O Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo de Guayaquil. (Foto: Jorge Peñafiel)

Critérios como comodidade, limpeza, bons restaurantes, lojas com preços acessíveis e acessibilidade fácil são alguns dos principais pontos para avaliar a qualidade de um bom aeroporto. Para tal, empresas especializadas nesse tipo de crítica, como Sleeping In Airports, World Travel Awards e Skytrax, fazem suas análises anuais sobre aeroportos da América do Sul.

Uma unanimidade entre os melhores da América do Sul é o Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guaiaquil, no Equador. De acordo com o site Sleeping In Airports, foi eleito em 2017 o melhor de todo continente. “Muito limpo no geral e ótimos quartos em um aeroporto. Um aeroporto de destaque mundial”, afirma o site.

Eles também destacam algumas pequenas vantagens, mas que fazem a diferença quando o assunto são os aeroportos da América do Sul, como sinal de Wi-Fi grátis, restaurantes com preços acessíveis, lugares para recarregar dispositivos móveis e boa sinalização.

O Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guaiaquil, no Equador. (Foto: Alfredo Molina / Creative Commons)

Outro que também aparece com destaque nas listas dos melhores da América do Sul é o Aeroporto Internacional El Dorado, localizado em Bogotá, capital da Colômbia. Para o Sleeping In Airports, esse foi ranqueado como terceiro melhor do continente no ano passado, enquanto Skytrax vai além e o coloca na liderança do ranking.

Ainda de acordo com a Skytrax, o Aeroporto Internacional El Dorado é o 42° melhor do mundo (quatro posições acima do ranking de 2016), deixando para trás alguns de grandes metrópoles como de Toronto, Dallas, Abu Dhabi, Houston e tantos outros. É uma ótima porta de entrada para uma cidade com muitas opções turísticas.

O Aeroporto Internacional El Dorado, localizado em Bogotá, capital da Colômbia. (Foto: John Edison Camacho Cardona)

 Inaugurado em 1959, o El Dorado recentemente passou por boas reformas que deixou o aeroporto moderno e mais atraente para os turistas. “Tem profissionais amigáveis, é limpo, moderno e bons lugares para descansar. Também tem um Wi-Fi confiável que não decepciona”, aponta o Sleeping in Airports.

Mais um apontado pelo ranking da Skytrax é o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, na capital do Peru, Lima. Antigo aeroporto, este foi inaugurado em 1965 e ficou na 55ª posição entre os melhores do mundo em 2017. A boa qualidade das instalações e a estrutura adequada para receber turistas em qualquer hora do dia são pontos de destaque.

Aeroporto Internacional Jorge Chávez, na capital do Peru, Lima. (Foto: Vince Thigpen)

Além disso, entre 2009 a 2013 o Aeroporto Internacional Jorge Chávez foi considerado o melhor da América do Sul pelo site World Travel Awards, posto que nos últimos quatro anos tem sido ocupado pelo Aeroporto Internacional Mariscal Sucre em Quito, capital do Equador.

Em comparação a 2016, o aeroporto de Quito subiu 10 posições no ranking da Skytrax, ocupando agora a 52ª. Um dos mais novos da América do Sul, ele foi inaugurado oficialmente em 2013 e desde então tem feito muito sucesso. “Nesse aeroporto, nos comprometemos com o bem-estar do passageiro. A nossa prioridade é trazer uma boa experiência e oferecer uma ótima entrada ao Equador”, diz Andrew O’Brian, diretor da Corporacion Quiport, empresa que gere o aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Quito. (Foto: Jordy Vaca)

O Chile, além de ser um país excelente para os turistas, tem um dos melhores aeroportos da América do Sul. O Aeroporto Internacional de Santiago Arturo Merino Benítez, na capital do país, ocupou nos últimos anos a lista da Skytrax e Sleeping In Airports.

“É relativamente pequeno; sendo, consequentemente um lugar bastante prático para locomoção, de imediato já oferecendo uma sensação de conforto aos turistas brasileiros na capital”, informa o site Santiago do Chile. Uma das vantagens desse aeroporto são as lojas com preços bem acessíveis, conhecidas como “duty free”. Lá, são várias opções de shopping para quem quiser abastecer o carrinho de compras logo na entrada no país.

Terminal do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez,
em Santiago do Chile.(Foto: Phillip Capper)

Quanto aos aeroportos brasileiros, a última lista da Skytrax e Sleeping In Airports não colocou nenhum entre os melhores no ranking. No entanto, baseado nas últimas edições, o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre e o Aeroporto de São Paulo/Congonhas aparecem entre os de maiores destaques.

3 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com a reportagem, o aeroporto de Recife me passou uma ótima impressão, arquitetura moderna para época que foi construído. Também gostei bastante do de Brasília, principalmente pela organização com o UBER, no entanto, os preços praticados pelo serviços internamente…