Dos 219 caças, apenas 72 estão em condições de voo na FAB. (Foto: Rudnei Dias da Cunha / Cavok)

Documento sigiloso produzido pelos comandos militares sobre a situação da defesa nacional repassado ao Palácio do Planalto nos últimos dias mostra um sucateamento dos equipamentos das três Forças. Segundo os militares, os dados esvaziam as pretensões brasileiras de obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de inibir a participação do País em missões especiais da ONU.

De acordo com a planilha obtida pelo Estado, a Marinha, que em março mantinha em operação apenas dois de seus 23 jatos A-4, não tem hoje condições de fazer decolar um avião sequer do porta-aviões São Paulo.

Com boa parte do material nas mãos de mecânicos, a situação da Marinha se distancia do discurso oficial, cuja missão seria zelar pela área do pré-sal, apelidada de Amazônia Azul.

Segundo o balanço, que mostrou uma piora em relação ao último levantamento, realizado em março, a situação da flotilha também não é confortável. Apenas metade dos navios chamados de guerra está em operação. Das 100 embarcações, incluídas corvetas, fragatas e patrulhas, apenas 53 estão navegando. Dos cinco submarinos, apenas dois ainda operam. Das viaturas sobre lagartas (com esteiras), como as usadas pelos Fuzileiros Navais para subir os morros do Rio de Janeiro, apenas 28 das 74 estão em operação.

O Ministério da Defesa mantém os dados sob sigilo. A presidente Dilma Rousseff já foi informada das dificuldade que as Forças estão enfrentando e a expectativa, pelo menos da Aeronáutica, é de que a partir do ano que vem o governo retome as discussões em relação à compra dos novos 36 caças brasileiros já que os atuais deixam de voar em 2014.

Queixas. Já afinado com a caserna, o ministro da Defesa, Celso Amorim, que está há apenas três meses no cargo, queixou-se dos baixos investimentos do Brasil no setor e pediu apoio dos parlamentares para a modernização das Forças Armadas.

Segundo ele, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil é um dos países que menos investem em defesa entre os integrantes dos Brics, grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O orçamento atual da defesa no País representa 1,39% do PIB, enquanto a Índia investe nesta área 2,8% de seu PIB, e a China, 2,2%.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), a situação não é diferente. Dos 219 caças que a Força dispõe, há apenas 72 em operação, o que corresponde a 32%. Em março, eram 85 caças em funcionamento.

Dos 81 helicópteros que a Aeronáutica possui, apenas 22 estão voando, o que corresponde a 27% do total. Em março, eram 27 helicópteros em operação. No caso dos aviões de transporte de tropa, dos 174 que a FAB possui, 67 estão em operação, ou seja, 38%. Em março, 100 aviões deste tipo estavam voando. Aviões de instrução e treinamento caíram de 74 para 49 em funcionamento.

Reforço. Nos bastidores, os militares reclamam e pedem reforço orçamentário. Apontam que quase 90% dos aviões da FAB têm mais de 15 anos de uso, enquanto numa força operacional o recomendável é que, no máximo 50% das aeronaves podem ter mais do que 10 anos de uso. As nove baterias antiaéreas do País estão fora de uso.

O Exército também enfrenta problemas com seus helicópteros. Dos 78 que possui, exatamente a metade está parada. Em relação aos blindados, 40% deles estão parados.

A Força terrestre apresenta apenas um número grandioso: 5.318 viaturas sobre rodas. No entanto, essas são na maior parte carros oficiais para transporte de oficiais de alta patente, jipe e caminhões ultrapassados.

A situação é tão precária que todas as 23 aeronaves a jato da Marinha estão nas oficinas da Embraer. Mas só 12 sairão de lá para missões. As outras 11 serão “canibalizadas” para fornecer peças para aos “sobreviventes”.

Fonte: Tânia Monteiro – O Estado de São Paulo, via NOTIMP

Anúncios

76 COMENTÁRIOS

  1. O Brasil é mesmo o país da piada pronta! Com Forças Armadas em estado precário, e roubalheira desenfreada em todos os ministérios, esse governo petralha deveria ter vergonha de pleitear vaga no Conselho de Segurança da ONU ao invés de fazer o pedido publicamente, diante do resto do mundo.

