Um caça francês Rafale visto pela parte traseira de um C-135 de reabastecimento em voo no dia 11 de março, durante operação militar da OTAN sobre a Líbia. (Foto: AFP)

De acordo com a reportagem do Deccan Chronicle dessa sexta-feira, a longa espera para escolha dos finalistas do programa MMRCA da Força Aérea da Índia finalmente chegou com a escolha dos caças Rafale e Typhoon baseando-se nos fatores de tecnologias disponíveis e equipamentos oferecidos. E o caça francês Rafale sai como favorito para vencer o multibilionário contrato indiano.

Depois da análise de mais de 630 quesitos técnicos descritas na Requisição para Propostas emitida pelo Ministério de Defesa da Índia, os dois caças europeus Rafale e Typhoon ficaram melhores colocados frente aos caças F/A-18 Super Hornet e F-16IN dos EUA, MiG-35 da Rússia, e JAS-39 Gripen da Suécia.

Os caças Rafale e Typhoon conseguiram atender quase 100% dos quesitos, enquanto os outros caças apresentaram limitações em desempenho ou referente a futuros upgrades.

“O caça Rafale possui números melhores comparados ao Typhoon quanto a desempenho e poderá ser mais facilmente adaptado na Força Aérea da Índia tanto em logística como operacionalmente, pois possui semelhanças de utilização com os caças Mirage 2000 amplamente utilizados pelos nossos militares durante o conflito de Kargil, em 1999. O governo francês também autorizou a transferência de tecnologia, incluindo do radar AESA (antenas de varredura eletrônicamente ativa) “, conforme fontes da Força Aérea da Índia disseram ao Deccan Chronicle.

Soma-se a isso a oferta embutida feita pela a Dassault Aviation relativo ao projeto de US$ 1,5 bilhão para modernizar os 52 jatos Mirage 2000, que seria feito sem custos caso o Rafale for o escolhido.

Segundo o Deccan, ainda surgem dúvidas quanto a escolha dos dois caças teoricamente mais caros dentre todas propostas, segundo o preço unitário dos modelos Rafale e Typhoon. Além do mais o radar AESA do Eurofighter ainda está em desenvolvimento, com apenas os dois caças norte americanos tendo radares AESA 100% operacionais

Previsto para metade de 2012, a assinatura do esperado contrato de mais de US$ 10 bilhões, deverá ainda passar pela aprovação e confirmação dos valores oferecidos pelas duas empresas.

O Ministério de Defesa da Índia ainda não divulgou nota oficial sobre a escolha dos dois finalistas.

156 COMENTÁRIOS

  1. Bom, se o Rafale ganhar na Índia, o melhor que a Dilma tem a fazer é pedir à França o recálculo do custo, que poderá ser reduzido com as novas encomendas indianas. E para reduzir mais, aproveitar e tirar o NJ.

    • Melhor deixar o NJ no lugar dele, os comandantes e os técnicos se sentem bem com o NJ ali onde está, e mudar agora poderia gerar muitos atritos… e os méritos do NJ também vão reconhecidos, foi um dos melhores, senão melhor ministro da defesa do Brasil.

  2. A midia norte-americanizada sempre detonou como de prache o Rafale e seus demais concorrentes. A única forma de mostrar a capacidade desse vetor, foi colocando ele em combate real. Não foi a toa que entraram com tudo antes dos misseis cruzeiros Norte Americanos na Libia.

    De qualquer forma, o Rafale é o grande favorito, só pelo fato de terem embutido na proposta a atualização dos 52 Mirages 2000 Indianos que ainda tem um bom tempo de vida para voar.

    • Verdade, moderniza os Mirage, e la na India o M-2000 é uma aeronave de ataque, mesmo porque a Índia tem outros modelos para o combate aéreo, mas mesmo assim os indianos também treinam com os M-2000 para o combate aéreo direto onde os Mirage mostram do que são capazes, pois seria estúpido treinar os pilotos para utilizar um caça para uma coisa so!! E assim os indianos sabem bem do que o M-2000 é capaz, e o ADORAM!!

      Interessante que tem gente por ai dizendo que os indianos são anti-americanos… hahaha, agora basta não comprar dos Yankees pra ser anti, isso sim demonstra que para alguns amantes da dita "Democracia", fazer esse tipo de julgamento é ser Anti-democrático no sentido de não respeitar as escolhas alheias e pregar o ódio gratuitamente!!

