O veículo aéreo não-tripulado stealth RQ-170 Sentinel.

Provavelmente nunca saberemos todos os detalhes de como o governo americano encontrou e matou Osama Bin Laden, mas as notícias desta manhã indicam que a esquadra dos Navy SEALS – a força de operações especiais da Marinha americana que fez os ataques – tinha dois helicópteros e este veículo aéreo não-tripulado (UAV na sigla em inglês), conhecido como a “Fera de Kandahar”.

Uma das imagens do RQ-170 Sentinel da Lockheed visto durante operação no Afeganistão.

O RQ-170 Sentinel da Lockheed Martin é uma aeronave stealth – que pode voar sem ser detectada – do tamanho de um caça, com 19,8m de envergadura (distância entre as pontas das asas). Sua existência só se tornou oficial desde 2009, apesar de ter sido usado durante a guerra no Afeganistão, e de ter sido visto por entusiastas de aviação. Os pilotos do UAV não ficam na aeronave, ela não é tripulada: o RQ-170 é comandado direto dos EUA e de um campo de aviação em Kandahar, no Afeganistão – por isso ele é chamado de “Fera de Kandahar”. A principal função dos RQ-170s é reconhecimento e monitoramento para as tropas no local.

Dada a localização do complexo fortificado onde Bin Laden morava – a metros de um centro de treinamento militar do Paquistão – o RQ-170 provavelmente via e ouvia tudo na operação americana, transmitindo tudo em tempo real para as centrais de comando. É um vídeo do Bin Laden que o mundo provavelmente nunca verá.

Fonte: Jalopnik

Anúncios

35 COMENTÁRIOS

  1. a “besta de Kandahar´´ soa melhor tendo envista os estragos antes feitos ao talibã e agora com a morte de osama bin laden lide da al-qaeda vai imortalizar esse uav como algo mortal e temeroso!

  2. bom se realmente esse bin laden morreu (tudo indica que realmente sim!!!…apesar da falta de imagens!!) ele já vai tarde!!!…mas no fim, e como sempre, os EUA mais uma vez demonstraram a eficiencia de suas forças armadas!!!…e a vida continua……..

  3. Foi so noticiar a morte do Bin Laden que o Obama ja subiu na moral com o povão, se matar mais uns 2 ou 3 desses terroristas que ninguém lembra o nome e ele consegue a reeleição!

  4. Não quero parecer do contra, mas não vi a foto do corpo até agora. Alguém aí tem alguma fonte confiável que contenha tais imagens? Pq falar, até eu posso falar que matei o dito cujo, mas uma vez que não há corpo, não há provas. A CIA é ótima nesse assunto, maquiar informações ou mesmo omití-las. É muito fácil dizer que pegou, matou, fez o funeral muçulmano(simbólico) no porta-aviões e atirou o corpo ao mar sem deixar uma imagem que comprove que era realmente o tal. Vale tb lembrar que Saddam foi morto e todos viram que era ele mesmo, assim como vários putros que foram pegos pela coalizão. Agora vem dizer, sem provas visíveis que mataram o Osama e fizeram DNA e o kct, pra provar que era ele… Fica parecendo fake, ou mesmo jogada pra tentar calar a mídia e a opinião pública. Até mesmo pq os americanos não estão lá muito satisfeitos com seus conterrâneos lutando em terra alheia por um objetivo que não está tão claro assim. Lutar contra o terror lá fora? E o terror de dentro do quintal, quem está combatendo? O país passando por recesso econômico e ainda assim envia tropas e banca o custo de toda operação feita até o presente momento? Chegou a hora do Obama, começar a programar a reeleição em cima de algo que não foque na retirada das tropas do oriente médio, pois foi essa promessa dentre outras que o elegeu, certo? Quem sabe não é essa uma saída estratégica?

    Sei lá, tá meio embaçada essa história.