  2. Cadê aqueles que diziam que um tal ex-presidente da esquerda brasileira foi o que mais investiu na defesa desse país??? Brasileiro é um povo iludido e trouxa. Mais alguns anos e esse país contará apenas com uma força de defesa interna

    • E foi mesmo cara pálida, investiu muito mais que o da "direita", mas pra reverter um quadro que sempre foi o que é hoje não é da noite para o dia, ainda mais tendo tantas outras prioridades para serem trabalhadas…e que também não foram. Nem no período militar tivemos investimentos altos. Não se engane e não atribua culpa a apenas um…e sim ao todo.

      • Vinicius…"cara pálida"…se informe antes de sair escrevendo sobre o que não conhece. O Brasil não tem governos de direita, como vc mesmo se referiu, desde 85 (FHC, LULA e DILMA são de esquerda). O quadro ao que tu se refere NÃO FOI sempre como é o de hoje, basta comparar o investimento feito nas FAs na década de 70 a início de 80 ao que é feito hoje. COLLOR E FHC não investiram em Forças Armadas da mesma maneira que LULA E DILMA, a diferenção que os segundos querem fazer propaganda como se estivessem investindo.

        • O que não conheço??? meu querido, tenho pesquisa na área e tenho certeza que sou apto a falar sobre isso. Se digo que não foi é pq tenho embasamento teórico para tal e não pq leio o Blog do Vader.
          Os governos militares investiram tanto quanto os anteriores e posteriores. Nossa industria nunca foi capacitada para tecnologia de ponta e as compras sempre foram de prateleiras, vide Mirage, F-5, T-33 e etc. Estavamos baseados em conceitos de proteção hemisférica, onde seriamos agraciados com a proteção divina dos EUA em caso de conflito e sempre mantivemos nossas FA muito abaixo do que seria recomendado, salvo rarissimas exceções. Quando começamos a despertar para avançar em tecnologia sofremos duros golpes do exterior, como no caso dos acordos nucleares com alemanha e desenvolvimento de VLS.
          O Governo Lula foi sim um dos que mais investiu no setor, tendo despertado o debate que permaneceu por mais de 20 anos sem renovação, e isso pq segundo muitos era revanchista…
          Logicamente isso não é sem interesse de grande empresas e lobistas que circundam todas as esferas de poder. Não sejamos ingenuos em pensar que não há podridão ai tbm e que as FA´s são inócuas a corrupção.
          Qualquer coisa, busque meu lattes se ainda tem dúvidas.

          • kkkkk essa foi a piada do século, Vinicius Modolo vc é hilário.

            "Dos 219 caças que a Força dispõe, há apenas 72 em operação, o que corresponde a 32%" e vc vem falar que foi tentado reverter alguma coisa no Gov. PT!!!!!

            Pior cego é aquele que não quer ver, mas…………nunca antes na hitória desse país se investiu tanto em defesa… o resultado está ai. Em 2017 a FAB fecha as portas, só ficara o Aero-Lulla e os avi~]oes do GTE heheeheheh

            • Devo ser uma palhaço mesmo…pois pra tentar conversar com gente que nem poem o nome verdadeiro tem que ser muito idiota mesmo…

              parabéns amigo! vc sim é fodão e capacitado!

        • FHC de esquerda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ad infinitum

          • Pois eh Décio… to pra ver um governo de Esquerda mesmo…não um que se diz.

        • FHC de esquerda?
          Então Hitler era centro-direita, se formos por essa régua sua, ou ferradura, como preferem alguns.

          E desde 1958 tivemos FHC, Lula e Dilma? Peraí, Sarney, Collor e Itamar… oh, wait! 😛

      • O relatório fala sobre a situação ATUAL das forças armadas!

        A situação é assim desde a independecnia do Brasil, senão não levaríamos 6 anos para ganhar a guerra do Paraguai. veja que na época ainda possuíamos 2 aliados.

        A esquerda braileira tem esse maldito costume de criticar o FHC , veja o que se esta dizendo " Nossas forças armadas são precárias, MAS SE PERDERMOS QUALQUER GUERRA A CULPA É DO FHC"

        Para com isso minha gente! Somos uma das maiores economias do mundo vamos MUDAR de verdade e pensar em investir de verdade não mais que o fulna, sicrano ou beltrano.

