O primeiro P-72B da Guardia di Finanza da Itália.

A Guardia di Finanza da Itália (Polícia Aduaneira Italiana) recebeu duas aeronaves de patrulha marítima ATR 72MP, designadas P-72B, durante uma cerimônia oficial realizada nas instalações da Leonardo de Caselle Torinese, em 27 de novembro.

Estes são os dois primeiros do total de quatro aeronaves ATR 72MP encomendadas pela Guardia di Finanza. O ATR 72MP é a versão de patrulha marítima militarizada do avião regional ATR 72-600 e as entregas das duas aeronaves restantes à agência serão concluídas até 2022.

Lucio Valerio Cioffi, diretor da Divisão de Aeronaves da Leonardo, disse: “Estamos orgulhosos de que a Guardia di Finanza tenha optado por integrar nosso ATR 72MP em suas capacidades aéreas navais. Esta aeronave representa totalmente as capacidades tecnológicas da Leonardo e combina confiabilidade, baixos custos operacionais, além dos benefícios regionais do transporte de passageiros ATR 72-600.”

Em julho de 2018, a Guardia di Finanza assinou um contrato, avaliado em cerca de 44 milhões de euros, com a Leonardo para fornecer uma aeronave ATR 72MP, juntamente com serviços de treinamento e suporte logístico associados. Um contrato subseqüente, avaliado em mais de 150 milhões de euros, para três aeronaves ATR 72MP adicionais, foi assinado no mês passado.

A aeronave P-72B será integrada às capacidades aeronáuticas da Guardia di Finanza, dentro da estrutura das tarefas multimissões atribuídas ao operador. A Guardia di Finanza é a única agência de aplicação da lei da Itália com jurisdição geral capaz de exercer atividades de supervisão incisivas e constantes ao longo da costa do país e em águas internacionais.

Os recursos específicos de última geração incorporados pela primeira vez ao ATR 72MP serão úteis para apoiar atividades de vigilância dedicadas confiadas à agência. O ATR 72MP operará em missões de patrulha e pesquisa no ar e no mar, usando sensores a bordo para identificar, mesmo discretamente, objetos sensíveis, monitorar seu comportamento, adquirir evidências e liderar a intervenção de unidades navais e patrulhas terrestres.

O ATR 72MP, já em serviço com as Forças Armadas italianas em uma versão militar chamada P-72A, está equipado com o sistema de missão modular Leonardo ATOS (Observação Tática e Vigilância Aérea). O ATOS gerencia uma ampla gama de sensores de aeronaves, combinando as informações recebidas em uma situação tática geral e apresentando os resultados aos operadores do sistema de missão no formato mais adequado, proporcionando um cenário de alto nível e constantemente atualizado.

A aeronave é capaz de realizar patrulha marítima, missões de busca e identificação, operações de busca e salvamento, combate ao narcotráfico, pirataria, contrabando e prevenção de qualquer atividade ilegal nas águas territoriais, que normalmente pode durar mais de 8 horas.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Guardia di Finanza is an italian police force with military status(with Arma dei Carabinieri) essentialy responsible for dealing with national and international financial crimes, drug trades, terrorism and anti-mafia operations. it also contributes to the maintenance of order and public security and to military defense along national borders