A Ucrânia está pensando em desistir do projeto do avião de transporte An-70. (Foto: MAKS)

O jornal ucraniano Nezavisimaya Gazeta reportou que o Ministério de Defesa da Ucrânia está pensando em segurar o investimento no projeto da aeronave de transporte Antonov An-70 que é projetada em conjunto com a Rússia.

A Antonov alega que o An-70 é uma nova geração de aeronave de transporte militar tática média e que possui capacidade de decolagem em pistas curtas, mas a aeronave está em desenvolvimento desde 1984. Um acidente com o protótipo em 1995 e problemas com o projeto dos novos motores turbohélices D-27 atrasaram seu desenvolvimento por anos; em 2006 a Rússia pulou fora do projeto mas retornou em 2008 numa parceria 50:50 com a Ucrânia.

Agora o governo da Ucrânia disse que não pode bancar a continuação do desenvolvimento e que também aguarda para decidir sobre o investimento de outros programas com a Rússia, tal como o projeto de modernização dos helicópteros Mi-24 Hind.

A Força Aérea da Ucrânia possui apenas duas aeronaves An-70s encomendadas, enquanto a Força Aérea da Rússia tinha interesse em 40. No entanto, os chefes militares russos consideram que a aeronave já esteja ultrapassada e que preferem modernizar uma versão do An-124 Condor no lugar do An-70. O comitê intergovernamental da Rússia-Ucrânia deve decidir o destino do An-70 em breve.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. O projeto é interessante, uma pena que está sendo mal gerenciado e mal planejado.

    Até mais!!!

Comments are closed.