    • Ha ta a culpa disso tudo e do molusco né!!!!!!!!!

      O problema e que investir em forças armadas tira o din din de projetos do pão e circo e vender as empresas também não deu em nada a realidade e que desde de 81 não existe investimento decente nas forças so compra a conta gotas o erro e meu seu de todos nos que não vamos contra a roubalheira que esta no pais que não fazemos um levante para mudar nada o importante e o jeito brasileiro de ser sempre tirando proveito não se importando com nada.

      • Como vender as empresas públicas não deu em nada???? Pesquisa no "gugou" e veja onde está o ex governador antonio britto…pesquisa…deu e muito…para pouquíssimos!!!

        • E com isso concordo meu cara deu muito lucro para alguns como afirmar que a Vale era inviavel? E com a venda da embratel que nos obriga hj a alugar banda de satelite e cabos para as forças armadas onde tudo pode ser monitorado ou ate mesmo cortado o fornecimento isso e bom e o melhor e as implementações temos uma das piores internets do mundo pagamos as tarifas mais caras de celular e assim toca o barco da evolução das Telcom das mineradoras.

    • Qualquer R$1,00 que o governo mulla investiu foi 100% do que o fhc investiu…não! não estou defendendo o mulla, muito pelo contrário, é que a coisa estava tão, mas tão jogada, que qualquer centavo hoje faz a diferença…

  3. Será que era preciso fazer um relatório? E sigiloso? Saltam aos olhos o sucateamento! Na minha época de S1(barbaridade!) a coisa já era pra lá de absurda…"folga rancho"…

    "…As nove baterias antiaéreas do País estão fora de uso."

    Baterias antiaéreas? Temos isso?

    Mas na boa, a condição de comandante de alto escalão nas forças é o melhor de tudo! Porque alguém se contraporia as decisões, mesmo acefaládas do governo, se o salário e tudo mais está em dia? Quem se contraporia, gritando ao léu as mazelas e correndo o risco de perder o cargo?

    Não meus amigos, infelizmente o fim das FA´s tupiniquins começou em 15 de novembro de 1889…

    • Giovani,

      Presumo q a data seja anterior……..1985……….lembra-se, noso Pais estava quebrado financeiramente e dando calote interno e mundial….lembre-se tbm q com o tal do Sarney (cancer do Brasil) a coisa acabou no fundo do poço. Depois disso aqueles q ate poderiam fazer algo nao tiveram o minimo dos recursos nescessarios e tal qual uma empresa na concordata tiveram mais eh fechar torneiras, nao so para a defesa mas para quase tudo a isso chama-se decada perdida (mais uma). Qdo a casa ja estava quase recuperada acabamos nas maos destes pseudos esquerdopatas q hoje infestam de cima abaixo as organizaçoes Publicas. Enfim………de pelegos e enganadorers e corruptos nosso Pais esta a deriva a muito tempo. Viva o football, a cachaça, as mulatas e outros quetais (circo romano, ops brasileiro).

      Sds

      • Celso Ricardo, ele disse 15 de novembro de 1889, proclamação da República, não fim da ditadura militar (uma das quais passamos).

  4. Eis que a imagem do "Brasil – Putênfia" vai se desvanecendo a cada dia em que pese a frenética atividade do DIP estatal e de blogs aparelhados mantidos por ex-jornalistas de respeito.

    • HMS,

      menos, bem menos… "Brasil_Putencia", "aparelhamento"?!!!…senão depois que te chamo de patrulheiro vc reclama, né?…hehe

      abs.

        • E dá-lhe Gangue do Algodão-Doce patrulhando geral…!
          Ai de quem falar do sacrossanto império EUA/Israel! 😛

  5. Lamentavel a situação. Existe um minimo fio de esperança pois parece que a Pres. Dilma, ao contrário do ex sabe ler.

  6. Isso é nada bom.Enquanto nossas FFAAs ficam nessa situação o governo não faz questão de enprestar dinheiro ao FMI isso é uma vergonha e uma falta de respeito com as nossas FFAAs.

  7. Senhores,

    Um País em as escolas infantis são precárias, sem mesmo paredes e cateiras; onde hospitais são pontos de encontro para a morte; polícias tendo que mega oprações para devolver ao povo a liberdade que ela mesmo toma; em um País em que um trabalhador recebe no final do mês pouco mais que três tanque de gasolina do carro de minha mulher, as Forças Armadas querem o quê????

