britânico é projetado para carregar uma variedade de avançados sensores e armas guiadas de precisão.

A BAe disse que a versão de produção do Mantis deverá ter um peso máximo de decolagem de cerca de 9 toneladas, e vai operar em altitudes de mais de 55.000 pés, em missões que incluem inteligência, observação, aquisição de alvos e reconhecimento, além de apoio aéreo para as forças terrestres.

Fonte: Flight Global

Anúncios