Boeing CH-47 Chinook
Boeing CH-47 Chinook

O governo de Londres estaria perto de aceitar, depois de várias pressões sobre a falta de helicópteros de apoio aos soldados no Afeganistão, a compra de 30 novos Boeing Chinook, o que vai aumentar em mais de 1 bilhão de Libras Esterlinas o orçamento de defesa do Reuno Unido.

No entanto, existem alguns problemas. Primeiro, ainda não está claro de onde virão os investimentos para essa inclusão no orçamento, se de um corte em algum programa de desenvolvimento militar ou de uma reserva financeira do tesouro britânico. Segundo, será bem difícil comvencer a fabricante norte americana Boeing a produzir os helicópteros para o Reino Unido nos próximos dois anos, colocando esses na frente da linha de produção dos pedidos feitos pelas forças armadas dos EUA. E por último, algumas dúvidas de que essa é a aeronave correta, acreditando que helicópteros menores, transportando menos soldados numa única aeronave, poderia ser menos perigoso, caso o helicópteros fosse abatido.

O Boeing CH-47 Chinook é um helicóptero de transporte tático. Fez seu voo inaugural em 21 de setembro de 1961 e em 1962 entrou em serviço. A fabricante do modelo, a Boeing, já produziu mais de 1.600 modelos da aeronave desde então.

Anúncios