Embraer KC-390

O ministro da Defesa e a Força Aérea de Portugal receberam uma proposta de um protótipo da Embraer para substituir os C-130 Hercules. Depois de desistir do projeto europeu para novo avião de transporte tático A400M, as atenções são para a nova aeronave da Embraer, o KC-390.

O Governo está estudando uma proposta da brasileira Embraer para a compra de aviões de transporte tático que substituam os ‘velhos’ C-130.

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, confirmou nesta terça-feira, dia 23, que na Assembleia da República no dia 5 de fevereiro foi feita uma apresentação do avião KC-390 (imagem acima) à Força Aérea, que ocorreu no Ministério da Defesa Nacional.

“Portugal está interessado em participar em consórcios que permitam acrescentar valor à nossa capacidade aeronáutica”, afirmou, no final da reunião.

O projeto do KC-390 da Embraer, que em grande parte é fabricado na OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal), foi lançado em abril do ano passado.

Em 2002, com o então ministro da Defesa, Paulo Portas, Portugal saiu do projeto europeu do Airbus A400M, que substituiria o C-130. A escolha de Portas viria então a ser o novo modelo da Lockheed Martin (C-130J).

Fonte: Helena Pereira – SOL

Anúncios