Taiwan confirma possível aquisição de novos caças F-16V dos EUA.

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, confirmou na terça-feira que sua administração fez um pedido formal aos Estados Unidos para comprar caças F-16 Viper após uma avaliação global das necessidades de defesa de Taiwan.

O Ministério da Defesa Nacional apresentou oficialmente uma Carta de Solicitação aos EUA para comprar uma frota de aviões de combate F-16V, disse Tsai a um grupo de visitantes da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Força Aérea da República da China (Taiwan).

A decisão foi tomada após avaliação cuidadosa para determinar as vantagens do F-16V em comparação com outros modelos de caças, disse Tsai, enquanto recebia os visitantes no escritório presidencial.

“Acredito que a decisão será apoiada por nossos cidadãos”, disse ela, acrescentando que é a primeira vez desde 1992 que Taiwan fez um pedido aos EUA para a compra de novos aviões de combate.

O primeiro F-16 de Taiwan modernizado para o padrão “V”. (Foto: Formosa Military Image Press)

Tsai disse que já faz 22 anos desde que os dois primeiros caças F-16A/B comprados dos EUA foram colocados em serviço na Força Aérea de Taiwan (RoCAF).

“É hora de Taiwan adquirir aviões de combate mais avançados, para a segurança de seus pilotos da Força Aérea, para aumentar suas capacidades de defesa e para salvaguardar a paz e a estabilidade na região”, disse ela.

As declarações de Tsai vieram na esteira de uma reportagem do Apple Daily que disse que o Ministério da Defesa solicitou aos EUA a compra de uma frota de 66 caças F-16V ou F-16 Viper a um custo de US$ 13 bilhões, que incluiria mísseis e logística relacionada, bem como treinamento de pilotos e pessoal de manutenção.

O ministério de defesa confirmou mais tarde que havia feito um pedido para comprar uma frota de caças americanos, mas se recusou a dizer se havia especificado o modelo F-16V.


Fonte: Focus Taiwan

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Pensei que leria o chavão "sob protestos da China", mas me decepcionei.

    Também, os amiguinhos da terra do macarrão precisam trabalhar melhor o J-10C com TVC e fazer um PL de longo alcance que preste — antes de voltar a figurar, somente, como chorões…

Comments are closed.