    • Marco Aurélio tu realmente tem um discurso prontinho e vaziu, parece oposição de qualquer governo querendo criticar sem saber o que dizer. Pare de generalizar e va conhecer a realidade ou tu realmente acredita que todas as escolhas infantis não tem paredes ou carteiras?? mas se tu ta tão insatisfeito pegue o carro da sua mulher, venda e distribua o valor aos trabalhadores que recebem pouco mais de três tanques de gasolina do carro dela. Sempre aparece um "zezinho" querendo justificar os problemas de sucateamento das Forças Armadas vinculando a problemas sociais.

      • E não é não Fabio??? novamente temos m embate nesse tópico.

        Como vc é entendido, ME EXPLIQUE então como se justifica gastos militares nesse país onde as escolas e hospitais são sim precários.

        Se der uma busca vai ver sim que essa imprensa nefasta critica investimentos em defesa. É só lembrar da música do Minas Gerais, das criticas por comprar o São Paulo, dos gastos com os caças e etc. A população não tem clareza no porque gastar com isso e a imprensa que é clara oposição ao PT faz alvoroço. Tem mudado só agora nos ultimos 4 anos devido ao despertar do capital pra essa área.

        Governos que tem se baseado em mudanças sociais tem grande dificuldade em fazer gastos em areas que não tem retorno óbvio.

      • Bá colega, não era necessário uma resposta tão agressiva.

        As forças armadas são importantes sim, mas temos outras prioridades. Não vou entrar no mérito do que é mais importante mas ele só deu uma opinião que é igual a da maioria das pessoas nesse país.

        • Não sei se foi pra mim ou pro Fábio, mas desculpe. Sangue esquenta…

          Desculpas a todos.

          • Se você se refere ao que eu disse era para o colega Fábio!

            Achei desnecessário a maneira como ele respondeu, se todo mundo responder assim a gente não se entende mais.

            sds.

  8. E o MOLUSCO foi o que mais vez pela defesa do pais?HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…

  9. Pelo que estou entendendo vai sobrar ainda para os jovens brasileiros que serão bucha de canhão no exterior para satisfazer os desejos megalomaníacos de alguns em obter uma cadeira no CS.

    Quando ao resto, tudo já é publico e notório..

  10. Esse é o velho truque indígena dos militares para conseguir liberação de verba. Aliás, algo muito correto, pois funciona.

    acabou de sair no Estadão mesmo:

    Planalto desbloqueia verbas para reduzir tensão na caserna

    Terça, 22 de Novembro de 2011, 03h06

    Bastidores: Tânia Monteiro

    Para diminuir a tensão na caserna, o Palácio do Planalto descontingenciou cerca de R$ 2,2 bilhões dos R$ 4 bilhões cortados no início do ano, quando foi anunciada tesourada de R$ 50 bilhões do Orçamento de todo o governo.

    A liberação, segundo informou o ministro da Defesa, Celso Amorim, a um grupo de militares, foi considerada generosa e até acima da expectativa. O descontingenciamento permitiu a manutenção, pelo menos, de investimentos em programas estratégicos, como o do submarino nuclear.

    Desde a posse do ex-ministro Nelson Jobim, em julho de 2007, os militares vêm comemorando o aumento do orçamento das três Forças.

    Embalado pela Estratégia Nacional de Defesa, de 2007 para 2011, as despesas de investimento e custeio das Forças Armadas cresceram 140%, ante a variação da inflação em torno de 30%, no mesmo período. Ainda assim, as Forças enfrentam graves problemas de operacionalidade, com o sucateamento dos equipamentos.

    Em 2007, o projeto de lei orçamentária previa R$ 5 bilhões para investimento e custeio nas três Forças. Em 2008 pulou para R$ 7,77 bilhões; em 2009 foi a R$ 10,05 bilhões; em 2010. a R$ 12 bilhões, e deve alcançar R$ 12,9 bilhões este ano. Para 2012 o projeto de lei orçamentária pede R$ 14,4 bilhões.

