capa2Vários filmes sobre aviação foram retratados pela 7.ª Arte. Poucos conseguiram algum sucesso, outros são interessantes de se ver mais pelos equipamentos apresentados, mas, a grande maioria foi um verdadeiro fiasco.

Alguns aviões são ícones da Aviação, mas pagaram o mico de protagonizarem os chamados “filmes-fiasco”.

Abaixo, alguns desses fiascos…


Águia de Aço (Iron Eagle, 1986)

iron eagle I

Aeronaves principais: F-16 e Kfir.

Um piloto da USAF é abatido em uma missão perto da fronteira de um país do Oriente Médio. Ele acaba se tornando prisioneiro e, após um rápido julgamento, é condenado por espionagem, sendo que será enforcado em três dias. Assim, seu filho adolescente Doug Masters (Jason Gedrick), é ajudado por seus amigos e elabora um arriscado plano, que consiste em pegar dois jatos da Força Aérea fortemente armados para resgatar seu pai. Para esta missão ele convence o coronel Charles “Chappy” Sinclair (Louis Gossett Jr.), um piloto de caças reformado, para ajudá-lo na missão.

iron eagle I_01

Kfir como o eterno inimigo do Ocidente.
Kfir como o eterno inimigo do Ocidente.

Crítica: O filme desde o início já da mostras do que vem pela frente. Um adolescente, apoiado por um bando de adolescentes, mais um coronel esquecido da USAF, roubam dois F-16 e se tocam para o Oriente Médio ao som de um heavy metal ‘farofa’. Mas o fiasco mesmo, além do pobre enredo é o fato do F-16 ter munição e combustível ilimitado! O F-16 é o avião dos sonhos! Munição de todos os tipos e inacabável! E além disso, totalmente carregados, combatem todos os Kfirs que aparecem pela frente. O F-16 não merecia isso.


Águia de Aço II (Iron Eagle II, 1988)

Iron Eagle II

Aeronaves principais: F-16, F-4 Phantom e Kfir.

E como não bastasse um fiasco, por quê não dois? E lá se foi o F-16 pagar mico novamente, e ainda por cima, o F-4 Phantom interpreta o papel do MiG-29…

Charles Sinclair (Louis Gossett Jr.) é chamado para comandar um grupo de pilotos americanos e soviéticos, unidos em uma missão no Oriente Médio. Porém Sinclair logo descobre que conseguir a total colaboração entre os pilotos soviéticos e americanos é o seu menor problema, pois alguém do Pentágono planeja sabotar a missão.

No filme, Americanos e soviéticos operando juntos...
No filme, Americanos e soviéticos operando juntos…

Crítica: O início do filme já começa com sangue. O super piloto do primeiro filme, Doug Masters, agora é um piloto oficial da USAF e no seu primeiro combate contra os soviéticos é abatido e morto. No mínimo ele estava voando sem seu walkman e ele não reage bem sem seu heavy metal farofa. O resto do filme? Chega. É um fiasco só. Não só o F-16 não merecia isso como colocaram o Phantom para pagar mico junto!


Águia de Aço III (Iron Eagle III, 1991)

Iron Eagle III

Aeronaves principais: Lockheed P-38J, Supermarine Spitfire FR.Mk.XIVc, North American P-51A agindo como um Messerschmitt Bf 109, North American T-6 Texan como Mitsubishi Zero, Fairchild C-123K Provider, Soko G-2 Galeb, dentre outras.

E finalmente o F-16 se livrou desse abacaxi, maaaas, sobrou para outros! O coronel Chappy Sinclair (Louis Gossett Jr.) colabora com um grupo de pilotos que dá um show aéreo simulando um combate, mas tudo fica muito sério quando Ramón Morales, um piloto, é morto em uma missão e é encontrada cocaína em seu avião. Sinclair não consegue imaginar Ramón fazendo tráfico de drogas. Paralelamente, na aldeia de Izquitos, no Peru, um ex-chefe nazista, Gustaf Kleiss, que se tornou um grande traficante de drogas, tem Anna (Rachel McLish), a filha do prefeito, como refém, para forçá-lo a ajudar a embalar um carregamento de cocaína. Anna, que é uma atleta excepcional, consegue fugir e planeja ir ao encontro de Ramón, seu irmão, pois não imagina que ele está morto.

untitled2
Hein????
untitled3
?????
untitled4
P-51 como Messerschmitt Bf 109.

untitled

Ao passar na casa de Ramón, Chappy sente que algo está errado e então, repentinamente, é atacado por Anna. Quando vai revidar nota que é a irmã de Ramón e também vê que ela carrega grilhões nos pulsos. Logo Chappy conta que o irmão dela está morto, perguntando como ela chegou ali. Ela conta que veio no escondida no avião da Força Aérea Americana que trouxe um carregamento de drogas para a base onde Sinclair está. Além disto ela teme por todos na sua aldeia, pois sabe que serão mortos em quatro dias.

untitled9
Soko G-2 Galeb
untitled8
O ARES como um Messerschmitt 263.
untitled5
O T-6 Texan como Mitsubishi Zero.

untitled7 untitled6

Crítica: O enredo – pra variar – é de uma pobreza extrema e a tentativa de colocar vários aviões clássicos não consegue salvar o filme. O interessante nesse fiasco é o avião do Burt Rutan, o ARES que atua como um Messerschmitt 263!


Águia de Aço IV (Iron Eagle IV, 1995)

Cartaz promocional do filme com o F-14?!?!!?
Cartaz promocional do filme com o F-14?!?!!?

Aeronaves principais: F-16

Acha que acabou? Que nada!

O filme começa com cenas do filme Águia de Aço II, aonde após o dogfight contra os soviéticos, Doug Masters sobreviveu. Ele ejeta e é capturado pelos soviéticos. Anos depois ele sofre por essas memórias.

Após aposentar-se, o piloto Charles Sinclair abre uma escola de voo com a ajuda do comandante Doug Masters. Mas volta à ação quando dois de seus pupilos esbarram em militares corruptos.

Crítica: É com certeza a coisa mais bisonha. Até o cartaz promocional do filme contém um erro grotesco! É com o F-14 para pegar carona na onda do filme Top Gun!!! É com certeza o pior de todos da série. Não recomendo, mas quem quiser…

Mas é preciso fazer justiça. Se os aviões são bons e os enredos da série são ruins, a trilha sonora que acompanha os filmes é boa (ao contrário do que o Doug Masters ouve!), contendo de Queen (One a Vision) a Dio (Hide in The Rainbow).

Muito antes da internet, filmes como Iron Eagle eram a chance que tínhamos de ver a beleza dessas máquinas aéreas…


Giordani


FONTES: adorocinema.com / impdb.org


Para ler mais sobre outros filmes, clique no links abaixo:

A Raposa do Espaço

Red Tails

Aeroporto 80 – O Concorde

 

28 COMENTÁRIOS

  1. Darth Vader (o verdadeiro, não aquele serzinho mequetrefe que empesta os blogs por aí), o Dr. Smith, o Coringa, Dr. Evil e o mais bala de todos, Mugatu…hehehe…

  2. Boa.

    Pra mim ainda é o bom(ou mal) e velho Coringa tanto o Ledger quanto o Nicholson principalmente com aquele sorriso lindo que ficava no meu imaginário na infância.

  3. Não acho exatamente um vilão mas o Beetlejuice é muito figura! ahah

Comments are closed.