  3. Amigos, sugiro leitura de uma matéria do PA… do Poggio, e sua "análise" sobre o provável escolhido no MMRCA… na minha opinião parece que ainda tem gente que tenta tapar o sol com a peneira para "amenizar" o estrago que o Rafale, solitário e pejorado representante francês, que um dia foi "desclassificado" do MMRCA (pelas "boquinhas" de algunsTroladores claro), no MMRCA, fez com os "queridinhos" da America! srsrsrrs

    Ele esqueceu de citar o fato do radar AESA do Rafale, tão ovacionado no SH, mas que estando presente, já no ano que vem, nas novas células, colocaria o Rafale em superiororidade "franca" rsrsrs, sobre o Typhoon, em um ítem importantíssimo para os indianos, este fato do AESA do Rafale nem é considerado… (mas para falar do radar da selex para o NG, o Raven, é muito rápido)… esquece ainda de mencionar o Rafale Naval, mesmo que sabendo-se hoje, que a India não poderia dispor de meios para operar o Rafale no âmbito naval… mas e amanhã?

    Continuam tratando o sistema de defesa do Rafale, o Spectra, que integra todos os sistemas IR, EM e ópticos do caça de forma moderna e, pq não revolucionária, coisa que só o F-35 contará (superior sim, mas é um caça de 5ª geração e ainda não está operacional) como se este sistema não existisse, que o franceses fizeram isso só para ludibriar os compradores… na minha opinião uma leviandade as custas da desinformação e sonegação de fatos!

    A Capacidade, agora plena, do Rafale em ataques ar-terra!? claro que esqueceria…e das, criticadas, bombas AASM que acertaram alvos em movimento lá na Libia?

    E sobre o Rafale ser genuinamente de um só país, sua negociação seria mais simples e "fechada"…

    Engraçado que ele esquece destes "detalhes", para colocar o Typhoon no mesmo patamar de desenvolvimento do Rafale… me parece que o "ranço" anti francês continua… pq será isso?

    Quero dar risada do comparativo entre os europeus no MMRCA… vão tirar lebres do chapéu para enaltecer o Typhoon! podem escrever!
    vai vir o ZE falando de escala? rsrsrs

    o que vcs acham? estou vendo coisas? rsrsrsrs

    • Chicão, com todo o repeito que vc sabe que tenho por vc, acho que vc devia deixar um pouco esse PA de lado….

      Acho que vc sabe que entendo mais do que ninguém o inconformismo que alguns possuem pela linha daquele veículo. Já discutimos muitas vezes sobre isso.

      No entanto essa "mania" de citar, indicar e sugerir que os leitores e participantes do Cavok verifiquem ou comparem o que está postado por lá em nada contribui para esse espaço. Muito pelo contrário.

      Acho que o amigo, inconcientemente talvez, esteja apenas fazendo propaganda de quem não merece. Afinal vc sabe, mais do que muitos daqui, que tal espaço se tornou uma "clubinho" que tem interesses próprios e faz algum tempo que não pode ser considerado uma referência para qualquer um que queira discutir o tema de forma imparcial ou democrática. Mas isso é um problema deles…

      Vc sabe, mais do que ninguém, que algumas figurinhas carimbadas de lá batem ponto por aqui também. Dessa forma tentam a todo momento "poluir" o Cavok com suas posições e, principalmente, com suas táticas. Mas como o inverso não acontece, temos aqui o problema de lidar com mentiras constantemente postadas e que visam apenas tumultuar o espaço do Cavok. E vc sabe disso, não sabe?

      Aí, com essa "propaganda" que vc e outros acabam fazendo, alguns leitores do Cavok acabam dando audiência para quem não merece….E não creio que isso seja benéfico para o Cavok e para ninguém a não ser o próprio "clubinho".

      Espero que entenda meu comentário e saiba que estou apenas escrevendo o que sinto após muitas discussões, inclusive com vc….

      Um abraço e espero que entenda o sentido desse meu pedido….

