Aeronave KC-390 da Embraer.

A Elbit Systems anunciou que foi seleccionada pelo Ministério da Defesa Português para fornecer um conjunto completo de Guerra Electrônica (EW – Electronic Warfare) para o novo avião multi-missão KC-390 adquirido para Força Aérea Portuguesa.

A finalização do contrato está sujeita à conclusão do processo de aprovação do Governo Português.

O conjunto completo de EW a ser fornecido pela Elbit Systems para a aeronave KC-390 da Força Aérea Portuguesa será composto por um Sistema de Aviso de Radares e Laser, Sistema de Aviso de Mísseis IR, Sistema de Distribuição de Contramedidas, assim como o sistema Direcional de Contramedidas IR (DIRCM) e ECM Ativo (AECM).

Esse conjunto EW completo fornecerá às plataformas proteção avançada para atender aos requisitos operacionais do cliente.

Edgar Maimon, Vice-Presidente Executivo e Diretor Geral da Elbit Systems para sistemas EW e SIGINT, comentou: “A Força Aérea Portuguesa é um parceiro estratégico de longa data da Elbit Systems e estamos orgulhosos da selecção para lhes proporcionar maior capacidade de sobrevivência na nova frota de aeronaves KC-390”.

Portugal encomendou cinco aeronaves KC-390 da Embraer, num contrato assinado no dia 22 de agosto de 2019. O primeiro exemplar deve ser entregue em 2023 e o último em 2027.

Anúncios