O caça Sukhoi Su-57 tem previsão de entrega em série para Força Aérea russa em 2020. (Foto: SAV / Airliners.net)

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na terça-feira que considera o mais recente caça de quinta geração Su-57 como o melhor avião militar do mundo.

“Este é o melhor avião atualmente, a melhor aeronave do mundo”, disse Putin em uma reunião com os vencedores do concurso Russian Leaders. Este é o melhor avião do mundo “por todas as suas características operacionais e pelo seu armamento”, acrescentou o líder russo, de acordo com a publicação TASS.

“Nenhuma outra aeronave pode voar tão bem quanto nosso avião”, afirmou o chefe do Estado russo.

O Su-57 é um caça multimissão de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos em longas e curtas distâncias e atingir alvos terrestres e navais inimigos, superando suas capacidades de defesa aérea.

O Su-57 decolou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010. Em comparação com seus antecessores, o Su-57 combina as funções de um avião de ataque e um jato de combate ar-ar, enquanto o uso de materiais compostos e tecnologias inovadoras do caça e a sua configuração aerodinâmica asseguram o baixo nível de assinatura de radar e infravermelho.

O armamento do avião incluirá, em particular, mísseis hipersônicos. O jato de combate de quinta geração foi testado com sucesso em condições de combate na Síria.

Mas vale a pena mencionar que a aeronave russo vem de longa data tentando atingir sua capacidade operacional e finalmente entrar em operação na Rússia. Inicialmente previsto para 2018 e depois 2019, foi adiado ainda mais devido a obstáculos tecnológicos e, acima de tudo, problemas no motor.

A Rússia não comprará o Su-57 na configuração de série antes de 2020 e adiou a produção em massa do caça por várias razões possíveis, mas não cancelou o programa.

Anúncios

17 COMENTÁRIOS

  1. Isso depende de qual parâmetro.
    No Afeganistão ou Amazônia, seria inútil.
    Em um porta-aviões, também.
    Como interceptador, o Mig-31 é superior.
    Em termos de capacidade furtiva, os indianos já disseram que não foi atingida satisfatoriamente.
    Em termos de custo operacional, F16V é menos dispendioso e tem sensores mais modernos
    Em termos de polivalência, Rafale e Typhoon são tão capazes quanto, assim como a capcidade em rede do Gripen, por um custo menor.
    Em termos de suporte, o J-10 é superior.

    Agora para os russos, o SU-57 pode ser tranquilamente o melhor caça, mas eu acho que o SU-35 e até os últimos SU-30 SM superiores.

  2. Só acredito vendo!!!! Não que não seja uma máquina formidável, mas o motor é a primeira linha de problemas e não o vejo como Steath. Mas ainda sim, incrível máquina.

Comments are closed.