      • Já que tu preferiu não me mandar um e-mail, para me "alertar" com o que tu "pensa" sobre este assunto, vou escrever aqui, também, o que penso e espero… sem problemas? espero que sim…

        Tu achas Mauro? e se eu te disser que o que faço é justamente "alertar" os leitores! ou tu acha que a maioria aqui, principalmente os da "antiga", deixam de ler o PA? acredito que isso faz parte da subsistência do formato dos blogs… a interatividade dos comentaristas "blogais" dos mesmos assuntos… polêmica é o tempero! estou apenas buscando "sacudir"…, para daí surtir o impulso, e as pessoas "soltarem" os dedos e escreverem! tu gostaria que "aqui", o Cavok, se transformasse num "compadreplace", com todos cantando a mesma música? se um dia isso acontecer, se "esvaziará" como tanque de carro a álcool… rapidinho…

        Com os "comentários" maniáticos, que tu achas impertinente, estou conseguindo chamar atenção e trazer pessoas da "oposição" a comentar "aqui", com entendimento um pouco diferente de mim/nós, – (e não são as "carimbadas" que me interessam não) – que são de uma linha elegante de "colocar" as coisas, são bem informados sobre o "mundo" tb, e isso só soma ao blog!… desculpe mas vou lembrar ao amigo que não tenho formação acadêmica, necessito de informações de todos os veios… sou assim…

        quem me conhece sabe que preciso de polêmica! mas sei separar as coisas! nunca insultei ninguém em qualquer blog, que não tenha feito isso comigo antes, se o camarada não sabe lidar com uma discussão, sinto muito! acho que o Cavok perderá se fincar o pé em ser muito "polido" vai ficar parecendo soberba! mas até agora o Fernando tem sido um "maestro" perfeito!!!!!!!!!! por isso sou fã do cara!

        Sinto muito que pensemos um pouco diferente sobre isso… mas é a vida!

        já, te parafraseando…

        Um abraço e espero que entenda o sentido destes meus comentários….

        • Chicão, só não te falei por e-mail para deixar claro que aqui no Cavok não fazemos nada às escondidas, ao contrário de outros lugares….entendeu?

          E quem sou eu prá alertar vc de alguma coisa….gaúcho já é alerta por natureza….dizem que já nascem assim….rs

          Entendo seu ponto de vista mas espero que entenda o pq de eu não concordar com essa forma….

          Só acho o que te falei, que acabamos dando audiência para quem não merece. Pois quando era do interesse de alguns de lá nós dávamos audiência, e muita, e quando interesses se fizeram maiores fomos todos tratados da forma mais indelicada possível. Alguns mais, outros menos, mas muitas pessoas de bem foram "rifadas" e extremamente mal tratadas pelas mesmas pessoas que algum tempo antes batiam nas costas e pediam colaboração ($$$$)

          Minha única preocupação é deixar claro que o Cavok é agora o veículo de discussão dessas mesmas pessoas e de muitas outras que procuram um bom e saudável espaço para debates e para o recebimento de informações.

          Só isso brother….nada além disso.

          Vc sabe bem que até créditos de fotos os caras não tem a capacidade de informar de onde veio. E sabe também que já houve ameaças ao Valduga por comentários postados aqui. Então acho que é mais do que natural que esqueçamos aquele veículo. Eu, pelo menos já o fiz. Não leio nada de lá? Claro que leio. Mas já notei que absolutamente tudo de valor que sai por lá sai antes aqui.

          Só não sai as besteiras de autoria dos mesmos e quanto a isso eu digo "graças a Deus"….rs

          Como te falei antes não precisamos nos importar, pois TUDO que eles pregam por lá e nem vou entrar no mérito dos motivos, acaba sendo trazido para cá pelos mesmos 2 ou 3 trolls de sempre. E depois que esses mesmos trolls trazerem os assuntos à tona aqui podemos discutir e demonstrar a incoerência dos mesmos com a mesma facilidade de sempre. Afinal é facil demais quando se coloca numa disputa a razão contra um monte de promessas vazias. E o amigo sabe disso pois vive "quebrando" trolls por aqui.

          O que te escrevi foi uma sugestão apenas…..nada mais que isso

          Um abraço e a partir de agora nos falamos pelos canais de costume….rs

    • Concordo, quanto mais se fala, mesmo que negativamente, atira a curiosidade e se faz propaganda involuntária, "Falem mal mas falem de mim"… melhor deixar pra la um pouco!!

        • Não Chicão…o que eles fazem é muito diferente…..

          E nunca seremos iguais, GRAÇAS A DEUS!!!!….rs

      • Além do mais Francorp, falar sobre os equívocos do Poggio, não é falar mal da instituição PA…

        "lá" sei que não sou entendido, mas aqui? puts…

        vou calar minha boca… meus "dedos"…

        • Tranqüilo, eu sei do que estas falando e sei que precisas botar pra fora, eu também vou fazer isso, demonstrando provas e tudo mais la do PA e do DB, mas no dia e na hora certa… e falando assim, hoje passei o Blog do Vader em visitas, e comecei varios meses depois do dele… hehe, Obrigado, Obrigado!!

        • Chicão,

          eu penso o seguinte: em um debate é possível, quando não necessário, citar seja lá quem for como forma de argumentação e esclarecimento. E o que vc e eu fizemos me pareceu mais isso.

          neste sentido, eu entendo a posição do Mauro e do Francoorp, mas eu acho que não se trata de "propaganda" do tipo "falem mal mas falem de mim". Ao contrário. Acho que temos que elucidar/discutir no veículo internet, ao menos nos blogs que abordam um determinado assunto, as questões pertinentes a este assunto, independente da origem do blog ou da notícia.

          explico-me melhor. Se a Catanhede, por exemplo, escreve na Folha (como já escreveu sem a menor noção do que fazia) que o Gripen era o escolhido do FX2…e depois, (ao que tudo indica), vence o Rafale…é claro que na discussão do tema FX2 vou citar sim a Folha e a Catanhede. Cito para chamar a atenção de quem estiver lendo o que escrevi, do equívoco (na melhor das hipóteses) cometido por eles.

          mesma coisa em relação ao MMRCA. No Poder Aéreo (independente do que virou aquele Blog) disseminaram a idéia que os dois eurocanards estavam fora da disputa. O Galante inclusive disse que tinha, na Suécia (quando ele esteve lá visitando a SAAB), falado com um jornalista indiano que afirmava que na short list do MMRCA não teria nenhum biturbina (ou seja, nas entrelinhas dizia: Gripen vence, é claro!…certamente o jornalista indiano era o Galante deles, também conhecendo a Suécia via SAAB). E isso se disseminou de uma forma ou de outra. Pois bem, resultado da short list: dois biturbinas.

          não se trata de desqualificar o PA, pois nisso eu concordo com o Mauro. Não tem como desqualificar o que já não tem qualidade faz tempo. Trata-se de trazer para o debate aqui do Cavok os equívocos de um proceso de discussão feito na internet sobre um tema. E aqui o post é sobre o Rafale no MMRCA, ou seja, é sobre o tema que circulou com informações equivocadas espalhadas pelo Galante, Poggio e cia. Agora o Poggio e CIA serão "Eurofigther" desde criancinha evidentemente…hehe

          Creio que é assim que se amadurece um debate, sabendo separar informação de bobagem, e um espaço como o Cavok é perfeito para aprofundar essa separação, pois aqui existe liberdade de expressão sem apurrinhação.

          essa é minha visão…mas respeito profundamente os amigos Mauro e Francoorp.

          abração

          • "certamente o jornalista indiano era o Galante deles"

            kkkkkkkk desculpa, mas não tem como não rir.

          • Mas entenda Hornet que posso citar a Catanhede e a Folha como os adjetivos que eles merecem, ou seja, aquela jornalista de bosta e aquele jornalão vendido. Todos entenderão de quem e do que estaremos falando e não damos o crédito, entende?

            Quanto ao blog citado prefiro chamá-lo de blog financiado pela SAAB e quanto aos editores prefiro não perder tempo…rs

            Um abraço e reafirmo que vc continua devendo um chopps e dois pastel quando vier aqui prá capital….

    • Eu to rindo muito com a matérias e os comentários! Eles abrangem de tudo! Desde anti-americanismo, propina, lobby, compiração, desconhecimento total da IAF em relação aos preços, e outras mil coisas.

      Por que simplesmente não aceitar que foram escolhidos os 2 melhores aviões a venda?

      • qual "verdade", a tua…? seja mais específico, pois realmente não sei ao que tu estás te referindo… para eu te dar uma resposta… "João" (seria este seu "verdadeiro" nome?)

      • Parece que o incomodado com a verdade aqui é o senhor… Rafale na Final do MMRCA, Méritos de todos os tipos na Libia, e calou a boca de quase todo mundo… Quase todos como vemos!!!

  4. Agora, é muito hilário ler algumas pessoas, é muita inocência, eles devem achar que a IAF se informa pela internet e blogs de aviação. Falar que os caras não sabem o que fazem, não sabem quanto custa, não sabem o mal que estão fazendo em não baixar as calças pros EUA, mas o pior é dizer que não sabem avaliar um avião, os caras operam aviões de ponta a anos, testaram os aviões de todo jeito, so faltaram virar do avesso, e querem comparar a avaliaçã odeles com a da FAB que so deram umas voltinhas nos aviões, nesses de estilo de jornalista que so da um passeio e volta.

