O primeiro PC-24 aeromédico, entregue para empresa Royal Flying Doctor Service, da Austrália. (Foto: Pilatus Aircraft)

O primeiro Pilatus PC-24 com interior aeromédico foi entregue ao Royal Flying Doctor Service da Austrália (RFDS Western Operations). A Pilatus apresentou a chave para o PC-24 número de série “105” para a CEO da RFDS, Rebecca Tomkinson, no dia 26 de novembro de 2018, em Stans, na Suíça.

Configurado para transporte de pacientes, este PC-24 foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades específicas da RFDS e foi equipado para missões medevac em toda a Austrália.

Rebecca Tomkinson comentou a entrega: “O Royal Flying Doctor Service Western Operations orgulha-se de apresentar junto com a Pilatus o primeiro PC-24 da Rio Tinto Lifeflight em serviço na Austrália. O inovador interior aeromédico é o primeiro deste tipo no mundo – um fator de mudança para os resultados dos pacientes e melhoria dos cuidados de saúde para os australianos regionais e de ilhas remotas.”

Oscar J. Schwenk, presidente da Pilatus, acrescentou: “O PC-24 se tornará a ala de emergência no céu e cumprirá quase na metade do tempo nos cenários de pacientes críticos de longa distância. Tenho certeza de que o PC-24 irá idealmente complementar a frota existente de PC-12 da RFDS. O PC-24 permitirá que o RFDS aprimore o excelente serviço que eles fornecem ao povo australiano. Em nome da Pilatus, gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos pela confiança e estou extremamente orgulhoso de que a RFDS agora pilote o Pilatus PC-24 como a primeira operadora de jatos medevac do mundo com o super versátil jato PC-24”.

A CEO da RFDS, Rebecca Tomlinson, recebe a chave da aeronave PC-24 das mãos do Presidente da Pilatus, Oscar J. Schwenk.

O interior foi instalado sob um procedimento de certificado de tipo suplementar em parceria com a Aerolite AG, uma empresa suíça especializada em interiores de aeronaves médicas. A RFDS Western Operations é a primeira organização a usar o Super Versatile Jet como uma aeronave de evacuação médica. A RFDS Central Operations receberá sua aeronave no próximo ano.

Equipamento médico de alta tecnologia

A espaçosa cabine pressurizada pode acomodar o equipamento médico necessário e camas para três pacientes e assentos adicionais para o pessoal médico. Dependendo do tipo de missão, a cabine foi projetada para permitir uma modificação rápida e flexível para máxima liberdade. A grande porta de carga e o dispositivo elétrico de carregamento por maca feito à medida facilitam o carregamento e o descarregamento seguro e ultra-fácil dos pacientes. O PC-24 é o primeiro jato do mundo a oferecer essa possibilidade graças à porta de carga que vem como padrão da fábrica.

Sistemas individuais de oxigênio, vácuo e energia garantem o monitoramento e o suporte de pacientes com vários parâmetros. A segurança adicional é fornecida na forma de um segundo sistema de energia separado para a cabine e sistemas de comunicação dedicados para a equipe médica, garantindo assim a assistência médica ininterrupta.

RFDS operará com o PC-24 a partir de 2019

Em operação contínua desde 1928, a RFDS é uma das maiores e mais profissionais organizações aeromédicas do mundo. Ela fornece assistência médica básica abrangente em toda a Austrália, além de um serviço de emergência 24 horas. A RFDS atualmente possui uma frota de mais de 35 aeronaves PC-12, cada um dos quais provou-se repetidas vezes através de muitos anos de operações aéreas rentáveis.

A RFDS celebrará seu 90º aniversário com a entrada em serviço do PC-24. O PC-24 será usado para o transporte econômico de pacientes em longas distâncias em conjunto com a frota existente de aeronaves PC-12. O PC-24 foi desenvolvido para uso em pistas remotas e semi-preparadas desde o início e é exatamente assim que a RFDS planeja utilizá-lo: seu excelente desempenho em pistas curtas e em pistas não pavimentadas fornecerá à RFDS um grau de flexibilidade inédito que beneficia diretamente os pacientes na Austrália.

1 COMENTÁRIO