Com uma frota 16 777F, a Qatar Cargo deseja começar em breve a substituição pelos modelos novos, se a Boeing lançar a versão de carga do 777X.

O presidente-executivo da Qatar Airways, Akbar Al-Baker, disse que sua empresa está disposta a ser a primeira cliente da versão cargueira do 777X se a Boeing decidir produzi-la.

O executivo-chefe do Qatar disse que alguns de seus cargueiros na frota terão cerca de dez anos de idade até 2025, e espera que a Boeing lance uma versão de carga do 777X para substituí-los.

“Espero que a Boeing faça o que o cliente quer, por isso terá cargueiros mais eficientes. Também gostaríamos de ser o cliente de lançamento, por causa da confiança que temos na Boeing”, disse Al-Baker.

A declaração de Al Baker veio depois que o executivo-chefe anunciou o compromisso de encomenda de sua empresa para cinco Boeings 777F.

A filial de carga da transportadora do Catar atualmente opera 16 cargueiros Boeing 777F.

“A progressão natural da família é … ter uma linha de produção que tem três modelos – o -8, o -9 e alguma forma do cargueiro”, disse Ihssane Mounir, vice-presidente sênior de vendas comerciais e de marketing da Boeing.

Mounir também disse que eles já estavam conversando com seus clientes do 777F sobre uma possível data de lançamento do cargueiro 777X.

A Boeing estava planejando realizar o primeiro voo do 777-9 no final deste mês, mas o fabricante teve que atrasá-lo devido a uma peça defeituosa descoberta nos motores GE9X da aeronave.

Se tudo correr como planejado, as primeiras entregas começarão em 2020, e então a Boeing se concentrará na certificação do modelo menor 777-8.

A Boeing prevê que o mercado exigirá 1.040 cargueiros do tamanho do 777 nos próximos 20 anos.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS