Os caças Rafale e Super Etendart a bordo do porta-aviões francês Charles de Gaulle partirão para o Afeganistão onde apoiarão as missões da OTAN.

A principal embarcação da Marinha Francesa e único porta-aviões da frota havia partido nessa quarta-feira para uma missão de quatro meses onde combateria a pirataria no Oceano Índico e apoiaria as tropas da OTAN no Afeganistão, mas uma falha técnica forçou a embarcação francesa a retornar para o porto de origem menos de um dia após ter partido, informou a marinha nesse dia 14 de outubro.

O porta-aviões nuclear Charles de Gaulle e seu grupo de escolta – duas fragatas, um submarino de ataque e um navio de reabastecimento –  partiram e retornaram do porto de Toulon, após o Charles de Gaulle ter passado uma grande reforma que durou vários meses. Segundo o porta-voz da marinha Capt. Hugues d’Argentre, o porta-aviões agora deverá permanecer mais alguns dias para consertar o problema detectado.

“Uma falha foi encontrada no isolamento de um painel elétrico no sistema de propulsão,” informou o oficial.

No total, o grupo de bataçha levará 3.000 marinheiros e 27 aeronaves: 10 caças Rafale F-3, 12 jatos de ataque Super Etendard, duas aeronaves AEW Hawkeye e três helicópteros.

O Contra Almirante Jean-Louis Kerignard, comandante do grupo, disse que a força ajudará os navios aliados a combater os piratas na costa da Somália e enviará jatos para apoiar as missões aéreas da OTAN no Afeganistão.

As embarcações depois de partirem também treinarão juntamente com as forças aliadas da Arábia Saudita, Índia, Itália, Grécia e Emirados Árabes Unidos e farão duas escalas na base francesa no Djibouti antes de retornarem para França em fevereiro de 2011.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Voltar por causa de “Uma falha foi encontrada no isolamento de um PAINEL ELÉTRICO no sistema de propulsão,” é pouca coisa. Acho que o problema de isolmento é no gerador principal

  2. hehehe… bela bosta como o São Paulo, deveriam de virar panela isso sim…

  3. E tem "lunatico" que quer que os franceses auxiliem o Brasil no desenvolvimento de nossos futuros porta-aviões.

  4. …legal…tô vendo que o subNuc além de não navegar por falta de $$$, vai ficar parado também por problemas tecnicos….

Comments are closed.