  5. João carlos , só disse a verdade crua e nua , verdade que é uma lâmina afiada cortando a carne dos puxa-sacos de americanos , e grupinho anti-franceses , talvez seja por isso que dizem que a verdade dói , rsrrsrrsrrsrrrsrrsrsrrrsss , e sobre meu otimismo sobre o RAFALE , tenho certeza que não vai ser em vão , os fatos não metem , o que mete é a propaganda enganosa do lixo americano , e caso aconteça o contrário , assumo o risco , e meus pêsames pela morte do super-vespão e do falcão na ÍNDIA .

    • sobre a eliminação do super hornet e f-16 eu nem comento né ozeias ( alguma vez na vida tem de ser deixada uma CHANCE PARA OS PERDEDORES, OW MELHOR O PERDEDOR =RAFALE….rsrsrsrs)…sobre propaganda enganosa, quem é DR NISSO SÃO OS SRS. FRANCESES, COM SEUS PRODUTOS MILITARES, E PIOR QUE TEM UNS OTÁRIOS QUE CAEM NA LÁBIA DELES!!!…já que vc se arrisca, tudo bem, eu prefiro aguarda, e ser mais prudente!!!..agora é esperar!!!!!!!

      • Rafale perdedor???

        Não sei quem fala mais _______ … vc ou meu porteiro metido a milico…rsssss

      • João, perdedor não é o Rafale, ele continua na briga, mas o caça de Nenhuma Geração, ah, encontramos um perdedor com o pinico na mão.

  6. O comentário do Jr. sobre os inúmeros interesses da França na Índia são os mais pontuais. Nosso FX 2 já era, os Bolchevic's do PT não vão liberar a grana.
    Aliás o Rafale não é melhor escolha, menos o JS-39 pior ainda, o F-18-SH os iankes bloqueiam a hora que quiserem. Melhor escolha seria os SU-35 com um belo pacote Off-Set e um contrato de gente grande para pelo menos 80/100 vetores, aí vcs veriam os Russos conversarem de forma mais séria.
    Agora querer comprar "um punhadinho" fica difícial, é só para constar no catálago.

    • Igual fizeram os Entreguistas do ____ antes dos Bolchevic's do __…

      NOTA DOS EDITORES: Francoorp, sinceramente sabemos que esse espaço não é o mais adequado para discussões de caráter político-partidárias. Pedimos a gentileza que evite trazer tais discussões aqui, afinal se a moda pega não daremos conta de "censurar" os comentários e todos sabem que essa não é a linha do Cavok. Agradecemos a compreensão.

  7. O Rafale é um bom avião, mas, é caro. O F/A – 18 é bom. O Gripen já é mais barato.

    No Red Flag o Gripen suéco derrubou todos os F-16 belgas. Em missões simuladas os Gripens atacaram todos seus alvos com sucesso e não teve nenhuma aéronave abatida!

    Qual for o vetor do FX2 a FAB está bem no cenário sul-americano.

  8. No calorento Red Flag, os Gripens deram vexame em disponibilidade, sendo sempre os ultimos a sairem nas sortidas diárias de Nevada. Foram mandados pra lá, 07 Gripens pra que 04 pudessem voar, gastando horas e mais horas, nos preparos das aeronaves. Quem realmente deu show, foram os 04 Rafales biplaces mandados, voando todos diariamente com alto índice de prontidão sem problemas técnicos, cumprindo todas as missões de ataque com êxito e vários abates simulados sem perdas, causando admiração dos pilotos americanos.
    O caça francês é perfeito pro Brasil e India !!!…

    • Sim concordo, o "Dassault Rafale F-3" é uma versão muito boa e mais, alguns pilotos dizem que este caça francês é melhor que o "Boeing F/A-18 S H".

      O "Dassault Rafale F-3" é um avião bem manobravél e se desloca mais rápido que o "Boeing F/A-18 S H".

      Creio que se pelo menos no mínimo o Brasil adquiri-se uns 62 caças "Dassault Rafale F-3" ( 50 monoposto e 12 biposto) para equipar 5 esquadrões já estaria rasoalvelmente bom.

      Mas entenda, o "Saab Gripen" é superior aos "F-16MLU" e isso já foi comprovado!

Comments are closed.