O novo treinador a jato Leonardo (Aermacchi) T-345A da Força Aérea Italiana fotografado de um treinador a jato MB-339 que deve substituir durante os primeiros vôos de avaliação pela unidade de teste de vôo da força aérea italiana. (Foto AMI)

Em Venegono Superiore, o Centro de Vôo Experimental Italiano realizou os primeiros testes de voo com a aeronave a jato T-345A, que representará o futuro equipamento de treinamento e parte da equipe acrobática da Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare).

No final da manhã de 4 de dezembro, um piloto e um engenheiro de testes de vôo do Departamento de Controle de Vôo da Força Aérea Italiana voaram, pela primeira vez, nos controles de uma aeronave T-345A, a mais recente aeronave de treinamento de nova geração fabricada na Itália pela Leonardo Company.

Poucas horas depois, uma segunda equipe fez um segundo voo com a mesma configuração. Esses foram os dois primeiros voos com tripulantes “de uniforme azul” que a unidade de teste de voo da Força Aérea, a Reparto Sperimentale Volo (RSV), está realizando nas plantas da fabricante em Venegono Superiore.

O T-345A é uma aeronave HET (High Efficiency Trainer) projetada para oferecer o desempenho e a eficiência de aviões a jato, mas a custos comparáveis ??aos das aeronaves de treinamento turboélice. Ele tem alto desempenho e foi projetado para ser eficaz e confiável, capaz de facilitar a transição dos pilotos dos treinadores básicos para os caças de última geração.

A aquisição do novo carro-chefe da indústria italiana representa um passo importante na modernização da frota de treinadores do serviço, que o utilizará no lugar da aeronave Aermacchi MB-339A, para a execução da 2ª e 3ª fase do treinamento plano de estudos de um piloto militar. Também será usado como a nova plataforma da Patrulha Acrobática Nacional (PAN), conhecida como Frecce Tricolore.

O Centro de Voo Experimental reúne, sob um único comando, todos os órgãos de avaliação e experimentação da Força Aérea Italiana. À luz da nova reorganização projetada pelas Forças Armadas, a unidade está estruturada em três departamentos: Departamento de Voo Experimental, Departamento de Tecnologia Aeronáutica e de Materiais Espaciais e Departamento de Medicina Aeronáutica e Espacial.

O T-345A será o novo avião usado pela equipe Frecce Tricolore.

O Centro é a principal consultoria da Administração de Forças Armadas e Defesa para testes de voo de sistemas de aeronaves e armas, análise e avaliação físico-química de materiais estruturais e consumíveis, treinamento e experimentação no setor de medicina aeroespacial, gerenciamento de software operacional e verificação operacional de sistemas de armas.

Em particular, o Departamento de Vôo Experimental é o único órgão na Itália a ter a principal tarefa institucional de estudar e conduzir atividades de teste de solo e em voo na Força Aérea Italiana, em outras aeronaves das Forças Armadas e das Forças Armadas do Estado. Desenvolve as modificações de software e hardware dos sistemas de armas aeronáuticas como parte das Certificações Técnicas Operacionais e também realiza o Teste Operacional e a Avaliação de novos sistemas de armas em condições realistas. Além disso, apoia diretamente os departamentos operacionais da Força Aérea Italiana através do teste e validação de novos sistemas de armas.

Anúncios

1 COMENTÁRIO