O projeto de aquisição Air 2030 da Suíça pode limitar as opções de caças. (imagem ilustrativa)

A Schweizer Luftwaffe (Força Aérea Suíça) pode estar limitada à compra de um caça monomotor, pois é a única solução que se enquadra nas limitações orçamentárias, que surgiram extraoficialmente após o recente exercício anual ‘Axalp’ de 8 a 10 de outubro.

O serviço pretende adquirir simultaneamente novos aviões de combate e sistemas de defesa aérea de médio alcance, com um polêmico orçamento planejado de US$ 8,2 bilhões.

A Suíça vai adquirir 30 ou 40 novas aeronaves para substituir seus caças F/A-18C/D Hornet e F-5E/F Tiger II. Cinco tipos de caças – o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon, o Lockheed Martin F-35A Lightning II e o Saab Gripen E competem pelo contrato.


FONTE: IHS Jane’s

8 COMENTÁRIOS

  1. Podemos trocar Gripen NG pelos F5, afinal a FAB sabe o que é bom

  2. Esta tem tudo para o Gripen E, afinal tem preço de aquisição, manutrição, m ais baratos que o F35 (pelo menos é o que se menciona no sites especializados e o próprio MoD da Suíça ).
    Agora veremos se haverá bala na agulha pro financiamento.
    CM

  3. Afunilou entre o F-35 e o Gripen E então, e como vão substituir os Hornet também, melhor ir de F-35, principalmente se houver uma paridade próxima no preço com o avião sueco.

    • O problema para eles nesse caso, seria o preço. Numa compra de prateleira o F-35 deve sair mais caro. Com esse orçamento, será que optariam por uma quantidade menor numa compra inicial e, mais tarde, ampliem os esquadrões com compras suplementares?

  4. Duvido não baterem o martelo de vez mesmo pro F-35… Alguma dúvida ainda mais com um orçamento desses ?

  5. O F-35 tá bem distante, país mais neutro que a Suíça optar por um caça como o F-35 tá fora de cogitação. Pela operação do Hornet, digamos que o menos problemático seria escolher o Super Hornet, porém acredito no Gripen E/F.

    • Não vejo o F-35 tão fora assim por ser de última geração, tendo em mente que nos anos 90 o F/A-18C/D também era de ponta. Mas também creio que o Gripen E vai levar essa.

Comments are closed.