Um Boeing P-8A Poseidon da USN foi interceptado de forma insegura por um caça Su-30 russo. (Imagem ilustrativa)

Um avião de patrulha marítima P-8A Poseidon da Marinha dos EUA (USN) foi interceptado de forma “insegura” no sábado por um caça Su-30 Flanker russo enquanto voava sobre o Mar Negro, disse o Pentágono.

A aeronave dos EUA estava operando no espaço aéreo internacional e não fez nada para provocar esse comportamento russo“, disse a Tenente-Coronel Michelle Baldanza, porta-voz do Pentágono, à CNN.

O Su-30 russo cruzou na frente da aeronave americana da direita para esquerda enquanto acionava seus pós-combustores, forçando o P-8A Poseidon a entrar em sua esteira de turbulência e causando “uma rolagem de 15 graus e turbulência violenta” ao avião americano, disse Baldanza.

Durante o incidente, o P-8A estava com seu transpônder ligado. O caça russo chegou a cerca de 15 metros da aeronave dos EUA, de acordo com Baldanza.

As ações inseguras têm o potencial de causar sérios danos e prejuízos a todas as tripulações envolvidas“, disse Baldanza.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Incidente em águas internacionais. Ambos gozam do mesmo direito de operar naquele local. A USAF será sempre a coitadinha, antes da interceptação, é melhor a Rússia mandar um e-mail ou um whats app avisando.

    • Beleza, águas internacionais né?

      Então por estarem sobre um espaço sem jurisdição isso é suficiente para que uma aeronave chegue a 15m de outra?
      É suficiente para ficar fazendo "piruetas" e pondo em risco outras aeronaves?

      Os pilotos devem ser, antes de tudo, responsáveis, seja de que ramo for.

  2. Cadê as imagens ? Isto tudo deveria ter sido filmado e posto na mídia. A cada barbeiragem que cada um faça põe na mídia e não tem mimimi, estes aviões e outros também podem e deveriam ter uma câmera filmando toda essa palhaçada.

    • Vídeo de pirueta russa em interceptação é o que não falta. Basta dar uma busca no YouTube.

      Estar ou não na mídia não faz a menor diferença pro Putin. Não está nem aí pra opinião pública.

Comments are closed.