Governo Português anunciou hoje a compra de cinco aviões KC-390, para substituir os antigos Hércules C-130, por um total de 827 milhões de euros.

O governo de Portugal anunciou hoje a compra de 5 aviões KC-390. A Embraer fechou seu primeiro acordo de exportação para a aeronave KC-390 com o parceiro de programa Portugal, enquanto se prepara para entregar a primeira aeronave para FAB, cliente de lançamento no Brasil, ainda este ano.

No comunicado oficial, o Conselho de Ministros realizado hoje, anunciou:

“O Conselho de Ministros aprovou hoje a aquisição de cinco aeronaves KC-390, assim como a contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo e a aquisição dos equipamentos de guerra eletrônica.

A aquisição das aeronaves KC-390 e de um simulador de voo, e respectiva sustentação logística, com as configurações e especificações técnicas, operacionais e logísticas definidas pela Força Aérea, permitirá reforçar as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos, incluindo-se, também, as capacidades adicionais de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, o que possibilita que Portugal disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondem a necessidades permanentes do país.

As características únicas da aeronave KC-390 estabelecem um novo padrão para o transporte militar estratégico, até aqui apenas possível de assegurar com aeronaves quadrimotores, de superiores dimensões e capacidades, constituindo-se assim, nesta classe, como a solução que satisfaz integralmente os requisitos definidos pelo Estado Português, bem como os exigidos para participação nas operações militares que poderão decorrer das alianças de que Portugal faz parte”.

A FAB receberá sua primeira aeronave em 2019. (Foto: Sgt. Batista / Agência Força Aérea)

Em abril passado, o CAVOK anunciou que a empresa brasileira havia aceitado a proposta feita pelo governo Português para aquisição das 5 aeronaves.

As negociações entre a fabricante brasileira de aviões Embraer e Portugal iniciaram há dois anos, para um pedido total na época de cinco KC-390, com opção de um sexto.

Além dos Estados Unidos, a Embraer tem sua maior presença industrial no exterior em Portugal, com várias partes do KC-390 construídas em sua subsidiária OGMA, fabricante de peças para aeronaves e especialista em manutenção militar, reparação e revisão em Lisboa. A Embraer também estabeleceu uma planta de aeroestrutura, principalmente para os jatos executivos, em Évora.

A Embraer está em processo de entrega da primeira aeronave de série, a terceira unidade do KC-390 construída. A Força Aérea Brasileira se comprometeu em comprar uma frota de 28 aeronaves.

Quatro nações – além do Brasil – comprometeram-se originalmente com a aeronave militar, que voou pela primeira vez em 2015. No entanto, o progresso com a Argentina, a República Tcheca e o Chile parece ter parado.

Os KC-390 substituirão os C-130H Hércules atualmente em serviço na Força Aérea Portuguesa na Esquadra 501 – Bisontes.


FONTE: Pássaro de Ferro, Edição CAVOK

Anúncios

18 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha! É o KC-390 na OTAN!! Show! Show! Show!
    Que agora a porteira se abra de vez!

      • Mas Portugal é OTAN, meu nobre Galileu! Evidente que só são 5 unidades… tu tens razão quanto ao ceticismo. Mas tenhamos fé!! hehehehehe

  2. Começando o dia com esta ótima notícia!! Até eu duvidava dos gajos!!
    Parabéns a EMBRAER!! Que venham mais pedidos!!

  3. Parabéns Boeing pela venda, quem sabe com o KC eles consigam bater de frente com a LM com seus C130

  4. Com a Argentina está tudo ok — não há qualquer dúvida de que eles estão sem dinheiro.

  5. Que notícia incrível!! O primeiro cliente do KC-390 já será europeu, integrante da OTAN e substituindo C-130!
    Podem aguardar que mais vendas virão, e em breve…

  6. Parabéns a Embraer e a seu invejável corpo técnico.

    E para aqueles que torcem contra a empresa (nem vou citar nomes aqui) fica um recadinho: TOMA!!!

  7. Parabéns aos portugueses por terem cumprido a promessa de compra. Peço desculpas por ter duvidado de suas intenções e desejo-lhes grande sucesso na operação desta maravilhosa aeronave.
    Excelente que tenha se aberto esta vitrine para a OTAN.

      • Óbvio que não estou te criticando, foi só uma brincadeira irônica… Pô, sério que eu tenho que te explicar?

      • #Tenha a liberdade de criticar o que quiser, mas também a grandeza de reconhecer quando erra.

        • Relaxa Paulo, o Régi5 fez apenas uma brincadeira! Acredito que não foi com intenção de te denegrir/atacar.
          Desculpa me meter, só quero apaziguar msm! hehehehehe

          Boa tarde a todos! Paz e amor sempre! 😉

  8. Puxa vida ótima notícia, mas bem que poderia ser uns 20 né logo de cara.

  9. Como assim os argies se aquietaram, e "Las Malvinas Son Argentinas"? Tem que comprar…

  10. Os Argentos vão dar mais uns upgrades nos Hércules e no máximo uma comprinha de oportunidade dos estoques de H's do Norte!

Comments are closed.