    Se for computado só o valor dos recursos destinados a investimentos, a Aeronáutica deverá ter recebido, ao fim deste ano, R$ 4,7 bilhões; a Marinha, R$ 4,47 bilhões, e o Exército, R$ 3,73 bilhões. Para reaparelhamento e adequação dos meios na Marinha a previsão é de que sejam destinados, ao fim de 2011, R$ 2,7 bilhões. Programas considerados prioritários estão sendo poupados dos cortes e contingenciamentos.

    http://m.estadao.com.br/noticias/impresso,planalt

    abraços a todos

    • complementando minha idéia: "quem não chora não mama". E a choradeira desta vez foi via Estadão…

      Mas uma coisa é certa, o Brasil destina muito dinheiro às FA, muito mais que a média mundial, incluíndo algumas potências militares de porte médio. Portanto não é bem por falta de dinheiro que as nossas FA são o que são.

      Temos um orçamento militar de potência média (de média pra alta) e FA mal equipadas.

      Então, concordo com o Chicão: enquanto não diminuir o número de de "aspones" no meio militar, vai ser isso aí mesmo. Pode jogar um caminhão de dinheiro nas FA que elas continuarão como estão. E quando se fala em reorganizar as FA os militares são os primeiros a reclamarem, então não tem jeito não…

      De qualquer modo, eu acho que a ficha vai cair algum dia no comando das FA…sempre sou otimista…rs.

      abraços a todos

      • As FA´s brasilis precisam ser modernizadas! Profissionalizadas! Elas, como o BB e a CEF serviram pra tirar muito filho de agricultor dos cafundó do judas diretamente pra classe média! Nada errado com isso, mas acabou sendo desvirtuada…É óbvio que o orçamento militar é muito bom, mas desde que o governo não meta a mão, porque sempre no dia 02 de janeiro o governo promete X e três meses depois o valor é X-1…seis meses depois, X-2…e assim vai indo…

        • Giordani,

          eu penso assim: no Brasil as FAs não possuem apenas o dever da defesa (externa, sempre é bom lembrar), possuem uma série de outras atividades, que vão desde auxiliar as populações amazônicas como ajudar em catástrofes do tipo enchentes e tal. Acho isso correto. Penso que tais ações são exercícios de cidadania e as FAs precisam dar o exemplo, antes de mais nada. Não consigo imaginar FAs acima ou abaixo da cidadania e dos direitos civis, como foi no tempo da ditadura militar.

          No entanto, há um problema crônico em relação ao orçamento das FAs que precisa ser sanado antes de qualquer coisa, antes de se iniciar qualquer discussão a respeito do assunto: o problema das pensões vitalícias e intermináveis e demais privilégios (muitos deles iniciados quando os militares eram governo e criaram regalias corporativas que se mantém até hoje, muitas delas). Esses pontos, ao meu ver, consomem quase todo o dinheiro que é destinado as FAs, transforma o orçamento militar numa espécie de "INSS da caserna". Veja bem, sou totalmente a favor da aposentadoria e tudo o mais para os militares. Mas sou contra privilégios. Os militares são tão importantes quanto os professores, os médicos e os demais trabalhadores do país, portanto, merecem o mesmo tratamento que a população brasileira tem. Nada mais, nada menos.

          Então, não vejo a coisa como vc, simplificando tudo na questão do governo. Ver assim é simplificar o problema no meu modo de ver. Pois se existe um Ministério que tem verba é justamente o da Defesa. Se fosse um problema de má vontade deste ou daquele governo, a Defesa não teria o terceiro ou segundo maior orçamento dentre todos os Ministérios, incluindo o da Educação (que acho mais fundamental que a Defesa e tem menos dinheiro) e o da C&T (que também acho tão estratégico opara um oáis se desenvolver de verdade quanto a Educação e também tem menos dinheiro que a Defesa).

          Apenas para comparar, pois nessas horas é bom termos os números para pensarmos: o orçamento destinado às FAs brasileiras, neste ano, foi de 25,5 bilhões de dólares (já descontado o contigenciamento, que teve parte agfora liberada…portanto vai fechar o ano com um valor maior que esses 25,5 bilhões). Pois bem, o da Austrália foi de 20 bilhões, o do Canadá foi de 18 bilhões, o da Turquia foi de 25 bilhões e esses países todos possuem forças armadas mais bem equipadas que as nossas e um poder de fogo muito maior que o nosso…recebendo der seus governos valores semelhantes ou até menores que o nosso.

