O jato Pilatus PC-24 pousa no Goodwood Aérodrome, na Inglaterra. (Foto: Pilatus Aircraft)

O primeiro na Inglaterra no lendário Festival da Velocidade de Goodwood: o Pilatus PC-24 Super Versatile Jet pousou na pista de grama do Aeródromo de Goodwood e estará em exibição para o público em geral admirar durante todo o Festival de Velocidade de 4 a 7 de julho de 2019. O PC-24 é o primeiro jato executivo a pousar neste campo.

O Aeródromo de Goodwood (EGHR / QUG) está localizado a nordeste de Chichester, no sul da Inglaterra. O aeródromo é um ambiente operacional totalmente gramado com duas pistas. O PC-24 pousou na pista de grama 06/24, com apenas 799 metros de comprimento. O PC-24 é o primeiro jato executivo do mundo a ser capaz de pousar em pistas muito curtas e não pavimentadas. Esta capacidade significa que o PC-24 oferece acesso a quase o dobro de aeroportos em comparação com outros jatos atualmente disponíveis no mercado. Isso também significa que o PC-24 pode voar mais perto do destino final, evitando assim a despesa administrativa normalmente associada aos aeroportos maiores e reduzindo as transferências no solo a um mínimo absoluto.

O PC-24 obteve a certificação inicial da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA para uso em pistas de terra e cascalho. Outras certificações para outros tipos de superfície, incluindo grama, estão atualmente em andamento e devem estar concluídas até o final deste ano. O PC-24 também foi certificado para aproximações íngremes, como exigido para a aproximação no aeroporto da cidade de Londres, por exemplo.

O Goodwood Festival of Speed é a maior celebração do mundo do automobilismo e da cultura automobilística. Realizado no belo parque que rodeia a Goodwood House, o festival é a última festa de verão no automobilismo, uma celebração inebriante do esporte mais glamouroso do mundo. Em nenhum outro lugar você chegará tão perto de carros, motos e aeronaves lendários. O PC-24 estará em exibição na chegada VIP durante o Festival de Velocidade de 4 a 7 de julho de 2019. Dois dos PC-12 NGs mais vendidos no mundo também estarão em exibição – na chegada VIP e no principal site do festival.

Anúncios