O Gripen E “FAB4100” visto na fábrica da Saab em Linkoping.

O primeiro caça JAS39 Gripen E da Força Aérea Brasileira, designado F-39, foi fotografado nesta semana na fábrica da Saab em Linköping. A aeronave foi vista durante uma visita da equipe de jornalismo do canal de TV Globo.

A fabricação do Gripen E/F será destaque em uma reportagem do programa Fantástico que vai ao ar neste dia 18 de agosto. Na foto é possível ver a matrícula 4100 na lateral, bem como a inscrição “Força Aérea Brasileira”.

A aeronave será apresentada oficialmente no próximo dia 10 de setembro, evento este que contará com a presença da imprensa e de convidados. O Cavok estará presente e trará toda cobertura aos seus leitores.

A aeronave está atualmente passando por instalação de aviônicos, unidades de força auxiliar, motor e radar.

O primeiro jato Gripen E brasileiro deve voar ainda este ano e o primeiro Gripen F (dois lugares) deve ser apresentado em 2021.

Os caças Gripen E/F da FAB ficarão baseados na Ala 2 em Anápolis (GO), junto ao 1º Grupo de Defesa Aérea ‘Jaguar’, onde também ficarão baseados os primeiros KC-390 que operarão junto ao 1º GTT.

O Brasil adquiriu 36 caças Gripen E/F que serão entregues entre 2019 e 2024.

Anúncios

37 COMENTÁRIOS

    • Não vai ficar,mas,tb n será encomendado tao cedo…Brasil ta comecando a sair da lama.

      • Concordo, mas não precisa demorar, é só comprar de lotes de menores, de 6×6 ou 12×12, que o intervalo entre uma compra e outra pode diminuir!

        • Produção em cadeia fica mais barato…mas,por mim poderia era tacar 300 aqui de uma vez.

      • Muito ao contrário… inclusive os indicadores econômicos dão indícios da possibilidade real de recessão em escala mundial. Papeis de longo prazo americanos rendendo menos que os de curto prazo (indicando que investidores estão desconfiados dos EUA), China crescendo menos, Alemanha com retração industrial e por aí vai…

      • ahahah, você ta parecendo secretário do governo que diz que a economia começou a mostrar recuperação, mas a matéria seguinte do noticiário mostra que estamos de volta a recessão.

  1. Segue o mockup e depois entragmos o IRST em um kit da Ikea pra vcs montarem kkkkkkkkk. Isso ai parece brinquedo de parque de diversão.

    • Plug and play, modularidade… Uma das maiores características do projeto.
      Isso já foi tão falado….

      • Vc quer dizer que o IRST pode ser instalado como um tanque de combustível externo? :O porque será que o Rafale, Typhoon, e o Su30 nunca pensaram nisso? kkkkkkkkkkk o pessoal insiste em se iludir. A aeronave é tão pequena e próxima ao solo que o piloto pode pular para dentro da aeronave sem auxilio de escadas.

        • Se foram projetados para isso é só "espetar" como uma placa num PC.

          • Isso, bem isso. O IRST virou um app de celular kkkkk, quase não tem peso e não necessita de integração, cable harness, nada disso. Simples igual a um cartucho do atari. O que foi contratado e o que será entregue pelos 150.000.000,00 de dolares americanos por cada destas unidades de LIFT? Tem cara pensando que essa porcaria supera o F-35, só pacheco mesmo pra acreditar neste conto do COPAC. E a Zelotes, como está a investigação da corrupção na escolha desta porcaria?

            • Nossa é mesmo..
              Vamos avisar a SAAB, eles devem ter esquecido esses detalhes importantes.
              Bem observado garoto atari prodígio da engenharia.
              Cada uma…

              Quanto a zelotes, desculpe não trabalho na PF.
              Pesquisa aí, depois explica qual a relação com o desempenho do avião..

        • Entendi… Comentário de torcida.. kkkk

          Para torcedor não adianta explicar nem desenhando mesmo…

          Segue o baile..

          • Pode desenahr o IRST no seu aviãozinho de papel que quase não lembra o JAS-39 de tão revolucionário e inivador. Desenhe atrás da porta do seu quarto ao lado da Lamborghini Contauch.

        • Eu vi a tal modularidade numa tal kombeta br, falaram que todas teriam KITS, os "apêndices" FLIR, chaff, e etc, mas nos fim ficou claro que nao tinha mesmo, so o preço foi completo, mas a kombe não ahah

  2. Enquanto o mundo leva asserio a sua segurança, o Brasil fica brincando com equipamentos de segunda!!!
    O Reino Unido usa o Gripen para treinamento, enquanto a Suécia entro em um desenvolvimento de um cassa Europeu mais capaz!!!

    • Ele vai ser apresentado na Suécia dia 10 de Setembro e a partir daí fará muitos testes ainda.

  3. Que maravilha, tá virando realidade …
    Mas eu preferia em 1º lugar a camuflagem do Mirage 2000 da FAB, azul e cinza e em 2º lugar o padrão verde e cinza atual da FAB.

      • Se fosse SÓ o Lula e não tivesse Brigadeiro nipônico e sua turma seria Rafale e estariam TODOS VOANDO à dois ou três ANOS atrás…

  4. Que legal!! Agora só falta esperar mais dois anos!!
    Pergunta: – Alguém sabe se o avião consegue voar Supercruise?
    O Demo de 2009 (versão bem mais leve que a atual) deu um pouco menos de 1.1Mach liso e na banguela. Essa capacidade estava no contrato?

    • Falam que tem Supercruise, isso se mach 1.1 ou 1.2 podem ser considerados assim.

      • Pelo visto é o famoso "Tem, mas tá em falta!" – espero que testes futuros demonstrem esta capacidade que foi tão promovida pela SAAB e pela FAB.

  5. Finalmente O Gripen NG está virando realidade. Podem falar o que quiser mas será um dos melhores caças 4G da atualidade. Como o texto diz a aeronave ainda está recebendo os avionicos, radar, motor, então muito ainda não é possível se ver na foto. O IRST no Gripen E fica na parte superior do nariz próximo ao canopy. Sds.

  6. As entregas só serão concluídas em 2027 e não em 2024 como diz a matéria

  7. Que serão entregues entre 2019 e 2024??? Oi?????????? Nada será entregue em 2019, F-39 voando aqui só em 2021!

      • DEPENDE camarada se a afirmativa inclui ou não os 8 Gripen F (não precisa o /BR porque não tem sueco).
        MINHA aposta é que 2027 só inclui os Gripen E/BR…
        A dependência do projeto Gripen F (muito maior político-financeira DESTE governo messionaro brasileiro) me faz duvidar seriamente que ele conseguirá chegar incólume a seu termo final.
        Ou no mínimo demorará muito mais tempo ou não chegará aos 8 inicialmente previstos finalizando em menos unidades que as previstas pelo ciclo de dificuldades que estamos vivendo no governo federal do Posto Ipiranga Mitológico…
        TOMARA que eu esteja enganado…

  8. Eu já queria era uns 60 F-16V… sem a falida transferencia de tecnologia. Já estariam voando no 7 de setembro.

Comments are closed.