Um E-2D Hawkeye do Carrier Early Warning Squadron (VAW) 121 “Bluetails” realiza uma aterrissagem no deck de voo do porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN 72). (Foto: U.S. Navy / Mass Communication Specialist 3rd Class Amber Smalley)

Um avião E-2D Hawkeye não conseguiu enganchar no cabo enquanto tentava pousar em um porta-aviões no início deste mês e danificou quatro aeronaves no convés durante o processo, confirmaram oficiais da Marinha dos EUA nesta semana.

O incidente ocorreu por volta das 19h40 do dia 9 de agosto, no porta-aviões USS Abraham Lincoln enquanto navegava pelo Mar da Arábia, de acordo com o porta-voz da 5ª Frota dos EUA, comandante da frota Joshua Frey.

Registros da Marinha indicam que a aeronave teve um “bolter”, onde um avião tenta uma aterrissagem enganchada no porta-aviões mas não consegue prender o cabo e parar, forçando o piloto a decolar novamente em plena aceleração, realizar um novo circuito e tentar outro pouso.

O avião “fez um leve contato” com duas aeronaves no convés e detritos do impacto atingiram outro par de aviões “causando danos menores”, disse Frey.

O Hawkeye pousou em segurança em outro local e Frey disse que ninguém ficou ferido.

“Todas as aeronaves envolvidas estão sendo reparadas para devolver as aeronaves à prontidão da missão”, disse ele.

Citando a investigação em andamento, Frey se recusou a explicar onde os Hawkeye eventualmente pousou ou outros detalhes sobre o acidente, exceto ao informar que os outros aviões danificados eram F/A-18E/F Super Hornets.

A Marinha classificou o incidente como um acidente de “Classe A”, que envolve danos de propriedade de US$ 2 milhões ou mais.

É o oitavo acidente de aviação Classe A desde que o ano fiscal federal começou em 1º de outubro.

Conhecido pelo grande radar acima de sua fuselagem, o Hawkeye é o serviço de gerenciamento de batalha do serviço marítimo e de alerta antecipado aéreo, comando e controle de aeronaves.

O Grupo de Ataque Abraham Lincoln chegou à região em maio durante as crescentes tensões com o Irã.


Fonte: Navy Times

Anúncios

3 COMENTÁRIOS