O Gripen E “FAB4100” visto na fábrica da Saab em Linkoping.

O primeiro caça JAS39 Gripen E da Força Aérea Brasileira, designado F-39, foi fotografado nesta semana na fábrica da Saab em Linköping. A aeronave foi vista durante uma visita da equipe de jornalismo do canal de TV Globo.

A fabricação do Gripen E/F será destaque em uma reportagem do programa Fantástico que vai ao ar neste dia 18 de agosto. Na foto é possível ver a matrícula 4100 na lateral, bem como a inscrição “Força Aérea Brasileira”.

A aeronave será apresentada oficialmente no próximo dia 10 de setembro, evento este que contará com a presença da imprensa e de convidados. O Cavok estará presente e trará toda cobertura aos seus leitores.

A aeronave está atualmente passando por instalação de aviônicos, unidades de força auxiliar, motor e radar.

O primeiro jato Gripen E brasileiro deve voar ainda este ano e o primeiro Gripen F (dois lugares) deve ser apresentado em 2021.

Os caças Gripen E/F da FAB ficarão baseados na Ala 2 em Anápolis (GO), junto ao 1º Grupo de Defesa Aérea ‘Jaguar’, onde também ficarão baseados os primeiros KC-390 que operarão junto ao 1º GTT.

O Brasil adquiriu 36 caças Gripen E/F que serão entregues entre 2019 e 2024.

Anúncios

37 COMENTÁRIOS

      • DEPENDE camarada se a afirmativa inclui ou não os 8 Gripen F (não precisa o /BR porque não tem sueco).
        MINHA aposta é que 2027 só inclui os Gripen E/BR…
        A dependência do projeto Gripen F (muito maior político-financeira DESTE governo messionaro brasileiro) me faz duvidar seriamente que ele conseguirá chegar incólume a seu termo final.
        Ou no mínimo demorará muito mais tempo ou não chegará aos 8 inicialmente previstos finalizando em menos unidades que as previstas pelo ciclo de dificuldades que estamos vivendo no governo federal do Posto Ipiranga Mitológico…
        TOMARA que eu esteja enganado…