O novo HUD policromático desenvolvido na França, que será em breve adaptado em caças Rafale para testes. (Foto: DGA)

A DGA da França apresentou durante o Paris Air Show 2011 o protótipo do primeiro HUD (Head Up Display) digital em 2 cores do mundo. Ele permite ao piloto visualizar um máximo de dados de voo, sem ter que olhar para dentro do cockpit. O que há de novo em comparação a um HUD analógico monocromático, são a exibição terreno em 3D e pleno campo de exibição de vídeo de alta definição que permite ao piloto voar de dia ou noite, com baixa visibilidade . Além disso, o traçado é mais preciso. Mas a maior novidade  tecnológica, é a adição da cor vermelha. Veja aqui um vídeo da nova tecnologia apresentada.

O papel da DGA (Direction générale de l’Armement)  é ajudar os fabricantes a desenvolver este protótipo e avaliar essa tecnologia.

Fonte: Rafale News, via Plano Brasil

Anúncios

21 COMENTÁRIOS

  1. OLha aí! o Rafale, o já "obsoleto", segundo alguns, recebendo investimentos em tecnologia e modernidade!… "como ousam estes caras!"… assim não dá! os troladores agora vão se "pirulitar" (by Mussum)! rsrsrsrs

    Sds!

      • Muito legal mesmo.. não querendo ser Troll tb, mas os pilotos da FAB vão querer ficar no hangar brincando de video game no HUD (Head Up Display).. jah que não vai ter grana para voar..

          • Ola amigo, "O Rafale, f18, GrepenNG" estão na lista da FAB especula-si custarão 2bilhão e serão 36 caças e podera i para 100 caças.

  2. Não seria o desenvolvimento desse novo HUD uma maneira de compensar as falhas no desenvolvimento do HMD?

    • não Dougnf, uma coisa não tem nada ver com a outra! no meu entender esta fusão dos dados do HUD com o MFD seria uma evolução, moderna, do sistema gerador de imagem para o HUD e de software, elem da eletrônica claro… não esqueçamos que o HUD é um display, não um sensor! ele recebe as informações e passa ao piloto… o mapeamento do terreno (executado pelo radar ou um sistema passivo) era sempre disposto em telas, que agora teriam um link com o HUD… um adendo importante ao grande HUD do Rafale, e graficamente com 2 cores, melhora ainda a percepção cromática.
      O HMD, que logo estará disponível, é um produto mais complexo… ele direciona o míssil numa área cega, até que o mesmo tenha travado, por si, o alvo… muitos pensam que o HMD é algo "garantido" em desempenho… tenho convicção que ainda não é! certamente um piloto de combate, num DF, vai pensar 2x antes de disparar seu IR contra um caça inimigo às 4hs ou 8hs … não é tão simples lançar um míssil cego, com uma velocidade inicial de lançamento acima de mach 1,8 e esperar que nada dê errado nesta "conexão" com o HMD… não estariam os franceses mais ciente disso, e ainda não se convenceram do desempenho e desta complexa doutrina técnica?

      Sds!

      • Francisco,

        Essa sua paixao por querer entender e compreender certas coisas eh admiravel, respeito muito isso.

        Porem, perguntar nao ofende……….qual sua experiencia pratica sobre este assunto ????? vc e autodidata ????? ou eh somente um aficcionado e interessado na materia ?/ ou seja, um teorico como muitos por aqui. (eu inclusive rsrs).

        Fico curioso em saber se esta maravilha francesa sera operacional antes dos proximos 5 anos pois ao q me parece, o HUD ja eh considerado passado. A fusao dos dados em tela unica e no HELMET ja esta em uso no F22 e se nao me engano no Thypoon. Alem disso essa maravilha tbm ja esta (segundo li tbm) integrada ao Helmet do futuro F35 e fara parte tbm do e se sair algum dia Greepen NG.

        Portanto nada de novo no pedaço OK…vejo como mais uma substancial melhoria do Rafale com o intuito de poder oferecer um aviao muito mais capaz q o atual, o q seria no caso da Fab e se realmente for o ganhador um incremento fantastico.

        Desculpe se nao me expressei corretamente, porem foi isso q li recentemente.

        Sds

        • Celso:

          Menos…bem menos…

          “[…] o HUD ja eh considerado passado. A fusao dos dados em tela unica e no HELMET ja esta em uso no F22 e se nao me engano no Thypoon […]”.

          1º) tanto o F-22, como o Eurofighter Typhoon dispõem de HUD de grande ângulo de visada, assim como o Rafale e o Gripen.

