Jato executivo Praetor 600 da Embraer.

O recém-certificado jato executivo Praetor 600 da Embraer bateu um recorde de alcance para sua categoria “super-médio” durante seu primeiro voo para os EUA.

A aeronave decolou no dia 8 de maio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo e seguiu para Fort Lauderdale, Flórida, numa rota de 3.678 milhas náuticas (pouco mais de 6.800 km), incluindo um desvio em torno do espaço aéreo venezuelano, voando sobre a Colômbia e depois seguiu o padrão distinto de aproximação de Miami, disse um porta-voz da Embraer. O voo ainda enfrentou ventos frontais acima da média histórica da rota.

O voo sem escalas, normal para uma aeronave comercial de grande porte, era inédito para uma aeronave executiva na categoria do Praetor 600, que conseguiu pousar com as reservas da NBAA e uma equivalência de carga de seis passageiros (1.200 libras), de acordo com informações da Embraer.

“O Praetor 600 é resultado do contínuo investimento da Embraer em inovação. Desenvolvido durante dois anos de maneira secreta no Brasil, o projeto foi revelado no fim do ano passado”, informou a companhia.

O Praetor 600, certificado a partir da plataforma Legacy 500, foi certificado pela ANAC no Brasil em abril, apenas seis meses depois que a Embraer apresentou a aeronave durante a convenção da NBAA no outono passado. Nas próximas semanas deve sair a certificação pelas agências de aviação FAA (EUA) e EASA (Europa).

De acordo com as especificações divulgadas pela Embraer, o Praetor 600 tem um alcance máximo de 4.018 milhas náuticas (7.440 km) e um alcance de 3.719 milhas náuticas voando em Mach 0.80 (com quatro passageiros e reservas NBAA IFR). O voo desta semana superou as metas originais projetadas de 3.900 milhas náuticas e um alcance de 3.605 milhas náuticas voando a Mach 0.80, disse a Embraer.

SEM COMENTÁRIOS