  5. Bom nao sei ate onde essa reportagem acima esta correta, pois nos meis daqui, USA nao cita em nenhum momento essa aeronave, bem sabendo que os USAir force dispoe de varios tipos de UAVs e que informacoes do local estaria sendo vigiado desde agosto do ano passado, pois tinha info GETMO" de alguem que levava e trazia info pra OBL, o que saiu na midia , CNN, MSNBC E FOX, em nenhum momento mencionou esse uav, nao que ele tenha sido usado assim como outos. Se tem alguem que deveria receber os creditos seria sim os US Navy Seals

  6. E se tratando onde OBL estava , era mais ou menos 1 kilometro da academia militar paquistanesa, segundo info era comparada a tradicional Academia americana de West point.

  7. Ainda está muito obscura a morte de OBL ….realmente cade o corpo…fica facil as forças leais de uma nação afirmarem isso para seu chefe de estado, mas o OBL é inimigo do mundo ….falar que efetuou ritual islã para depois jogar no mar( sendo que n é isto recomendado pelo livro sagrado deles ) ficou meio estranho…e o mundo vai exigir sim imagens dele.
    Assim penso ….

    • Esse papo de ritual antes de jogar no mar sei nao pra a mais e pra amenizar a situacao com os alienados fanaticos, quando as torres cairam eles deram alguma opcao pra aqueles qe foi carbonizados e nunca foi achados???? difuntos e difunto, agora quanto as fotos ja siu uma aqui nos States, mas tenho certeza que no decorrer dos proximos dias ou semnas acredito que irao colocar alguma coisa na midia, pois est havendo um grande debate na midia a respeito deste assunto!

  8. Agora vai virar uma febre para se tirar casquinha na participação deste ataque…

    Participaram desta operação as Marcas:

    RQ-170 Sentinel da Lockheed Martin – "A fera de Kandahar";

    Relógios Omega equipavam os pulsos dos pilotos – "O primeiro de trás para a frente de seu tempo";

    Helicópteros Sikorky; – "Porque voar bem é o nosso negócio. Afinal não é por ser Militar que não se voará bem!";

    Cuecas Zorba – "Cuecas tem que ser Zorba! Do ocidente ao Oriente, Zorba na cabeça tá!";

    Seals of U.S. Navy – "Se a tropa não for Seal não vai colar…"

    Casa Branca Biscoitos – "A gente faz história fabricando biscoitos e faz biscoitos fabricando histórias"

    Casas-que-eu-ia – "Dedicação total a você";

  9. Interessante são as críticas contraditórias à CIA. Alguns dizem que ela deixa furos grotescos nas suas operações enquanto outros dizem que ela é extremamente precisa no que faz. Vocês anti-americanos têm que se decidirem, ou ela é uma coisa ou é outra.

    O que fizeram com o corpo foi o mais adequado à situação. Caso fosse enterrado na Arábia Saudita, sua terra natal, ou no Paquistão, seu túmulo viraria um ponto de peregrinação para todo o tipo de fanático e terrorista. Caso levassem o corpo para os EUA, o governo americano enfrentaria um inferno burocrático e judicial de pedidos de devolução do corpo.

    Só acho que falharam em não fazer um vídeo, como foi feito na execução de Saddam Hussein. Mas quem sabe fizeram tal vídeo e ele aparecerá dentro de pouco tempo na mídia.

    • E por um acaso se enterrassem o corpo dele em sua terra natal vc acha que terroristas fariam o quê? Iriam pedir conselhos à alma dele? Iriam botar flores no local? Por mais que fizessem o escasséu, não justifica eliminar o corpo sem deixar UMA imagem sequer que comprove o fato! Querer me convencer disso expondo fotos digitalmente criadas pra saber como seria o Osama hoje envelhecido e nem sequer exibir uma foto(mesmo que estivesse esfacelado) do falecido, é querer brincar com a inteligência alheia, né?

      Fala sério! Não sou tão anti-americano assim, mas posso passar a ser, se ser pró-américa siginficar ter opinião omissa ao que eles afirmam sem contestar nada!

