csm DA50 RetractGear FirstFlight 1 9dd10da9e8 - Primeiro voo da aeronave Diamond Aircraft DA50 com trem de pouso retrátil
Aeronave DA50 com trem de pouso retrátil durante o primeiro voo, realizado na Áustria. (Foto: Diamond Aircraft)

No dia 28 de outubro de 2019, o monomotor DA50 de 5 lugares da Diamond Aircraft, equipado com o motor Continental CD-300, fez seu primeiro voo com trem de pouso retrátil.

O voo, pilotado por Sören Pedersen e Niko Daroussis, foi o mais recente avanço na aeronave apresentada em abril de 2019, na AERO Friedrichshafen quando a Diamond Aircraft anunciou mudanças no programa DA50, incluindo um novo conceito de motor com o Continental CD-300 de 300 hp e o trem de pouso retrátil.

Sören Pedersen, chefe do teste de voo da Diamond Aircraft Austria: “O primeiro voo foi realizado pela tripulação conforme planejado e todos os sistemas funcionaram conforme o esperado. Como todos os novos elementos já são conhecidos de outras aeronaves da família de aeronaves Diamond, o DA50 causou uma impressão muito madura desde a primeira decolagem. Um primeiro ponto de teste de desempenho de cruzeiro mostrou que a expectativa poderia ser atendida facilmente. O DA50 mostrou uma boa agilidade e um comportamento “fácil de pilotar”, o que significa que as qualidades de manuseio foram muito satisfatórias na primeira impressão.”

Originalmente, o DA50 deveria ser oferecido como uma aeronave de trem de pouso fixo movido por um motor turoboélice Safran, com uma possível configuração de sete lugares.

csm DA50 CD300 Var B 0504 2019 HA ROT METALLIC KORR 9cf8140538 1442x840 - Primeiro voo da aeronave Diamond Aircraft DA50 com trem de pouso retrátil
A aeronave DA50 com trem de pouso retrátil e motor a diesel CD-300 foi apresentado em abril de 2019.

“Combinar o mecanismo CD-300 Jet-A com a nova aeronave DA50 da Diamond Aircraft Industries é uma releitura do relacionamento que criou a bem-sucedida aeronave original com motor a pistão Jet-A”, disse Rhett Ross, Presidente e CEO da Continental Aerospace Technologies na hora em que o projeto foi anunciado.

O CD-300 é o terceiro motor da linha de motores a pistão da Continental alimentados com combustível Jet-A. O motor produz 300 hp com um fluxo de combustível de 35 litros por hora a 2300 rpm. O motor foi projetado especificamente para fornecer potência a aeronaves de luxo de alto desempenho e movidas a pistão.

O DA50 todo em fibra de carbono, com uma cabine luxuosa extra grande e excelente carga útil, é ideal para pilotos de pistão único que precisam de mais assentos e espaço e para operadores de fretamento que buscam uma alternativa de baixo custo.

A Diamond Aircraft está buscando a certificação básica da Agência de Segurança da Aviação da União Européia (EASA) para a versão de 5 lugares equipada com motor CD-300 e equipamento retrátil no verão de 2020.

Anúncios