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IMAGEM: Primeiro AV-8 Harrier da Marinha Italiana é modernizado nos EUA

Publicado em 18/12/2012 por em Militar
O Coronel Mitchell A. Bauman, Comandantes do Fleet Readiness Center East, em frente ao primeiro AV-8 Harrier atualizado para Marinha Italiana. (Foto: U.S. Navy)

O Coronel Mitchell A. Bauman, Comandantes do Fleet Readiness Center East, em frente ao primeiro AV-8 Harrier atualizado para Marinha Italiana. (Foto: U.S. Navy)

O primeiro jato de combate AV-8 Harrier da Marinha da Itália a passar por manutenção planejada e alteração na instalação do Fleet Readiness Center (FRC) East foi apresentado recentemente, após a passar por uma extensa atualização de 201 dias – 19 dias antes do previsto, e num custo de cerca de US$ 275 mil abaixo do estimado.

O Contra Almirante Paolo Treu, Comandante da Aviação Naval Italiana, expressou o seu agradecimento ao FRC East, escrevendo: “Por favor, transmita minha mais profunda admiração e apreço aos seus ‘artesãos’ … eles fizeram um trabalho fantástico.”

O próximo Harrier italiano a ser modificado deve chegar ao FRC East, em Patuxent River, Maryland, no início de Janeiro de 2013.

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Esquadrão Guardião da FAB realiza intercâmbio com argentinos

Os membros do 2°/6° GAV "Esquadrão Guardião" junto com o E-99 na Base Aérea de El Palomar, sede da 1ª Brigada Aérea da Força Aérea da Argentina. (Foto: 2°/6° GAV)

Os membros do 2°/6° GAV “Esquadrão Guardião” junto com o E-99 na Base Aérea de El Palomar, sede da 1ª Brigada Aérea da Força Aérea da Argentina. (Foto: 2°/6° GAV)

O Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV), Esquadrão Guardião, realizou (2/12) um intercâmbio com militares argentinos para demonstrar as potencialidades da avançada plataforma de controle e alarme em voo da aeronave E-99. A missão ocorreu na cidade de Buenos Aires, na Base Aérea de El Palomar, que forneceu todo o apoio logístico e a infraestrutura adequada para o planejamento e execução dos voos.

As missões de controle e alarme em voo com aeronaves A-4 e outras de baixa performance comprovaram as qualidades e a versatilidade dos sensores aeroembarcados no E-99, com ênfase em Guerra Eletrônica, e demonstraram as capacidades da aeronave no contexto do Reconhecimento Eletrônico.

Da esquerda para direita, o Comandante da Força Aérea Argentina, Brigadeiro-General Normando Constantino, o Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, o Tenente-Coronel Aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. (Foto: 2°/6° GAV)

Da esquerda para direita, o Comandante da Força Aérea Argentina, Brigadeiro-General Normando Constantino, o Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e o Tenente-Coronel Aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. (Foto: 2°/6° GAV)

Durante o intercâmbio, o Tenente-Coronel Aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues ministrou uma palestra ao Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e ao Comandante da Força Aérea Argentina, Brigadeiro-General Normando Constantino. Na explanação foi abordada a importância estratégica de se possuir aeronaves com as potencialidades das plataformas E/R-99.

Fonte: 2°/6° GAV

Nota do Editor: Conforme informado aqui, a aeronave E-99 foi demonstrada aos argentinos, que disseram ter interesse na aquisição de três aeronaves do tipo.

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IMAGENS: Russian Helicopters entrega dois helicópteros Mi-8AMT para ministério do Tartaristão

Um dos dois helicópteros Mi-8AMT entregue para o Tatardistão. (Foto: Russian Helicopters)

Um dos dois helicópteros Mi-8AMT entregue para o Tartaristão. (Foto: Russian Helicopters)

A Russian Helicopters este mês entregou dois helicópteros multimissão Mi-8AMT construídos pela Fábrica de Aviação de Ulan-Ude para o Ministério do Interior da República do Tartaristão. O contrato foi assinado em agosto de 2012 e a Russian Helicopters entregou os helicópteros no prazo.

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Os helicópteros Mi-8AMTs entregues para o Tatardistão vão ser usados para segurança pública.  (Foto: Russian Helicopters)

Os helicópteros Mi-8AMTs entregues para o Tartaristão vão ser usados para segurança pública. (Foto: Russian Helicopters)

Os Mi-8AMTs vão voar as missões que incluem a manutenção da ordem pública, e serão implantados como parte das medidas de segurança para os XXVII Jogos Universitários de Verão em Kazan, na Rússia, em 2013.

O pilotos e funcionários do ministério elogiaram as características técnicas e a qualidade do Mi-8AMT, e também observaram a confiabilidade dos helicópteros. A equipe de inspeção final do grupo especial de aviação do Ministério estava satisfeita com a qualidade de construção e a documentação técnica que acompanhava as aeronaves. Os helicópteros foram enviados para a sua base de serviços em voo, com equipes do grupo especial de aviação, permitindo que o grupo pudesse fazer uma avaliação.

O helicóptero multimissão Mi-8AMT pode voar uma ampla gama de missões, de patrulhas de rotina e vigilância de combate a incêndios, busca, carga e transporte de passageiros em locais de difícil acesso e lugares com dificuldade de pouso.

As capacidades do helicóptero estão sendo continuamente atualizada para permitir que possam lidar com uma gama cada vez mais complexas e variadas de tarefas. Mais de 12.000 helicópteros da família Mi-8/17 foram produzidos e entregues para 110 países em todo o mundo, com os operadores no Oriente Médio, Sul e Sudeste da Ásia, África do Norte, África Central, Europa Oriental, América do Sul e Central, e na CEI, bem como com os principais operadores da aviação comercial na Rússia.

O Mi-8AMT é uma versão altamente modernizada do mundialmente famoso Mi-8. Ele foi desenvolvido pela fábrica de helicópteros Mil Moscow e é construído pela Fábrica de Aviação Ulan-Ude, ambas parte da Russian Helicopters. O Mi-8AMT pode transportar até 37 pessoas totalmente equipadas em assentos de tropas ou até 26 pessoas em cadeiras de passageiros; cargas de transporte de até 4.000 kg na cabine ou em um cabo externa; transportar até 12 pessoas feridas em macas; e combater incêndios. O Mi-8AMT tem um certificado de tipo na Rússia e também recebeu os certificados de aceitação do tipo na China, Coréia do Sul, Eslováquia e Mongólia. Atualmente mais de 500 Mi-171S (nome de exportação do Mi-8AMTs) foram construídos pela Fábrica de Aviação de Ulan-Ude em várias modificações e configurações, que estão sendo operados em países da Europa Central e Sudeste da Ásia, Oriente Médio, África, Europa, Sul e América Central e da CEI.

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Boeing e Embraer colaboram em segurança de voo

 

A colaboração da Boeing e da Embraer está focada na segurança nas operações em aeroportos.

A colaboração da Boeing e da Embraer está focada na segurança nas operações em aeroportos.

Embraer e Boeing anunciaram hoje um conjunto compartilhado de Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos (Runway Situation Awareness Tools), para a redução de saídas de pista (runway excursion), aprofundando a colaboração entre duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

 

Para reduzir de forma significativa as saídas de pista no curto prazo, a Embraer e a Boeing fornecerão aos seus clientes novos procedimentos de pilotagem e um vídeo de treinamento sobre a execução do pouso. No longo prazo, as empresas colaborarão também no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para a cabine de pilotagem, a fim de aperfeiçoar as informações disponíveis ao piloto no momento da aproximação e aterrissagem. Baseadas na análise de dados de incidentes ocorridos, a Embraer e a Boeing acreditam que as estratégias para a redução de saídas de pista das Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos poderiam ser utilizadas por pilotos de qualquer tipo de aeronave comercial, contribuindo assim para a segurança do setor como um todo.

“A saída de pista é uma das três principais causas de acidentes na aviação. Um conjunto sólido de procedimentos, treinamento e novas tecnologias reduzirá este tipo de evento de forma representativa”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Este é mais um resultado do bem-sucedido esforço conjunto entre Boeing e Embraer na área de tecnologia, com ganhos importantes para os nossos clientes da Aviação Comercial.”

“Novos procedimentos, treinamento e tecnologias para os pilotos representam formas efetivas e práticas para eliminar saídas de pista para os clientes da Boeing e da Embraer”, disse Ray Conner, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Embraer para apoiar nossos clientes e fortalecer ainda mais a segurança no setor.”

O setor global de aviação comercial reduziu de forma significativa incidentes e acidentes nas últimas décadas. Entretanto, as saídas de pista ainda preocupam. Entre 2002 e 2011, saídas de pista envolvendo a frota global representaram 15 de um total de 79 acidentes graves, resultando em mais de 780 fatalidades.

A colaboração na área de segurança de aeronaves comerciais durante os procedimentos de pouso e decolagem é mais um avanço sobre o anúncio feito em abril deste ano, de que Boeing e Embraer colaborariam a fim de agregar valor tanto para as empresas quanto para seus clientes. Embraer e Boeing também anunciaram parcerias para os programas das aeronaves de defesa KC-390 e Super Tucano da Embraer, e estão trabalhando juntas para promover o fornecimento de biocombustíveis para a aviação.

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IMAGENS: Chegam no Afeganistão os primeiro helicópteros de apoio armado Tiger do Exército Alemão

Chegam no Afeganistão os dois primeiro helicópteros de apoio Tiger do exército alemão. (Foto: Heer/OFw (w) Katharina Winkler)

Chegam no Afeganistão os dois primeiro helicópteros de apoio Tiger do exército alemão. (Foto: Heer/OFw (w) Katharina Winkler)

Um avião de transporte Antonov An-124-100 inicia aproximação através do céu noturno para a pista à beira de Camp Marmal, e pousa na pista logo depois. O relógio marca 06:00hs no Afeganistão, mas alguns militares alemães implantados e Mazar-e Sharif e membros da imprensa aguardam sob temperaturas de inverno para presenciar a implantação da carga que o enorme avião trouxe de Leipzig, tendo decolado no dia 14 de dezembro.

O Antonov An-124-600 partiu de Leipzig, na Alemanha, no final da tarde do dia 14, levando a bordo os dois helicópteros Tiger UH alemães. (Foto: Heer/OFw (w) Katharina Winkler)

O Antonov An-124-600 partiu de Leipzig, na Alemanha, no final da tarde do dia 14, levando a bordo os dois helicópteros Tiger UH alemães. (Foto: Heer/OFw (w) Katharina Winkler)

Mas o importante não é o transporte, mas sim a sua carga, porque dentro de sua grande fuselagem estão os dois primeiros helicópteros de apoio Eurocopter Tiger (UH). Os outros dois Tigers seguirão dentro de uma semana. A seção de nariz dobrável do avião se abre, desce a rampa, e em seguida o primeiro Tiger já pode ser visto. Apenas o som do sistema hidráulico para baixar a rampa pode ser ouvido. Todos os presentes, soldados e jornalistas, estão procurando dentro da enorme “barriga” do Antonov, espantado com seu tamanho. Na escuridão do compartimento de carga traseiro, o segundo helicóptero também pode ser visto.

A aeronave An-124 chegou no Afeganistão no dia 15 de dezmebro, trazendo a preciosa carga dos dois primeiros helicópteros Tiger alemães. (Foto: Bundeswehr)

A aeronave An-124 chegou no Afeganistão no dia 15 de dezmebro, trazendo a preciosa carga dos dois primeiros helicópteros Tiger alemães. (Foto: Bundeswehr)

Soldados do destacamento do esquadrão aéreo em Mazar-e-Sharif (MES CE) começam, junto com os tripulantes russos, a descarregar a valiosa carga. Há rampas auxiliares para ser colocadas para fora, e presas na frente da rampa principal do Antonov, enquanto no interior da aeronave de carga os soldados estão instalando os guinchos de carga e, após alguns minutos, o primeiro helicóptero começa a se mover. Em câmera lenta aparece o rotor de cauda, ??que se destaca contra a luz do amanhecer. Mesmo sem suas “garras”, o primeiro Tiger é impressionante quando, pouco tempo depois, está posicionado no solo afegão.

Um dos dois helicópteros de apoio Tiger dentro do An-124. (Foto: Bundeswehr)

Um dos dois helicópteros de apoio Tiger dentro do An-124. (Foto: Bundeswehr)

Ele é rebocado para uma tenda, enquanto o segundo Tiger também é descarregado e rebocado para um hangar, onde as duas aeronaves são verificados pela equipe técnica. Nos dias seguintes, os componentes que tiveram que ser removidos para o transporte foram recolocados, e as tripulações vão completar o primeiro vôo de cheque.

Mais dois Tigers devem seguir para o Afeganistão

O processo de desembarque dos dois primeiros helicópteros ocorreu na manhã do dia 15 de dezembro. (Foto: Bundeswehr)

O processo de desembarque dos dois primeiros helicópteros ocorreu na manhã do dia 15 de dezembro. (Foto: Bundeswehr)

Existe a previsão que mais dois UH Tiger cheguem em Mazar-e-Sharif no dia 21 de Dezembro de 2012, embora isso possa mudar por causa do tempo ou outros fatores imprevistos.

Durante o primeiro trimestre do próximo ano, uma vez que a implantação estiver completa, quatro helicópteros UH Tiger estarão disponíveis.