          2º) o único PROJETO de aeronave, até agora, que propõe a supresssão do HUD, em benefício do HMD, é o F-35 e este ainda está longe de estar pronto. Quanto mais de provar que o HUD vai se tornar obsoleto, com os novos HMDs.

          3º) De qualquer forma, tanto no F-22, como no Typhoon e no PAK-FA, o HMD será usado juntamente com o HUD.

          Então, ainda está longe a data em que vai poder se afirmar que um HUD é coisa do passado.

        • celso, eu ia te responder, mas o Thales foi cirúrgico!…
          celso, leio desde meus 12 anos de idade sobre aviação de combate, tenho 42… corpinho de 43… rsrsrs, mas além de ler, tenho amigos militares, um deles foi especialista em aeronáutica durante 10 anos na FAB…
          faço sínteses do que li, hoje em dia para ler coisas "erradas" é muito fácil… "antigamente" isso era menos comum… entende… a internet abriu um leque maior do que "podemos" controlar… meu conhecimento é basicamente empírico, não tenho formação superior… cursei, apenas, até o ensino médio, sou um entusiasta "apenas"…
          sobre a "maravilha" francesa, realmente acho que o amigo ironiza sem "razão"… pois se vier a ser adotado um HUD como este, será um grande feito… sou da opinião que hardware tem que ter peso… não acredito que um capacete dê a proteção necessária para que um caça dependa totalmente dele! imagine o quanto um capacete pode ser manipulado, batido, jogado… tudo funciona na hora da decolagem… depois… na hora do pega-pra-capá, dá um "mal contato" no brinquedo e o piloto vai procurar o HUD e lembra que "alguém" teve a infeliz idéia de jogar tudo no HMD… Fuuuuuuuuuu……….. rsrsrsrs
          Sou mais de ter um sistema encravado no caça! um HMD é bacana, pode fazer a diferença… mas não deve ser, pelo que falei acima, a alma do sistema de gerenciamento de combate do caça! vai dar M… pode escrever! CAPACETE… olhe e reflita pelo nome da peça! rsrsrsrs
          a Não ser que cada vez que o piloto for decolar, apareça uma Van, blindada, com amortecimento eficaz, onde traria dentro de uma caixa totalmente estofada, o HMD, depois 2… não 3… melhor 4, técnicos plugariam a cabeça do piloto, fazendo vários testes de funcionalidade… isso levaria uns 30 minutos? rsrsrsrs… sim estou sendo irônico, mas não é de se pensar? tu colocaria a alma do caça num capacete?

          Sds!

      • No Rafale o mapeamento do terreno é feito pelo radar.
        Concordo contigo quanto às suspeitas acerca da confiabilidade dos Helmet Mounted Display. Vale lembrar que a aquisição de um alvo fora da linha de visada (off-boresight) depende muito mais da capacidade de manobrabilidade do míssil, do que do HMD propriamente dito e que os franceses já têm disponível um HMD para o Eurocopter Tiger. Nada obstante o MICA (Míssil de Interceptação e de Combate Aéreo) poder ser lançado no modo LOAL e ter alguma capacidade off-boresight, não sei ele já teve implementada a capacidade de atingir um alvo a 180º da trajetória do vetor lançador (ou seja, com um alvo às 6h). Pelo que sei, somente o R-73 russo, o AIM-9X americano e o IRIS-T sueco tinham confirmado possuir tal capacidade, embora se desconfie que o Phyton IV e V israelense também fosse capaz de tanto (assim como o A-Darter sul-africano).
        Embora o modo de apresentação da situação tática “God’s view” do Gripen seja merecedor de destaque, esses avanços na consciência situacional do Rafale parecem estabelecer um novo parâmetro, que só será superado pelo sistema do F-35 que, como sabemos, ainda é um protótipo, longe de estar pronto.
        Abrs.

        • Rogério… menos camarada… menos… ainda vai demorar um pouco… além do mais a redundância neste caso é bem vinda não acha?

  3. Parabéns para os franceses, mas… Cadê o HMD instalado???? E pode vir com essa novidade também 😉

    []'s

    • Nick,

      ironico e mordaz como sempre rsrsrsrrsrsrsrsrsrsr esperar de preferencia sentado, vai demorar mais uns 5 anos…..rsrrsrsrsrsr anotou ???

      Sds

  4. interessante!
    mas pelo preço certeza que dá pra comprar um motor F404 ahahahh

    • achei muito interessante o novo sistema

      com certeza deve ser facilitar a vida dos pilotos

      galileu: já foram divulgados valores de preço do sistema? poderia compartilhar com todos esta informação?

Comments are closed.