A chegada do primeiro C295 SAR da FAB, na Base Aérea de Campo Grande.

A primeira aeronave Airbus C295 de busca e resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou hoje sua longa viagem de cinco semanas por quatro continentes e chegou à base militar de Campo Grande.

Comandantes da Força Aérea Brasileira, entres eles o comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Rossato e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Botelho, além de outros brigadeiros e representantes da Airbus Defence and Space, deram as boas-vindas às tripulações brasileira e da Airbus, que conduziram, a aeronave com segurança por 22 fusos horários na Europa, África, Ásia, América do Norte e América do Sul.

A aeronave foi entregue formalmente em uma cerimônia em Sevilha, Espanha, no dia 16 de junho. Depois, ela foi exibida no Paris Air Show. Após a exibição, a tripulação combinada da FAB e da Airbus deram início ao tour da aeronave no dia 28 de junho, em uma maratona de demonstrações.

Passagem do C295 SAR pelo México. (Foto: Transponder 1200)

O avião passou por 15 países. Foram realizadas demonstrações formais para a Tailândia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Coreia do Sul, Canadá e México antes de aterrissar no Brasil.

A aeronave demonstrou com sucesso seus recursos de patrulha marítima e operações de busca e resgate. Apesar da programação intensa, ela obteve 100% de disponibilidade durante o tour.

“Agradecemos a FAB por seu apoio na demonstração do C295 para outros países de todo o mundo que enfrentam os mesmos desafios relacionados ao monitoramento de vastas áreas terrestres e marítimas”, disse Bernhard Brenner, líder de marketing e vendas da Airbus Defence and Space. A incrível confiabilidade demonstrada pela aeronave durante o longo período de implementação longe de casa comprova claramente seu valor em situações em que as forças militares precisam lidar com diversas ameaças e desafios operacionais e orçamentos limitados”.

Batismo na chegada em Campo Grande.

O avião agora vai atuar junto aos 12 modelos C295 configurados para transporte utilizados pela FAB hoje. Futuramente, um segundo modelo de busca e resgate será adicionado à frota.

Quase 200 unidades do C295 já foram encomendadas por 25 países. Mais de 100 aeronaves de transporte militar de diferentes modelos estão em operação na região da América Latina.

7 COMENTÁRIOS