Além dos dois helicópteros Tiger entregues, outros dois seguem essa semana para o Afeganistão. (Foto: Bundeswehr)

Além dos dois helicópteros Tiger entregues, outros dois seguem essa semana para o Afeganistão. (Foto: Bundeswehr)

O Coronel Ulrich Werner Ott, comandante do destacamento de Mazar-e Sharif e, na Alemanha, do regimento de helicópteros de combate, de 36 anos, está satisfeito com a chegada: “Os soldados do meu regimento se prepararam por mais de um ano para gerenciar tudo o que podem encontrar. Eles fizeram um trabalho muito bom e quero ver o Tiger voando no Afeganistão.”

O Maior Palin, Diretor de Operações do destacamento de helicópteros norte americanos da “Força Tarefa Ready”, que entre outros, tem implantado os helicópteros de ataque Apache para Mazar-e Sharif, ficou satisfeito de ver um aumento dos meios aéreos. “Isso parece ótimo e eu quero ver esse helicóptero voando”, disse ele.

Os helicópteros agora serão preparados para o primeiro voo de testes no Afeganistão. (Foto: Heer/OFw (w) Katharina Winkler)

Os helicópteros agora serão preparados para o primeiro voo de testes no Afeganistão. (Foto: Heer/OFw (w) Katharina Winkler)

Os Tigers serão usados ??para fornecer cobertura aérea para os movimentos de suas próprias forças em terra e no ar, para treinamento e para o apoio de fogo direto de tropas terrestres. Ele pode dar uma contribuição importante para o deslocamento daa forças da ISAF. Oito helicópteros Tiger permancerão na Alemanha, nas funções de treinamento.

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Imagens inéditas do novo avião da Esquadrilha da Fumaça, o Super Tucano

O primeiro A-29 Super Tucano pintado nas cores da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

O primeiro A-29 Super Tucano pintado nas cores da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) apresentou, na manhã desta terça-feira (18), a primeira aeronave pintada com as cores da Bandeira Nacional. O caça A-29 Super Tucano será utilizado pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça nas apresentações a partir do próximo ano.

A aeronave Super Tucano "FAB 5966" chegou na AFA na sexta-feira, dia 14 de dezembro. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

A aeronave Super Tucano “FAB 5966” chegou na AFA na sexta-feira, dia 14 de dezembro. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

A entrega do primeiro avião foi realizada na cerimônia de passagem de comando do EDA. O atual comandante Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves passou o cargo para o Tenente-Coronel-Aviador Marcelo Gobett Cardoso. A solenidade militar, realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e contou com a presença de oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica.

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O Super Tucano apresenta um novo padrão de pintura, com a bandeira do Brasil estilizada na cauda, e uma cor azul num tom mais claro que o usado no T-27 Tucano. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

O Super Tucano apresenta um novo padrão de pintura, com a bandeira do Brasil estilizada na cauda, e uma cor azul num tom mais claro que o usado no T-27 Tucano. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

8284414308_76fc9f5f3d_cDesign – Em 2001, o Tucano abandonou a pintura avermelhada com faixas brancas e linhas divisórias negras para dar lugar aos tradicionais verde, azul e amarelo, cores ícones do Brasil. Agora, no A-29, o design gráfico permite uma visualização melhor. A bandeira do Brasil foi pintada no leme do A-29 como se estivesse esvoaçando. Outra novidade é que a numeração, que identifica o piloto na esquadrilha, agora fica na lateral da fuselagem e não mais na cauda.

O Super Tucano é considerado uma aeronave de caça pela FAB, e é a primeira vez que um caça é usado pela Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

O Super Tucano é considerado uma aeronave de caça pela FAB, e é a primeira vez que um caça é usado pela Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

Evolução – Desde que surgiu há 60 anos, esta é a quinta aeronave a ser voada pela Fumaça e o primeiro caça. A Esquadrilha já pilotou o T-6, T-24, T-25 e o último, T-27. Projetado pela Embraer, o A-29 voa pela FAB desde 2005 em missões de ataque e interceptação de aeronaves de baixo desempenho nas regiões de fronteira, como Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e, também, no Rio Grande do Norte.

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As aeronaves T-27 Tucano estão no EDA desde 1985, e agora o Super Tucano vai representar o Brasil nas apresentações nacionais e internacionais. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

As aeronaves T-27 Tucano estão no EDA desde 1985, e agora o Super Tucano vai representar o Brasil nas apresentações nacionais e internacionais. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

Mudanças à vista – A transição do T-27, utilizado há 29 anos pela Fumaça em mais de duas mil apresentações, para o A-29 Super Tucano iniciará a partir de 2013. A transição é mais que significativa. O caça, mais rápido e com mais que o dobro de potência, permite novas manobras durante as apresentações.

