F-16 iraqO Pentágono respondeu aos comentários feitos pelo primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, de que os EUA estão erolando na entrega dos F-16s para Bagdá.

“Não houve nenhum atraso”, disse o secretário de imprensa do Pentágono John Kirby.

Al-Maliki em uma entrevista à BBC Árabe disse que os EUA estão muito lentos na entrega de 36 aviões de caça. Ele disse que o Iraque iria comprar caças usados da Rússia e da Bielorussia nesse ínterim para combater o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL – defensenews), que tomaram conta cidades no Iraque setentrional e ocidental.

Kirby disse que os dois primeiros caças F-16 estão previstos para entrega no outono como foi planejado a meses.

“Eu não sei como alguém pode dizer que estamos atrasando quando nem sequer estavam planejados para entregar antes do tempo”, disse Kirby. “Nós ainda estamos comprometidos com o programa. Nós ainda estamos comprometidos com a venda. E o processo continua, mesmo tendo em conta a instabilidade no Iraque.”

Guerrilheiros da ISIL ameaçaram a base aérea de Balad, no Iraque, onde os F-16 deverão ficar, de acordo com relatórios. Isto forçou os empreiteiros que reformam e adaptam a base para usar o F-16 a deixar a área.

FONTE: Defense News – Tradução: CAVOK

51 COMENTÁRIOS

Comments are closed.