Concepção artística de uma Airbus A320neo nas cores da companhia aérea AirAsia. (Foto: Fixion / Airbus)

A AirAsia, a maior companhia aérea de baixo custo na região da Ásia-Pacífico, colocou um pedido firme com a Airbus para 200 aeronave A320neos, e de acordo com relatórios colocou opções para mais 100. O contrato, anunciado no Paris Air Show no dia 23 de junho, é o maior pedido já colocado para a família A320 e faz com que a cliente AirAsia torne-se a maior companhia aérea da linha de produtos de corredor único da Airbus em todo o mundo.

A AirAsia anunciou que todas as suas novas aeronaves A320neo serão equipadas com motores LEAP X1A da CFM International. As 100 opções de aeronaves A320neos da companhia aérea também serão equipadas com o motor LEAP X1A da CFM.

Vários comissários de bordo da AirAsia estiveram presentes no dia 23 de junho durante o Paris Air Show junto com o fundador e CEO da companhia aérea Air Asia Tony Fernandes, anunciando o pedido da AirAsia para 200 Airbus A320neos, juntamente com opções para mais 100. (Foto: A. Doumenjou / Airbus)

Ao todo, a AirAsia colocou até agora pedidos firmes para 375 aeronaves da Família Airbus A320, com 89 já em serviço na operadora que cresce rapidamente na rede pan-asiática. Além disso, a subdisiária de longa distância da empresa, a AirAsia X, também é um cliente de somente aeronaves Airbus, tendo colocado pedidos para 38 aeronaves de fuselagem larga.

Air Asia também confirmou no dia 23 de junho que também aceitará os restantes 86 aviões do modelo A320 de seus pedido inicial de 175.

“Com este acordo histórico a AirAsia tem garantido o seu futuro com a capacidade de atender a enorme potencial de crescimento oferecido pelo mercado asiático”, diz Tan Sri Dr Tony Fernandes, CEO do grupo AirAsia. “Nossa decisão de ser um dos clientes para o lançamento do A320neo irá assegurar que continuamos na vanguarda do nosso negócio, com uma das frotas mais novas e modernas do mundo.”

“Graças ao espírito empreendedor do incrível Tony Fernandes e com a energia de sua equipe, a Air Asia estabeleceu-se como uma das companhias aéreas que mais cresce, mais inovadoras e respeitados no negócio”, diz Tom Enders, presidente e diretor executivo da Airbus. “Este acordo marco é o mais forte apoio na nossa decisão de investir no desenvolvimento do A320neo e consolida ainda mais a posição líder de mercado da linha de produtos de corredor único da Airbus.”

Anúncios