Segundo o novo comandante, Ten. Cel. Gobbet, as acrobacias no A-29 e a adaptação ao modelo de apresentação levarão algum tempo. A Fumaça recebeu três novos pilotos do A-29 em julho desse ano. Eles serão instrutores da nova aeronave aos fumaceiros. Ao mesmo tempo, aprendem as acrobacias da Esquadrilha.

“De acordo com a avaliação que foi feita pelo EDA na Base Aérea de Natal, em janeiro desse ano, a transição será segura e harmoniosa, para que tenhamos um display de demonstração semelhante ao que hoje é praticado”, finaliza o novo comandante.

Até agora já foram recebidas quatro aeronaves A-29B, duas com a nova pintura. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

Até agora já foram recebidas quatro aeronaves A-29B, duas com a nova pintura. (Foto: Sgt. Johnson Barros / Agência Força Aérea)

8284414158_f0993d29a9_cCronograma de recebimento – As quatro aeronaves recebidas são biplace, ou seja, comportam duas pessoas. As demais, previstas para o começo do ano que vem, serão entregues em lotes de duas ou três, com conclusão prevista até o final do primeiro semestre.

Fonte: Agência Força Aérea

Nota do Editor: Damos os parabéns pelas belas imagens do Super Tucano, feitas pelo amigo Johnson Barros. As fotos ficaram incríveis. Ainda vamos divulgar aqui no Cavok como foi a cerimônia de troca de comando do esquadrão. Aguardem.

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Foto do A-29B Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça na cerimônia de troca de comando

O primeiro A-29B Super Tucano nas cores da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Lucas Dresdi Delcaro / Cavok)

O primeiro A-29B Super Tucano nas cores da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Lucas Dresdi Delcaro / Cavok)

Hoje, dia 18 de dezembro, a Esquadrilha da Fumaça está realizando a troca da comando, quando o Tenente-Coronel-Aviador Marcelo Gobett Cardoso assume o cargo no lugar do Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves. Outro destaque da cerimônia está sendo a apresentação do primeiro Embraer A-29B Super Tucano (FAB 5966) com o novo esquema de pintura do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea). A foto acima serve como aperitivo para a matéria que estaremos divulgando sobre a cerimônia realizada em Pirassununga, sede da Academia da Força Aérea. Não percam!

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IMAGENS: Força Aérea da Ucrânia recebe dois L-39M e um MiG-29UB modernizados

Publicado em 18/12/2012 por em Militar
Um dos dois modernizados L-39M entregues para Força Aérea da Ucrânia no dia 14 de dezembro. (Foto: Ministério de Defesa da Ucrânia)

Um dos dois modernizados L-39M entregues para Força Aérea da Ucrânia no dia 14 de dezembro. (Foto: Ministério de Defesa da Ucrânia)

A Brigada de Aviação Tática Sevastopol, do Comando Sul da Aeronáutica da Ucrânia, recebeu na sexta-feira duas aeronaves de treinamento L-39M e um avião de treinamento de combate MiG-29UB, todas elas modernizadas, sendo que o trabalho nos L-39M ocorreu na Planta de Reparação Estatal de Aviação de Odessa, enquanto que o caça MiG-29UB foi modernizado na Planta de Reparação Estatal de Aviação de Lviv.

Um MiG-29UB modernizado para Força Aérea da Ucrânia, adotando um novo padrão de camuflagem.

Um MiG-29UB modernizado para Força Aérea da Ucrânia, adotando um novo padrão de camuflagem. (Foto: Ministério de Defesa da Ucrânia)

No mês passado, a brigadahavia recebido duas aeronaves L-39M, e então agora já são quatro aeronaves desse tipo em operação. De acordo com o comandante da brigada, Coronel Olexiy Marchenko, isso permitirá o treinamento de pilotos, jovens cadetes, a exercitar as habilidades de pilotagem em aviões com melhor eficiência no consumo de combustível.

Com a entrega dos dois L-39M e do MiG-29UB, a Força Aérea da Ucrânia já recebeu sete aeronaves modernizadas dos dois tipos.

Com a entrega dos dois L-39M e do MiG-29UB, a Força Aérea da Ucrânia já recebeu sete aeronaves modernizadas dos dois tipos. (Foto: Ministério de Defesa da Ucrânia)

Vale ressaltar que o coronel Olexiy Marchenko, pessoalmente voou com o modernizado MiG-29UB em Lviv depois dos trabalhos de reparação, e levou a aeronave para a Crimeia.

Este ano, a Brigada de Aviação Tática Sevastopol já recebeu dois MiG-29 modernizados e reparados. No total, a brigada já possui sete aeronaves modernizadas de dois tipos até agora.

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