Um piloto de testes da BAE Systems com o óculos de visão noturna num Eurofighter. (Foto: BAE Systems)
Um piloto de testes da BAE Systems com o óculos de visão noturna num Eurofighter. (Foto: BAE Systems)

Pilotos de caças Eurofighter Typhoon da Real Força Aérea britânica (RAF) iniciaram os testes com novos óculos de visão noturna junto às instalações da BAE Systems em Warton, Reino Unido

Somando-se as mais recentes tecnologias que o Sistema de Simbologia Montado no Capacete (Helmet Mounted Simbology System) oferece juntamente com o cockpit compatível noturno, o óculos FENN NG2000Ti irá fornecer aos pilotos algo similar a visão de raio-x durante a noite.

Os ensaios com os Óculos de Visão Noturna (NVGs) estão em curso e demonstram os contínuos esforços para integrar as mais recentes tecnologias no sistema Typhoon.

 

Enhanced by Zemanta
Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Não entendo muito do assunto, mas o funcionamento de um NVG se baseia na amplificação de luminosidade ou mesmo imagem térmica. O uso desses óculos não prejudica a visão do piloto sendo que as modernas aeronaves são cheias de Displays e o piloto passa o tempo todo de olho nelas? Ou os NVGs tem algum sistema automático de regulagem justamente para não “ofuscar” o piloto ao olhar objetos com brilho mais intenso?

    • R22,
      O que acontece quando tu sai de um ambiente iluminado para um de baixa luminosidade? Teus olhos levam alguns segundos para se adaptarem. Assim é no caso de o piloto voar só com os displays. Mesmo com a maior escuridão lá fora, sempre haverá compensação ocular. O verde é o melhor comprimento de onda do espectro eletromagnético visivel para o olho humano. Como bem sabes os cockpits atuais são concebidos para o uso de NVG, tudo verde! De deixar o Duende Macabro e o Duende Verde mais faceiro que bolacha em boca de velho! O grande problema dos óculos, ainda, é seu reduzido campo de visão. Os primeiros aviadores a utilizarem o NVG foram os pilotos de helicóptero e houveram muitos acidentes justamente por isso, eles simplesmente não conseguiam ver outras naves ao seu redor. Outro problema era a cegueira momentânea, causada por uma luz mais intensa, mas os óculos de hoje já possuem filtros que minimizam exatamente isso. Tem um programa no Discovery Turbo (ou máquinas, sei lá) que é justamente sobre isso. Procure no youtube, chama-se "Voo Noturno". Vale assistir.
      Abs!

Comments are closed.