      Essa história tá embaçada… Ainda há muito o que se contestar.

    • kkkkkkkkkk anti-americano como se alguém devesse algo aos EUA, que tem de errado em se anti-americano eles ferraram o mundo, aqui mesmo na América do Sul financiaram tudo que era ditadura. A mas não posso dizer isso serei chamado de anti-americano uiii… não isso não kkkkkkkkkkkkk!!

      Se um brasileiro quer se anti-americano pode ir em frente tem motivos.

      • Taí gostei!

        Não que eu seja um anti-americano, mas o seu argumento é legal e Legal.

        Do mesmo jeito que o americano é anti-comunista e tem lá seus motivos.

        O mais Legal e legal nisso tudo é a Democracia e a Liberdade!

        Viva a Liberdade de acreditarmos ou não em algo ou alguém…

      • Mas eu assumo a posição anti-americana, mas não sou radical(Bin Laden é radical).

  10. Impressa safada adora falar do terrorista do Osama, que ele era um assassino bárbaro poucos tem duvidas, mas e os EUA? Por acaso as ações militares dos EUA não podem se consideradas terrorista ou se preferir crimes contra a humanidade?

    Quanta hipocrisia esse jornalistas conseguem arrotar, não defendo o Obama que, aliás, bem pode ta vivo preso agora em Guantánamo sendo violentado sexualmente, o que os EUA falam deve se ignorado não possuem compromisso com a verdade. Mas em fim não defendo o Obama, mas cadê a mesma revolta da imprensa com os atos dos EUA, Israel, China e Rússia?

    Agora Osama, Kadaffe, Chaves, Fidel e aquele merda do ditador da Coréia do Norte para a imprensa são monstros quando os EUA, Israel, China e Rússia fazem o mesmo que esses criminosos, mas não se fala nada ou pelo menos muito pouco.

    Chega a ser ridículo esses jornalzinhos de merda.

  11. Apenas algumas considerações….

    1) após os ataques ao WTC os EUA levaram 9 anos, 7 meses e 20 dias para matar UM homem. Mas não esqueçamos que Bin Laden já era procurado há alguns anos. Invadiram dois países, gastaram mais de 1,1 trilhões de dólares e perderam mais de 6 mil soldados mortos e mais de 30 mil feridos…. E tem gente que acha que a morte de Bin Ladem comprova a eficiência americana.

    Se isso é eficiência eu sinceramente não sei mais os significado do termo INCOMPETÊNCIA….
    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/gu
    2) O "sumiço" do corpo não é novidade. Che Guevara também foi "sumido" pelo mesmo motivo…temis-ase que seu túmulo viesse a se tornar local de peregrinação

    3) Mas duvido que tenham atirado o corpo ao mar….muito mais provável que esteja agora sendo transportado para se tornar mais um troféu de guerra

    4) As cenas das festas nos EUA me chamaram a atenção. Acho que é compreensível. Mas sinceramente me faz chegar à conclusão de que o ser humano é muito irracional. Afinal como se justificar uma festa por uma morte? Não são os americanos cristãos? É isso que defendem as religiões? Com que moral poderão agora criticar as festas de seus inimigos quando matarem algum americano? Não lembram o que fizeram com alguns deles pelas ruas de Falluja ou de Mogadíscio? Ou alguém duvida que o corpo também não seria arrastado pelas ruas de Nova York ou da capital americana? Creio que a partir de agora será difícil justificar qualquer ato que vise atacar ois "bárbaros" inimigos dos EUA, pois com a diferença das barraquinhas de hot dog e das latinhas de coca-cola, o espetáculo foi tão grotesco como aqueles que tantas vezes foram criticados
    http://www.istoe.com.br/reportagens/28125_A+BARBA
    5) A verdade do que aconteceu? Oras, vamos deixar de ser tontos…a verdade está tão destruída quanto o crãnio do Bin laden

  12. Claro que se justifica eliminar o corpo. Sem o túmulo dele, evita-se a criação de um mártir (mas neste caso, não acho improvável que ele se torne um mártir, porém terá menos força do que se tivesse um túmulo erguido em sua homenagem).

