AgustaWestland AW159 Lynx Wildcat
AgustaWestland AW159 Lynx Wildcat

A AgustaWestland, uma companhia da Finmeccanica, anunciou que o primeiro helicóptero militar AW159 completou com sucesso seu voo inaugural, realizado na unidade de Yeovil da AgustaWestland, hoje, dia 13, com o chefe dos pilotos de testes da AgustaWestland, Donald Maclaine, no comando do helicóptero. A aeronave completou uma variada gama de checks durante o voo e o desempenho saiu conforme esperado. Mais duas aeronaves vão se unir a essa em 2010 para completar todos testes de voo do modelo AW159 e os vários equipamentos desenvolvidos para essa aeronave.

AgustaWestland AW159 Lynx Wildcat
AgustaWestland AW159 Lynx Wildcat

Giuseppe Orsi, CEO da AgustaWestland disse “O sucesso do primeiro voo do AW159 é um grande resultado da empresa. Projetado e desenvolvido para os requerimentos solicitados pelo Ministério de Defesa do Reino Unido para um helicóptero militar para as forças armadas, o AW159 terá o melhor custo de operação, será mais capaz e avançado helicóptero na sua categoria.” Nick Whitney, VP da Unidade de Négocios Governamentais do Reino Unido, da AgustaWestland, vendo o evento histórico disse: “é um grande prazer ver o AW159 voar exatamente dentro do cronograma conforme prometido em junho de 2006, quando o contrato foi assinado. O  AW159 promete continuar o sucesso notável que o Lynx adquiriu através dos serviços prestados pelo mundo e nós, juntamente com nossos parceiros, estamos focados em finalizar o desenvolvimento do helicóptero para entregar a primeira aeronave em 2011.”

Versões do AW159 para o Exército e Marinha Real Britânica
Versões do AW159 para o Exército e Marinha Real Britânica

O voo inaugural do AW159, que será conhecido como Lynx Wildcat no serviço militar do Reino Unido, marca um dos momentos mais importantes no desenvolvimento de um novo helicóptero multi-missão na categoria de 6 toneladas, 62 dos quais foram adquiridos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido para o Exército e para Marinha Real Britânica, para efetuar missões em terra ou marítimas. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2011 com a primeiro helicóptero estando totalmente operacional com o Exército em 2014 e com a Marinha Real em 2015. No Exército Britânico, o AW159 Lynx Wildcat cobrirá uma grande faixa de tarefas no campo de batalha, incluindo reconhecimento, comando e controle, transporte de tropas e material, e prover proteção para forças militares. A variante da Marinha Real Britânica proverá uma ágil função marítima com a capacidade de guerra anti-submarina e proteção aérea, e operará como suporte aéreo para as operações anfíbias e também defendendo navios contra ameaças inimigas. Existe uma alto grau de comunalidade entre as versões naval e terrestre do helicóptero, o que significa que podem trocar de missões facilmente, principalmente entre as duas versões.

O AW159 possui dois novos motores CTS800, cada um capaz de produzir continuamente 1281 SHP oferecendo para aeronave excepcional performance em locais quentes e altos. A aeronave tem um peso de 5790kg mas pode chegar até 6250kg quando carregado. O cockpit inclui um sistema integrado de displays com 4 telas de 10×8 polegadas como displays primários. Os sensors incluídos são: uma câmera de IR/TV com designador laser montado no nariz, e para a versão marítima uma variante do radar de varredura ativo de 360º Selex Galileo 7400E. O AW159 também tem um macanismo integrado de defesa, com sistema de avisos de disparo de mísseis, receptores de aviso radar e sistema de disparo de contramedidas (chaff e flare). Adicionalmente, o AW159 será capaz de carregar uma ampla gama de armamentos incluindo canhões, torpedos, cargas explosivas e a Futura Arma Guiada Anti-Superfície (FASGW).

O programa do AW159 para o Ministério da Defesa do Reino Unido continua no prazo e o orçamento para o primeira parte do projeto foi assinada em junho de 2006. A AgustaWestland também assinou acordos com os parceiros fornecedores para o programa do AW159 incluindo a Selex Galileo, empresa da Finmeccanica; a GKN Aerospace, LHTEC – uma parceria entre a Rolls-Royce e a Honeywell, General Dynamics UK, Thales UK e GE Aviation.

Saiba mais sobre o AW159 Lynx Wildcat no site da AgustaWestland.

O AW149 também está quase pronto para decolar

AgustaWestland AW149
AgustaWestland AW149

A AgustaWestland informou também que o novo helicóptero médio AW149 deverá fazer seu primeiro voo nesta sexta-feira, dia 13. O projeto está sendo oferecido para o programa de um novo helicóptero utilitário para a Turquia, onde está competindo com o Sikorsky T-70 Black Hawk.

Fonte: AgustaWestland

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