Conceitos do TF-X já apresentados pela TAI.

O Reino Unido e a Turquia assinaram um acordo no valor de mais de 100 milhões de libras para desenvolver conjuntamente o futuro caça turco TF-X.

Em Ankara, para fortalecer os laços com a Turquia enquanto o Reino Unido caminha para a saída da União Européia, a primeira-ministra, Theresa May, saudou o acordo dizendo que “a Grã-Bretanha é uma nação grande, global e aberta a negócios“.

O acordo envolve a BAE Systems e a TAI (Turkish Aerospace Industries) trabalhando em conjunto no programa TF-X, que visa um caça furtivo, com baias internas para armamentos e com capacidade de supercruise. No geral, requerimentos de um caça de quinta geração.

O executivo-chefe da BAE Systems, Ian King, disse que o acordo é o próximo passo no aprofundamento da cooperação em defesa. “Um programa mais amplo poderia ver o Reino Unido ganhar contratos para fornecer motores, armamentos, radares e sensores.“, disse King.


FONTE: Reuters

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de ver o Brasil nessa parceria. Mas seria para uma outra realidade, a atual não permite nem sonhar 😛

    []'s

    • Esquenta não, em 2050 faremos uma parceria com a LM para produzir o F-35 aqui com ToT!

  2. Uma excelente notícia, em um mundo dominado por F-35 e F-22. E ainda acho que a Coréia do Sul e Japão podem unir seus esforços nesse caça.

  3. Mas se a Turquia quer construir um stealth, por quê raios entrou no F-35?? Eu acho que eles conseguem se manter em alto nível com os F-16 por mais 10/15 anos, que é tempo suficiente para se "desenvolver" algo decente…

    • Ninguem quer ficar amarrado a coleira do F-35 por muito tempo, quem pode vai correr para ter seu 5 Gen. próprio, o Japão tambem está fazendo isto.

Comments are closed.