O terceiro protótipo do PC-24 será apresentado na EBAE 2017. O jato é o primeiro na configuração de produção em série da Pilatus. (Foto: Pilatus Aircraft)

O terceiro protótipo do jato executivo PC-24, que também representa o padrão de fabricação de série, será apresentado ao público em geral na European Business Aviation Exhibition (EBACE), em Genebra, de 22 a 24 de maio de 2017. Na sede da Pilatus, a produção em série do PC-24 está em andamento e acelerando para garantir a entrega no prazo da primeira aeronave ao cliente após a certificação.

Na estreia no EBACE 2017, o terceiro PC-24 (P03), será apresentado com uma vistosa e elegante decoração de cabine “Zermatt”. Na exposição ao lado do PC-24 “P03” estará também uma maquete do PC-24 de 1:1 com um interior estilo “Vail”, mostrado pela primeira vez na configuração de assento 6 mais 2.

O primeiro PC-24 de produção em série já recebeu a pintura final, e em breve será entregue ao primeiro cliente. (Foto: Pilatus Aircraft)

Após o primeiro voo do P03 no dia 6 de março de 2017, a frota de testes PC-24 está agora completa. Os três protótipos acumularam até o momento um total de 950 voos e 1.525 horas de voo. Mais voos de certificação estão em andamento. A certificação do PC-24 “Super Versatile Jet” está prevista para o 4º trimestre de 2017 e as entregas iniciais aos clientes estão programadas imediatamente a seguir.

Enquanto isso, de volta à sede em Stans, o trabalho já começou na primeira aeronave que será entrega aos clientes. O status de produção destes primeiros PC-24s já está bem avançado: e a primeira aeronave já recebeu sua pintura final.

Oscar J. Schwenk, Presidente da Pilatus, comentou sobre o andamento do programa de desenvolvimento do PC-24: “Estou muito satisfeito com o fato de que agora podermos revelar ao público em geral na EBACE o primeiro PC-24 em conformidade com a produção em série. Estamos confiantes de podermos convencer ainda mais clientes potenciais do desempenho excepcionalmente bom do nosso jato executivo feito na Suíça!”

O terceiro jato PC-24 durante testes realizados pela Pilatus. (Foto: Pilatus Aircraft)

Em 2014, a Pilatus vendeu 84 jatos PC-24s em apenas 36 horas. O livro de encomendas está atualmente encerrado, mas deverá reabrir em 2018 após a recepção dos primeiros relatórios positivos dos operadores do PC-24. Os dados finais de desempenho do PC-24 serão publicados após a certificação. Os dados recolhidos pela Pilatus até agora indicam que o desempenho do “Super Versatile Jet” provavelmente vai exceder as expectativas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estava dando uma pesquisada no mercado da aviação executiva dos business jets e me surpreendi com os dados da Embraer, não é a primeira no ranking geral mas tem uma participação importante, de 2012 a 2016 foi o segundo lugar em número de aviões produzidos e o quinto lugar em valor vendido, o fator negativo para os trabalhadores brasileiros é a fabricação de vários modelos nos EUA.
    O fato de ser a segunda em número de aviões e quinta em faturamento se deve a sua venda de modelos menores e mais baratos.
    .
    . http://aviationweek.com/site-files/aviationweek.c
    .
    . http://aviationweek.com/site-files/aviationweek.c