O motor Pratt & Whitney F119 é usado nos caças F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA. (Foto: U.S. Air Force)

A Pratt & Whitney anunciou no dia 25 de Setembro de 2012, que a empresa havia entregue o 500° motor F119 para a Força Aérea dos EUA. A Pratt também anunciou que finalizou os testes simulados de serviço operacional de umais de vinte anos no F119, o motor de 35.000 libras de empuxo que equipa caça de quinta geração F-22 Raptor.

Durante o período mais recente de testes, um motor de produção F119 funcionou por quase 570 horas, acumulando mais de 2.000 ciclos, ou aproximadamente quatro anos de serviço. O F119 já acumulou mais de 230.000 horas de voo operacionais reais junto com a frota de caças F-22.

O último motor F119 está previsto para ser entregue à Força Aérea dos EUA até o final de 2012.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Com o tanto de dinheiro e engenheiros envolvidos nas respectivas "indústrias nacionais de motores", a Índia e a China já deviam ter uma turbina aeronáutica militar ultrapotente para uso em seus caças de fabricação própria. Quando foram divulgadas as fotos do novíssimo J-21/J-31/F-60, disseram que os bocais dos motores tinham "aparência furtiva", levando a imaginar um nível inesperado de tecnologia nos propulsores chineses da aeronave. Eu pensei em ajuda russa ou espionagem na Rolls Royce/MTU/Avio/ITP. Dias depois, divulgaram que a aparência furtiva era só aparência mesmo, os escapes eram os tradicionais e que os propulsores podiam até ser 100% russos. Decepção. O Kaveri indiano só vai para frente (como motor de caça mesmo, embora quase tivessem rebaixado sua utilização futura para UACVs) com a ajuda da Snecma. É uma área difícil.

    • Essa é uma área onde os países que estão desenvolvendo caças de 5ª geração precisam avançar muito. O desenho da estrutura parece não ser o "bicho de sete cabeças" dessa empreitada. A capacidade eletrônica(Radar e aviônicos) e propulsão são os divisores de águas e sem avançar de verdade nesses componentes os caças 5ªG Russos e Chineses não estarão completos. Serão apenas aviões com maior furtividade devido ao desenho de suas fuselagens.

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