8cdcd42c510b1872f66212A Força Aérea do Paquistão e a Força Aérea da China iniciaram o quinto exercício aéreo conjunto Shaheen (Águia).

8cdcd42c510b1872f66d13O exercício Shaheen V teve início no dia 9 e vai se estender até o dia 30 de abril, sendo realizado este ano no Paquistão.

O exercício tem por finalidade promover ações de formação conjuntas, intercâmbios militares, aprofundar a cooperação e o intercâmbio entre as forças aéreas. O exercício aborda vários cenários possíveis de combate ar-ar e ar-terra.

O primeiro encontro (Shaheen I) entre a PAF e a PLAAF foi em Março de 2011, na Base Aérea de Rafiqui, no Paquistão.

Shaheen III (2014)
Shaheen III (2014)

Na ocasião a PLAAF enviou um contingente compreendendo caças SU-27UBK de uma unidade aérea conhecida como “agressores”. No mesmo exercício, a PAF estreou o seu JF-17 em missões de combate aéreo contra os Sukhois chineses.

Interesses além exercício

A China há muito tempo tem exortado o Paquistão para eliminar o que ela diz serem militantes da sua região de Xinjiang que se escondem em áreas sem lei na fronteira com o Afeganistão do Paquistão, abrigando uma mistura de grupos, incluindo o Taliban e a Al Qaeda.

Shaheen I
Shaheen I

Por seu lado o Paquistão quer modernizar sua força aérea, que na atualidade é composta por uma frota ultrapassada de aviões de combate americanos, franceses e chineses. Autoridades paquistanesas temem que pouco podem fazer contra um ataque da Índia.


FONTE/IMAGENS: Força Aérea do Paquistão; 81.cn


NOTA DO EDITOR: Com certeza teremos belas imagens aéreas!

Anúncios