A Marinha Polonesa deverá receber quatro novos helicópteros AW101 para missões ASW e CSAR.

O Ministério da Defesa Nacional da Polônia assinou um contrato de compensação com a Leonardo Company no Reino Unido em preparação para a entrega prevista de helicópteros AW101. O acordo de compensação precede um pedido no valor de US$ 106 milhões, que será assinado no final deste mês, cobrindo a compra de quatro AW101s configurados para operações de guerra anti-submarino (ASW) com a marinha polonesa.

A encomenda planejada foi confirmada pelo ministro da Defesa polonês, Marius Blaszczak, que acrescentou que os helicópteros AW101 de 15 toneladas também poderão realizar missões de busca e salvamento em combate (CSAR).

Os helicópteros serão montados na fábrica de Leonardo em Yeovil, no Reino Unido.

“O Contrato de Compensação fornece ao Ministério da Defesa Nacional da Polônia o compromisso da estabelecer uma central de manutenção na Unidade de Trabalho de Aviação Militar Nº1 em Lodz, parte do Grupo de Armamentos Poloneses (PGZ). Esta unidade terá capacidade crítica de manutenção para os helicópteros AW101 e seus equipamentos dedicados à missão,” disse uma declaração da Leonardo MW.

O comunicado acrescentou que o acordo confirma o “compromisso de Leonardo com uma cooperação sólida e de longo prazo com as Forças Armadas polonesas e a indústria polonesa”.

A Universidade Técnica de Gda?sk também será beneficiada com o acordo, de acordo com Leonardo.

A atual frota ativa de helicópteros AW101 totaliza 149, usados em vários países, incluindo Argélia, Canadá, Dinamarca, Indonésia, Itália, Japão, Nigéria, Noruega, Portugal, Arábia Saudita, Turcomenistão e Reino Unido.

A compra segue uma ordem no início deste ano pelo Ministério da Defesa Nacional da Polônia para adquirir quatro helicópteros S-70i Black Hawk da Sikorsky, para serem usados ??em apoio às operações das forças especiais.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Governo polonês recupera as forças armadas do matbel soviético por medo da amizade russa. O AW101 é excelente para serviço naval e um sonho para substituir os velhacos Lynx na Marinha de Guerra do Brasil;

Comments are closed.