O primeiro helicóptero ICH-47F do Exército Italiano durante o voo inaugural em Vergiate, Itália. (Foto: AgustaWestland)
O primeiro helicóptero ICH-47F do Exército Italiano durante o voo inaugural em Vergiate, Itália. (Foto: AgustaWestland)

A AgustaWestland anunciou que o primeiro ICH-47F Chinook para o Exército italiano realizou com sucesso seu primeiro voo no dia 24 de junho, em Vergiate, na Itália. A aeronave permaneceu no ar por 15 minutos, executando como esperado, enquanto realizava os testes básicos de manuseio e principais verificações de sistemas.

Este ICH-47F Chinook é o primeiro de uma encomenda de 16 unidades com mais quatro opções colocadas pela Agência de Aquisição do Ministério de Defesa Italiana (ARMAEREO). O contrato inclui também um serviço de apoio logístico de cinco anos. A entrega da primeira aeronave está prevista para o início de 2014, com as entregas finais em 2017.

Os ICH-47Fs serão operados pelo 1º Regimento de Aviação do Exército Italiano, “Antares”, baseada em Viterbo e eles vão substituir os 40 CH-47C Chinook que estiveram em serviço desde 1973.

Sob um acordo industrial conjunta com a Boeing Company, a AgustaWestland é a contratante principal para o programa ICH-47F italiano, responsável pela integração de sistemas, montagem e a entrega final das aeronaves para o Exército italiano. Além disso, a AgustaWestland também está sendo qualificada pela Boeing para produzir todos os sistemas de acionamento. A Boeing constrói a fuselagem em sua fábrica de helicópteros em Ridley Park, PA. A montagem final é feita na fábrica da AgustaWestland de Vergiate, no norte da Itália.

Alessandro Parrini, vice-presidente da Unidade de Negócios junto ao Governo italiano com a AgustaWestland, disse: “Este é um momento emocionante para nós e nossos clientes. O exército italiano em breve vai voar a mais recente variante da comprovada plataforma de carga pesada que vai oferecer novas capacidades. Este voo inaugural confirma que a parceria estratégica entre a empresa e o serviço é de fornecer uma contribuição significativa para a modernização da frota de helicópteros do exército italiano.”

A versão personalizada do ICH-47F incorpora um sistema de comunicações seguras com auto-proteção e um sistema avançado de datalink. Esta nova variante ICH-47F Chinook tem um peso máximo de 23 toneladas, e é equipado com dois motores T55-GA-714A Honeywell, dando-lhe uma excelente capacidade “hot and high” e é adequado para todas as condições atmosféricas.

A missão tática primária da aeronave ICH-47F é fornecer transporte aéreo para equipamentos e tropas. A carga pode ser acomodada internamente e externamente utilizando o sistema de gancho de carga da aeronave. A capacidade de carga, o longo alcance e a alta velocidade de cruzeiro do helicóptero tornam ele um recurso único para atender às necessidades do Exército italiano e, adicionalmente, poderá desempenhar as funções de apoio especiais, de socorro e de combate a incêndios.

Dentre os acordos industriais conjuntos entre a AgustaWestland e a Boeing também inclui um acordo de licenciamento que permite que a AgustaWestland possa comercializar, vender e produzir esses “Chinook” para outros países.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Que esquisito: ICH-47F.

    Por que não CH-47FI ou F-I?

    Mais uma daquelas opções malucas, do tipo KF-16C em vez de F-16CK..

Comments are closed.