O governo do Paquistão espera que o governo Trump possa rever a questão da venda do F-16.

A tentativa do Paquistão para comprar oito caças F-16 foi barrada no ano passado, quando o Congresso dos EUA impediu o Paquistão de usar financiamento via FMS para comprar os jatos.

O Paquistão está ansioso para trabalhar em estreita colaboração com o novo governo dos EUA”, disse o embaixador Jalil Abbas Jilani, uma semana antes da posse do presidente eleito Donald Trump.

Jilani disse que as pessoas que foram designadas no governo Trump conheciam muito bem o Paquistão e que havia uma melhor compreensão dos problemas que Islamabad enfrenta na região. “Além disso, houve uma convergência de interesses entre os dois países sobre uma série de questões susceptíveis de fortalecer as relações bilaterais no futuro“, acrescentou.

O embaixador ressaltou que o Paquistão lançou com sucesso uma campanha de proporção histórica para enfrentar a ameaça do terrorismo. Ele expressou a esperança de que a cooperação Paquistão-EUA será reforçada na luta contra o terrorismo, retomando a venda do F-16 e questões ligadas à Coalizão. O embaixador disse que nos últimos anos os incidentes terroristas no Paquistão reduziram-se em aproximadamente 70%, com um impacto positivo na economia.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou recentemente que o Paquistão, a Rússia, a Coreia do Norte e outros fizeram movimentos “contra producentes”, aumentando o risco de que armas nucleares possam ser usadas em um conflito regional.

A próxima administração terá de combater esses perigos e continuar, liderando o consenso global para reduzir o papel das armas nucleares em nosso mundo”, disse Biden uma semana antes do fim de oito anos do governo Obama.


FONTE: The Nation

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Lockheed Martin tem mercado garantido, se não vender a Índia o Paquistão compra

  2. Levando em consideração a proximidade entre Paquistão e China acho pouco provável que ocorra, mas se ocorrer, será que negociarão o Viper?

  3. O Paquistão deveria ter um pingo de vergonha na cara e não insistir na compra de material americano, tem vários países vendendo caças de 4,5 gen.

    • Os americanos deveriam ter um pingo de vergonha na cara e pararem de vender armas a terroristas.

  4. Uai , se tao comprando material de alto desempenho chinês porque precisam de um aparelho de quarta geração americano?

Comments are closed.