O segundo protótipo do KC-390 fez seus primeiros contatos “secos” com um KC-130M da FAB. (Foto: MDM Fotografias)

Imagens que correm nas redes sociais mostram o que seriam os primeiros testes de reabastecimento em voo do KC-390 como aeronave receptora. Os primeiros testes do tipo foram realizados entre os dias 22 e 24 de maio com o apoio de um KC-130M da Força Aérea Brasileira como aeronave reabastecedora.

Nos testes foi utilizado o segundo protótipo do Embraer KC-390 (prefixo PT-ZNJ) que fez vários contatos secos com o KC-130M (FAB 2462). Os testes faziam parte de um fase mais ampla de avaliação da aeronave KC-390 que ocorreu desde o dia 21 de maio até o dia 1º de junho na Ala 11 junto ao Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro. O primeiro KC-390 será entregue para FAB ainda este mês.

O PT-ZNJ sendo reabastecido pelo “Barão 62″no litoral sul do Rio de Janeiro. (Foto: MDM Fotografias)

Os voos foram realizados no litoral sul do Rio de Janeiro e as duas aeronaves envolvidas nos testes foram acompanhadas em voo por um Phenom 100 que possivelmente foi usado para registrar todo teste.

Nas imagens não é possível ver se houve o contato entre as duas aeronaves. A aeronave KC-390 pode reabastecer em voo outras aeronaves e também ser reabastecida com sua sonda na parte da frente.

Os testes realizados no Rio de Janeiro foram os primeiros do tipo realizado pelo novo KC-390 que será integrado primeiramente no 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), baseado na Ala 2, em Anápolis, Goiás. A FAB receberá 28 aeronaves KC-390.

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12 COMENTÁRIOS

  1. Quando perguntarem o quão grande é o meu país eu direi que um reabastecedor (dependendo da configuração do kc) tem que ser reabastecido.

    • Ou que quem mora em Natal, está mais perto de Dacar no Senegal do que de Rio Branco no Acre.

      • Boa analogia, nunca tinha pensado nisso. É até engraçado.

    • E quem mora em Roraima está mais perto de Miami do que do de Porto Alegre.

  2. O contrário também deve ter sido ou será feito né? O KC-390 reabastecendo o KC-130…
    Também seria interessante ver ele reabastecendo um KC-767 e recebendo combustível do mesmo.

  3. Lindo projeto, espero que dê tudo certo e que entregue aquilo para o qual foi desenvolvido.

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