As Forças Especiais polonesas receberão quatro novos helicópteros S-70i Black Black, fabricados pela PZL Mielec.

O governo polonês confirmou na sexta-feira (25/01) uma encomenda para quatro helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawk, que serão fabricados na PZL Mielec da Polônia, para aumentar as capacidades operacionais das Forças de Operações Especiais Polonesas. A produção dos helicópteros começará imediatamente e a entrega ocorrerá até o final deste ano.

Falando durante a cerimônia de assinatura do contrato na PZL Mieles, pertencente a Lockheed Martin, o Vice Ministro de Direito e Justiça disse que a “Polônia adquiriu helicópteros Black Hawk comprovados que foram testados em condições de guerra no Iraque e no Afeganistão e estão entre os mais modernos do mundo”. O contrato foi assinado na presença do primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki.

A produção de helicópteros Black Hawk para operações especiais, contribuirá diretamente para a manutenção de cerca de 1.700 postos de trabalho na PZL Mielec e apoiará o emprego de cerca de 5.000 pessoas adicionais em empresas polonesas na cadeia de suprimentos da empresa. Muitas dessas empresas são pequenas e médias empresas, com sede no Vale da Aviação.

As especificações exatas dos helicópteros e os detalhes do equipamento especializado a ser fabricado devem conter uma cláusula “reservada” e não deve ser divulgado.

“Graças ao fato de que tanto a polícia polonesa quanto as forças especiais escolheram o S-70i Black Hawk, os helicópteros construídos na Polônia receberam a aprovação oficial do governo polonês. Para potenciais clientes de exportação, este é um sinal importante que prova a confiança em nossos equipamentos”, disse Janusz Zakrecki, presidente do conselho e diretor executivo da PZL Mielec. “O S-70i é idêntico em capacidade e desempenho, como outros Black Hawks usados por muitos aliados poloneses na OTAN. Isso permitirá que os soldados poloneses integrem rapidamente e facilite a cooperação com as tropas aliadas”, acrescentou o presidente.

Projetado e fabricado de acordo com os requisitos do helicóptero multi-missão Black Hawk do Exército dos EUA, que é muitas vezes a escolha para tarefas de transporte e suporte de operações de combate, usado pelas forças armadas dos Estados Unidos e 31 outros clientes em todo o mundo.

O helicóptero projetado para uso em operações e de fácil manutenção no campo, podem ser rapidamente reconfigurado para diferentes missões, como transporte de tropas, missões de busca e resgate em combate, MEDEVAC, ajuda humanitária e transporte de mercadorias, bem como para uso em operações de assalto como um helicóptero armado.

Graças a mais de 50 anos de cooperação com a OTAN, a Lockheed Martin é um parceiro estratégico de confiança para os países europeus. A empresa abriu um escritório no centro de Varsóvia em 1997 e coopera com o Ministério da Defesa Nacional polonês em um número de programas no domínio da defesa e segurança, incluindo o Centro de Apoio das Operações Aéreas, caças F-16, sistemas avançados de designação Sniper, aviões de transporte C-130E Hercules e sistemas Aegis.

SEM COMENTÁRIOS