Aeronave Cirrus Vision Jet destruída por fogo após problema em placa de áudio.

Em dezembro, um incêndio no cabine destruiu um Cirrus SF50 Vision Jet de primeira geração que estava parado no solo. A FAA emitiu uma diretiva de aeronavegabilidade de emergência que aterrou a frota de jatos até que as placas de circuito do amplificador de áudio com defeito fossem removidas da cabine.

Na aeronave SF50 Vision Jet (N52CV) que pegou fogo no pátio do Aeroporto Municipal de Santa Monica, Califórnia, EUA, no dia 27 de dezembro de 2019, a FAA escreveu em seu anúncio que ao chegar ao avião, o piloto começou a realizar verificações antes da partida e completou uma caminhada.

Depois de subir e fechar a porta da cabine, ele continuou com as verificações e observou e sentiu cheiro de fumaça na cabine.

Ele continuou a seguir as listas de verificação e, depois de dar partida no motor, o cheiro da fumaça ficou mais forte, e ele decidiu encerrar os preparativos do voo e mandar um mecânico examinar o avião.

Depois de concluir o desligamento do motor, ele abriu a porta principal da cabine e começou a ver a fumaça saindo da área do apoio de braço do assento número 5 do passageiro (centro direito).

Um mecânico chegou ao avião com um extintor de incêndio em alguns minutos, mas a fumaça se tornou densa e saindo pela porta da cabine. Alguns minutos depois, começaram a surgir chamas da cabine e, às 11h55, a cabine estava completamente envolvida pelas chamas. O corpo de bombeiros chegou às 12h02 e o fogo foi extinto.

Os componentes que pegaram fogo são amplificadores de áudio usados ??para acionar as tomadas de áudio / microfone de 3,5 mm na cabine de passageiros.

O avião sofreu danos extensos, com o fogo consumindo o teto da cabine e destruindo o conteúdo da cabine da parede traseira do compartimento do pára-quedas (CAPs) até a nacele de entrada do motor, com danos mais extensos no lado direito da estrutura da aeronave.

O piloto não ficou ferido e o avião sofreu danos substanciais.

Aeronave Cirrus SF50 Vision Jet N52CV antes de pegar fogo.

O número de peça da placa de circuito com defeito é o código de peça 38849-01, e a AD diz para simplesmente remover todas as 12 tomadas da cabine antes do próximo voo. Geralmente, são necessárias oito horas de trabalho para remover o interior, as placas de circuito e juntar tudo novamente.

A Cirrus já fez isso antes da AD 2020-03-50 e já emitiu o boletim de serviço SBA5X-23-03 para obter instruções de conformidade. Até o momento, a Cirrus colocou 97% da frota do SF50 em aeronavegabilidade novamente por meio de sua equipe técnica móvel ASSIST e centros de serviços estabelecidos.

A empresa informou que mais de 170 jatos Cirrus voltaram a voar desde que o boletim foi lançado em 7 de fevereiro de 2020. Com um esforço de comunicação, todos os clientes do Cirrus SF50 foram contatados 24 horas após o lançamento do boletim.

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