680-Royal-Jordanian-Air-Force-RJAF-Lockheed-Martin-F-16-Fighting-Falcon

Militantes do autoproclamado Estado Islâmico (EI) capturaram um piloto de um caça F-16 jordaniano que foi abatido em território sírio no dia 23/12, na região de Ragga, parte oriental do país, que é um conhecido reduto jihadista.

O grupo jihadista alegou que teria derrubado o F-16 com o uso de MANPADS (mísseis antiaéreos portáteis).

O Estado Islâmico publicou fotos que mostram o piloto, que foi identificado como tenente Moaz Youssef al-Kasasbeh, capturado na mão dos jihadistas:

B5m0KDLCIAEMTHU

_79923792_79923787

A confirmação de que um piloto jordaniano foi capturado veio em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal da Jordânia, Petra.

Os jihadistas também divulgaram imagens contendo destroços do caça abatido:

_79926088_79924471

_79926109_79924475

_79926090_79924473

Esta é a primeira aeronave da coalizão liderada pelos EUA a ser abatida sobre território controlado pelo EI desde que os ataques aéreos começaram em setembro.

FONTE/IMAGENS: BBC News – EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

26 COMENTÁRIOS

  1. Off!

    Vocês viram quem é o novo ministro da defesa?
    Nem sei o que pensar disso…

  2. vi, achei meio tenso com ele parece ser inclinado as ditaduras castristas e chavistas

  3. É o atual governador aqui da Bahia, já de saída… ex sindicalista…
    A coisa só piora… melhor que deixassem o Amorim.

    ;-(

  4. É o atual governador aqui da Bahia, já de saída… ex sindicalista…
    A coisa só piora… melhor que deixassem o Amorim.

    🙁

  5. É o atual governador aqui da Bahia, já de saída… ex sindicalista…
    A coisa só piora… melhor que deixassem o Amorim.

    🙁

  6. É o atual governador aqui da Bahia, já de saída… ex sindicalista…
    A coisa só piora… melhor que deixassem o Amorim.

    😉

  7. O Amorim não tinha mais respaldo nas FFAAs por ter feito declarações de apoio àquele circo que foi a "Comissão da Verdade", uma atitude revanchista, ilegal e parcial porque só quis investigar um lado dos fatos. Fora isso a Dilma sempre fez questão de mostrar que o detestava. Agora, colocar esse cara aí é o fim? Ele entende o que de Defesa?

  8. Algumas dúvidas sobre a queda do aparelho. Esse F-16 não tinha ECM que o livrasse do míssil? Ou o manpads usado era avançado o suficiente para burlar as contramedidas? De qualquer jeito, quem está fornecendo material de primeira linha para o EI? Como ficam os voos a partir de agora, pois pareciam um passeio? Os EUA vão correr o risco de ter um piloto deles capturado, exibido como troféu e decapitado?

  9. o drauzio varela disse em uma entrevista, que n aceitaria ser ministro da saude pois no entendimento dele para ocupar tal cargo n seria necessario ser medico mas sim entender de administração publica para articular os projetos

    eu acho que precisa dos dois, tanto do entendimento técnico como do politico

  10. creio que o piloto deveria estar voando dentro da camada de ação do MANPAD, já os EUA por terem fornecidos as armas ao EI conhecem tal raio de ação das mesmas e deve evitar lançar suas armas na distancia em que correriam risco

  11. Difícil pensar assim, mas….. talvez tivesse sido melhor uma fatalidade no acidente. Pobre coitado.

  12. Na maioria das vezes os ECMs contra mísseis guiados por calor ou são flares ou emissores de ondas de infravermelho que não funcionam bem sempre. Em muitos casos os flares são acionados manualmente pelo piloto quando o sistema de alerta avisa sobre a aproximação de um míssil. Se não houver sistema de alerta as contramedidas são dispardas assim que aeronave entra na área de risco.
    Existem lasers que cegam os mísseis mas acho que ainda não estão em uso na maioria das plataformas.

  13. O sistemas de contramedidas para mísseis guiados por calor reduzem as chances dos mísseis acertarem o alvo mas nenhum tem 100% de eficiência garantida. Mesmo um míssil primitivo ainda pode ter uma chance de acertar, mesmo que bem pequena.

  14. Suponho que o piloto tenha caído n’água e, evidentemente, tenha tirado o macacão de voo encharcado para conseguir nadar — pois, apesar do EI ser assumidamente um grupo maníaco sexual, o interesse na observação e exibição de homens pelados (ou quase) AINDA não é uma regra de interesse desse povinho…

  15. Parece que ele não foi abatido, mas sim uma falha mecânica o colocou nesta situação. Agora, voava sozinho, onde está a cobertura CSAR? Agora é tarde. Com o ISIL só existe uma solução, carpet bomb, só isso resolve e pobre de quem estiver por perto.

  16. Pessoal tanto faz se o ministro da defesa é bolivariano ou menos bolivariano a merda é a mesma.

    O que é triste é o pessoal ainda achar que o min. que sai ou entra não tem respaldo nas forças armadas, parem com isso, o comando AGRACIOU Genoíno com uma MEDALHA que na época era secretário da defesa. E não foi só ele, a turma toda recebeu a condecoração e com direito a buffet ahaha

    Acordem pra vida, não existe comando insatisfeito e etc…

  17. Outros sites da internet afirmam que o avião foi abatido por um Igla. mais um derrubado por um míssil que os "especialistas" Daqui chamam de estrábico.
    Ai eu me pergunto: Será que estrábico é o míssil ou é os especialistas?.

  18. Estrábico deve ser o míssil porque na maioria das vezes, como todos os mísseis russos, não acerta nada.

  19. Os F-16 da Jordânia foram recebidos em 1998 de estoques dos EUA e eram no padrão Block 15 que depois passaram por uma modernização em 2004 na Turaquia para o padrão F-16 /MLU. Em 2009 a Jordânia recebeu mais 6 F-16/MLU da Holanda.

    Esta missão deve ter sido feita a baixa altitude para ficar ao alcance de MANPADS e usando bombas "burras" do arsenal Jordaniano.

    Deu no que deu…

  20. por falar em missel russo, sera que o VERBA corrigiu o problema do IGLA?

  21. Estava lendo sobre esse incidente desde o dia que ocorreu, aparentemente a inteligencia da coalizão indicava a presença apenas dos manpads SA-7 e SA-14, parece que ignoraram o fato da Síria ter o SA-24(que não foi exportado oficialmente) as chances desse sistema (um dos manpads mais modernos da atualidade) estar na mão do ISIS é praticamente de 100%

    Vi varias fotos desse incidente, em varias delas os captores estavam olhando pra cima e apontando para o céu, provavelmente não era uma aeronave solitária.

Comments are closed.