A maior ameaça representada pela Rússia e pela China está nos avanços nas capacidades espaciais deles, disse o chefe da Força Aérea dos EUA.

O General David Goldfein reconheceu as ameaças colocadas pela Rússia e pela China nos vários domínios. Para Goldfein a Rússia é uma ameaça bastante perigosa porque é uma economia em declínio.Mas a China é o rosto da ameaça. A China tem uma economia que permite maiores avanços tecnológicos num menor espaço de tempo“.

Em termos de espaço, especificamente, a ameaça não está apenas no aumento da conscientização sobre o domínio da China, disse ele, mas também nas capacidades que o país está utilizando.

A China constrói suas armas anti-satélite desde 2007 para incluir armas cinéticas, dispositivos de interferência que podem bloquear as comunicações por GPS ou por satélite e lasers terrestres. “A China também construiu suas próprias capacidades espaciais e terá o maior sistema GPS no espaço até 2020“, disse o diretor da Agência de Inteligência de Defesa, General Robert Ashley, em novembro. Ele também observou que a China realizou mais operações orientadas para o espaço em 2018 do que qualquer outra nação e possui 250 satélites militares, civis e comerciais em órbita – perdendo apenas para os EUA.

O Chefe da Força Aérea referenciou descobertas de jogos de guerra que a Força Aérea realizou no domínio espacial, entre as quais o 13.º Jogo de Guerra Schriever na Base Aérea Maxwell, no Alabama, em setembro. Nesse cenário de guerra, o ano era 2029 e o Comando Espacial da Força Aérea dos EUA examinou as atividades de integração de várias Agências associadas a sistemas e serviços espaciais.

Em todos os jogos de guerra, determinamos que, se você se mover primeiro no Espaço, não há garantia de vitória. Mas se você for o segundo, provavelmente perderá”, disse Goldfein.

Além do Espaço, o General David Berger, Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, apontou o pivô da China para o mar como uma ameaça primária que já forçou uma mudança na maneira como a força conjunta lida com a segurança na Ásia.


Com informações do Defense News

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Uma guerra espacial levaria a todas nações do planeta a terem problemas com telecomunicações. China está certíssima de construir seu sistema GPS, os Americanos tem o deles, os Russos tb e os Europeus não concluíram o seu até hj (uma vergonha).

Comments are closed.