O Reino Unido decidiu ampliar sua frota de helicópteros de transporte pesado CH-47 Chinook, solicitando a compra de 16 unidades adicionais, com capacidade de alcance extendido. (Foto: Royal Air Force)

O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de US$ 3,5 bilhões de 16 helicópteros H-47 Chinook para o Reino Unido, informou a Agência de Cooperação em Segurança da Defesa (DSCA) na sexta-feira (19).

O governo do Reino Unido solicitou 16 helicópteros H-47 Chinook (Extended Range) para fornecer uma capacidade de asa rotativa de transporte pesado capaz de executar missões em ambientes extremos em uma ampla gama de operações militares, disse a DSCA em uma divulgação no dia 19 de outubro.

A venda proposta inclui 36 motores T-55-GA-714A instalados e de reposição, 48 unidades GPS, 20 sistemas de alerta de mísseis e equipamentos adicionais, peças de reposição e suporte.

O Reino Unido também está solicitando 40 mini-guns M-134D-T e 40 metralhadoras M240H.

A solicitação também inclui equipamentos e suporte para planejamento de missão, gerenciamento de projetos, suporte técnico e de manutenção, e serviços de apoio de engenharia e logística do governo dos EUA e contratados.

A Boeing é a contratada principal e a implementação da proposta de venda exigirá 29 a 32 funcionários do governo dos EUA e 26 contratados designados para o Reino Unido, disse a DSCA.

Os HC Chinooks do Reino Unido são baseados no CH-47, uma designação que nunca foi usada pela RAF.

Atualmente, a RAF opera sessenta Chinooks, em várias versões; 21 Chinook HC4 (que estão sendo modificados para HC6A), sete na versão HC5 (antigo HC3 com os grandes tanques de combustível) e 31 HC6/HC6A.

Em dezembro de 2015, a Boeing entregou o 14º Chinook HC6 à Real Força Aérea do Reino Unido (RAF). A atual frota operacional da RAF inclui aeronaves HC6 e HC4. Os helicópteros de longo alcance HC3 foram atualizados para uma configuração de cockpit glass projetada para HC5.

As aeronaves HC4 da RAF passarão por modificações para incorporar o Sistema de Controle de Voo Automático Digital visto na variante HC6. Eles serão designados como HC6A e serão utilizados para estender a capacidade Chinook do Reino Unido até 2040.

A RAF operou o Chinook em todas as principais operações da OTAN desde 1980, e usa o helicóptero para assalto aéreo, transporte de tropas e missões médicas.

A RAF deve aposentar seus helicópteros de transporte médio Puma em março de 2025.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS