O terceiro protótipo do SH9 da empresa suíça Kopter.

Após seu primeiro voo em 22 de novembro de 2018, o terceiro protótipo (P3) do SH09 da Kopter completou mais de 50 horas de testes nas instalações da empresa em Mollis, Suíça, onde foi produzido e atualmente é suportado.

A aeronave subiu para 5.000 pés e atingiu uma velocidade de 126 kts, enquanto realizava uma série de manobras, como curvas, auto-rotações e perfis de decolagem e pouso em campo curto.

O Diretor Técnico da Kopter e Chefe de Operações de Voo, Michele Riccobono, comentou: “a equipe está muito satisfeita com os resultados desta fase de teste de voo. A aeronave se comportou como esperado, confirmando as premissas iniciais de design do conceito SH09. Estamos ansiosos para prosseguir com o programa de testes de voo na Sicília, a fim de completar a otimização final de nossas aeronaves e travar a configuração para o certificado de tipo de linha de base”.

O P3 está se preparando para se juntar à sua nova base de testes de voo em Pozzallo, Província de Ragusa, na Sicília, onde realizará uma campanha intensiva de testes de voo para abrir significativamente o envelope de voo do helicóptero, confirmando o desempenho da aeronave para entrega aos clientes.

A equipe da Kopter está finalizando o projeto da aeronave Pré-Série 4 (PS4), que incorpora otimizações derivadas das operações do P3.

Paralelamente aos voos do P3, o projeto do PS4 está sendo finalizado, com seu conjunto pronto para começar os voos nos próximos meses. Uma evolução importante é a cabine ampliada do PS4, que permite transportar mais um passageiro, ou seja, até 8 passageiros além do piloto, resultante do novo design do sistema de tanque de combustível. Os recursos de carga útil do SH09 foram confirmados, enquanto o peso máximo de decolagem foi aumentado para 2.850 kg (3.000 kg para cargas externas).

Os três protótipos de voo do SH9 da Kopter.

Uma vez concluído, o PS4 se juntará às atividades de teste de voo do P3 na Sicília contribuindo para alcançar a Certificação de Tipo. Essencialmente, ele será empregado para desenvolver as diferentes configurações de missão do SH09, testando aviônicos, interiores de cabine e equipamentos opcionais que estarão disponíveis para os clientes.

Uma aeronave adicional, a Pré-Série 5 (PS5) será adicionada à frota de teste para cobrir especificamente a extensão do envelope de voo para as condições de altas altitude e temperaturas bem como em baixas temperaturas.

SEM COMENTÁRIOS