    E, se você leu bem, eu contestei a falta de um vídeo ou de fotos como existiu na execução de Saddam Hussein. Porém, não assumi prontamente que tal vídeo ou foto não existe, como você fez. Talvez apareça com o tempo.

    O problema de vocês, anti-americanos, é que ao invés de analisar a situação com lógica e calma, vocês simplesmente assumem que tudo o que os EUA fazem ou é mau, ou é mentira, ou é ganância. Se isso é que vocês chamam de "ter pensamento crítico", vocês estão fazendo isso errado.

  13. E outra coisa…os americanos podiam ter um pouco de humildade e poderiam tentar trocar alguns créditos em armas com Israel por assessoria do Mossad.

    Aí teriam como aprender a eliminar terroristas sem gastar tanto…sairia bem mais barato e com certeza seria realmente eficiente…

    Para quem quiser apenas ter uma idéia do que estou falando vai um link…
    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010

    • e sobre os gastos, quem pode pode, quem não pode sacode!!!…e logicamente que estes gastos foram pra bancar guerras que tinham outros interesses (como por exemplo mover a industria militar), mas vc tbm não deve entender isso né!!!

      • Nem eu nem os eleitores americanos…afinal depois disso os republicanos foram enxotados da Casa Branca…..

        Mas vai ver que a razão está com vc……rs

  14. Amigo Mauro e carl94fn , ao ler seus comentários , só tenho a dizer uma coisa :

    PERFEITOS .

    ABS.

    • mauro e carl94fn, ao ler seus comentários, só tenho uma coisa a dizer:

      PÉSSIMOS!!!

      Obs: só que o editor não tem colaborado e publicado meus comentários!!!!

      NOTA DOS EDITORES: João carlos, esperamos que entenda que não é questão de colaboração publicar ou não determinados comentários. Alguns comentários são eventualmente bloqueados pelo seus próprios conteúdos. E não são apenas os de sua autoria. Há mais bloqueios do que você possa imaginar. Não são liberados os comentários que visam unicamente ofender outros participantes ou criar discussões inúteis e que fogem aos temas propostos. Esse filtro é uma prerrogativa da editoria e visa apenas manter a tradição e os bons modos que fazem parte do ideário do Cavok. Outros comentários seus que não foram considerados ofensivos estão sendo liberados normalmente e com a agilidade de sempre. Portanto acreditamos que antes de efetuar tal reclamação você deveria mudar o tom de alguns de seus comentários. Agradecemos a compreensão.

  15. Tem muita gente dizendo que só acredita que o Bin Laden está morto, após verem a fotografia do corpo.
    Pois eu, só acredito que ele está vivo , se ele aparecer na rede Al-Jazeera, lendo o New York Times que anunciou sua morte.
    Truco!!!!

  16. Acreditar nestas histórias divulgadas pelo governo e Pentágono, sobre OBL, é realmente subestimar o raciocínio e a inteligência humana. Por que matá-lo e não capturar e interrogar sobre o paradeiro de outros suspeitos? Morando em um mansão próximo a Islamabad e a poucos metros de uma academia militar e nunca gerar suspeitas? Sem proteção alguma ou sem guarda-costas fortemente armados? Funeral aos moldes islâmicos? Fala sério!
    Quem mais foi beneficiado pela morte dele neste momento?

    Muita gente principalmente jornalistas independentes começaram a investigar isso de forma paralela, e muita coisa começará a vir a tona.

    • Alguém acha que os soldados ou governo trataria dele com alguma dignidade! Depois de tudo, este moribundo foi fantoche que serviu o belo prazer deles.

  17. O mais estranho é essa histórinha dos EUA respeitarem o costume islâmico com relação ao funeral de Bin Laden..

    Tudo bem que eles podem querer evitar contendas com o mundo islâmico, mas que isso aí tá difícil de acreditar, está..

Comments are closed.