Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Torre Móvel de Integração – TMI, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza até sexta-feira (15/04) a primeira edição do Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL) deste ano. O objetivo é preparar novos operadores e colaboradores para atuarem nas atividades afetas a sua atividade-fim: preparar, lançar e rastrear engenhos espaciais e suas cargas úteis. Participam do treinamento 42 militares e servidores civis, pertencentes aos diferentes setores do CLA que atuam nas operações de lançamento, realizadas em Alcântara (MA).

O CPOL está dividido em dois módulos, sendo que neste primeiro momento, os participantes receberão instruções teóricas nas atividades de planejamento operacional, operações de lançamento, preparação e lançamento, segurança de superfície, segurança do trabalho, localização e radares, trajetografia e sincronização, telemedidas, operação da estação terrena do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em Alcântara, meteorologia, patrimônio, metrologia e gestão da qualidade.

Ao término da capacitação, os participantes realizarão visitas a todas as estações operacionais do CLA e serão submetidos a testes de avaliação. Aqueles que forem aprovados receberão a certificação de “colaborador qualificado” e estarão aptos a participarem do segundo módulo do CPOL, com conteúdo prático e específico relacionados às diferentes atividades operacionais executadas em operações de lançamento, recebendo a certificação de “operador da estação”, seja da estação Radar Atlas, da Radar Adour, de Telemedidas, de Meteorologia etc.

CLA realiza CPOL para militares e servidores civis Sd BORGES/ CLA“O CPOL vem ao encontro da estratégia da Direção do CLA de implementar com efetividade a gestão e transmissão do conhecimento aos novos colaboradores, tendo em vista, a iminência de aposentadoria de parte de nossos servidores civis e a rotatividade dos militares que trabalham no Centro. Por outro lado, é a oportunidade de inserirmos os participantes do curso no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas. Assim, esperamos dotá-los de conhecimentos teóricos e práticos visando com que exerçam com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de engenhos aeroespaciais a partir do CLA”, explica o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

História – O CPOL é regulado pela Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA) 37-15 de 2015 “Cursos e Estágios do DCTA para o ano de 2016”. Neste primeiro módulo, possui uma carga horária total de 40 horas-aula. A previsão é que o segundo módulo com atividades práticas e específicas nas estações operacionais tenha início em nove de maio. O curso foi realizado pela primeira vez no CLA no ano 2015 de maneira experimental e agora ganha caráter formal a partir da publicação na TCA 37-15.

divider 1

FONTE: Força Aérea Brasileira

EDIÇÃO: Cavok

NOTA DO EDITOR: Curso de Preparação para Operações de Lançamento… 

Mas que lindo!

Devem usar o estilingue do Angry Birds para lançar algo ao espaço… Como são lúdicos nossos militares!

ab16

11 COMENTÁRIOS

    • Seria excelente motivo de gargalhadas se não fosse tão trágico .Fico triste com a falta de miolo deste pessoal que esta a frente deste falido P.E.B.

  1. A FAB soltou a sua nota de primeiro de Abril mais tarde nesse ano.

  2. Por que estão , todos , reprimindo a atitulde da FAB? Não compreendo , vivem reclamando que não fazem nada , e quando fazem , voltam a reclamar. Seguinte , levante-se da cadeira e vá mudar esta situação , seja agora mesmo ou em 2018. Está na mão de todo mundo , choro é livre mas as vezes incomoda.

  3. Estações operacionais do CLA????

    Perdão… mas eu acho que conceito que eu tenho para a palavra "operacional" deve ser bem distinto ao da FAB.

Comments are closed.