O primeiro helicóptero MH-60R da Marinha Real Saudita chega na Estação Naval de Mayport, onde iniciará o treinamento de pilotos e mantenedores sauditas. (Foto: U.S. Navy)

O primeiro de vários helicópteros MH-60R Seahawk comprados pela Marinha Real da Arábia Saudita chegou a Estação Naval de Mayport, no dia 2 de outubro de 2018. Os helicópteros fazem parte de um programa de treinamento para pilotos e tripulação sauditas que deve durar pelos próximos três anos.

“Este é um dia emocionante!”, Disse o tenente comandante Ryan Miller, o oficial de treinamento para o Esquadrão de Ataque Marítimo (HSM) 40 “Airwolves”. “Este é o primeiro de uma série de cinco aeronaves que se juntarão em Mayport no HSM 40.”

O HSM 40, um esquadrão de helicópteros baseado em Mayport, desempenha um papel imperativo no treinamento de oficiais e tripulantes da Marinha Real Saudita.

“Somos responsáveis ??por fornecer o treinamento que o escritório de vendas militares estrangeiras (FMS) contratou com o Reino da Arábia Saudita”, disse Miller. “[Estaremos fornecendo o treinamento] para seus mais de 250 pilotos, tripulação e mantenedores”.

O destacamento saudita estava animado por receber sua nova aeronave.

“Esperamos por este momento há muito tempo”, disse o tenente-comandante Mazin Alshahrani, o oficial encarregado do destacamento saudita. “Agradecemos a nossa parceria com a Marinha dos EUA e especialmente com o esquadrão HSM 40.”

O helicóptero MH-60R que a Marinha Real Saudita recebeu é um dos helicópteros mais avançados do mundo e é capaz de uma infinidade de missões.

“Este helicóptero é realmente um divisor de águas”, disse Alshahrani. “É o topo da linha e um dos melhores helicópteros que o governo saudita fornecerá à nossa marinha e será o principal helicóptero da nossa frota.”

Uma vez que o destacamento esteja totalmente treinado, dez aeronaves, incluindo cinco em Mayport, serão enviadas para a Arábia Saudita, onde um novo esquadrão será colocado na ativa.

“O Reino da Arábia Saudita comprou 10 helicópteros MH-60R”, disse Miller. “Cinco desses helicópteros ficarão baseados em Mayport pelos próximos três anos. [Este] é o primeiro desses helicópteros. Esperamos mais um por mês nos próximos quatro meses. As cinco aeronaves restantes permanecerão nos Estados Unidos até que todas as aeronaves restantes estejam prontas para serem embarcadas de volta à Arábia Saudita para se unirem à frota da Marinha Real Saudita.”

A adição da aeronave e o treinamento do pessoal naval saudita é um passo para promover a segurança global na área de operações da Quinta Frota dos EUA.

“Este é um grande marco para nós na parceria”, disse Miller. “Estamos ansiosos para fornecer a mais alta qualidade de treinamento para o Reino Saudita. Quando o programa de treinamento estiver concluído em cerca de três anos, esperamos enviar todas as aeronaves e o pessoal de volta para casa e fortalecer o relacionamento que ambas as nações têm com relação à segurança global.

SEM COMENTÁRIOS