          A pergunta que fica é: aonde vai parar o dinheiro que o governo destina as FAs? Não estou falando de contigenciamento e nem nada, estou falando do dinheiro que cai efetivamente no caixa das 3 forças todo ano…vai pra onde?

          Essa é a pergunta que precisa ser respondida, pois senão as FAs podem virar um saco sem fundo, quanto mais se investe mais desaparece o dinheiro…e continuamos eternamente com os F-5, os FAL etc. etc. etc…

          abs.

          • Hornet,

            esta foi a mais plausivel explicaçao q ja li por aqui. Eu tbm gostaria de saber para onde vai toda esta dinheirama……………pois bem….acho q vc e eu sabemos………tente separar as aposentarias polpudas dos militares de suas viuvas e filhas solteiras(piada mesmo)e so nisso ja teremos um baita saldo positivo para ser efetivamente aplicado naquilo chamado DEFESA.

            So quero saber o pqe de ate hoje estas aposentadorias nao estarem no dito sistema complementar de previdencia privada e no famigerado INSS . Esta eh mais uma caixa preta da Administraçao Publica em nosso Pais (projeto de lei neste sentido para previdencia privada dos funcionarios publicos esta parado a cerca de 10 anos no congresso nacional (em minuscula mesmo).

            Sds

            • O problema é que teoricamente o militar vive mudando de cidade constantemente, então as garotas não casam..rsrsrs

          • Militar não se aposenta, logo, não é remunerado pela previdência social. Militar ou está na ativa, ou na reserva ou reformado, por isso os proventos saem do ministério da defesa e entram na conta do total. Não vou entrar na polêmica se isso é certo ou errado, mas de qualquer maneira os recursos sairiam do orçamento federal, do tesouro, do nosso bolso. A previsão orçamentária de quanto será gasto nessa rubrica é bastante precisa, logo a diferença é o investimento, a pesquisa, a compra de materiar, combustíveis, exercícios, operações etc…

            Botar a culpa nos inativos não cola. Eles estão lá sim, mas se sabe quanto custam e quanto vão custar e alguém terá que pagá-los da mesma maneira. Programar ações com base em valores já modestos que serão cortados três meses depois para serem liberados, em parte, faltando 35 dias antes do final do ano é que é dose! Ser equipado com material com custo de operação acima da média também não ajuda muito.

            Depois que os aviões dos anos 70 não voam ou levam anos numa reforma, os navios apodrecem, os misseis ficam prontos já obsoletos a culpa cai onde????

            Ninguém aqui é a favor de privilégios não, fique tranquilo…

            • <cite> Ninguém aqui é a favor de privilégios não, fique tranquilo… </cite>

              Pareceu que sim…

      • Então, Hornet, o problema é que não dizem que 2,2 bilhões, pra Marinha, mal dá pra pagar os salários de um ano do pessoal. A porca vai torcer o rabo na hora em que for especificado pra onde cada centavo da verba tem que ir!

        Por volta de 60% (varia de força pra força) do orçamento vai só em folha de pagamento (tem general de pijama recebendo mais de 150 mil reais de aposentadoria), e os outros 40% tem que ser divididos em manutenção, etc.

        É um saco sem fundo, não adianta só aumentar a verba!

        Que falta dinheiro, falta. Esse negócio de aviões parados (esse mesmo 1/3 operacional, e diminuindo) já tinha sido apontado pelo professor João Roberto Martins Filho, da UFSCar, lá em 2006, e olha como ele (não) foi ouvido.

        Mas agora mandar a verba sem, vamos dizer, "etiquetar" essa grana, só vai fazer com que mais e mais oficiais possam aumentar seus rendimentos pessoais.

  11. 1,39% do PIB….. e ainda querem fazer parte do CS da ONU. AHAUHHUAUHAUHUHAUHAUHUHH!UHUH!UH!UHUH!UHUHUHUHUUHUH!!

    É rir para não chorar. 🙁

    []'s

  12. Enquanto isso a corrupçao no pais so cresce.E ministro roubando, deputados ladroes e por ai vai. Brasil e de dar vergonha.

  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É isso ai…

    Acabou… não existe forças armadas no BRASIL!

    Existe Força Des- Armadas! Serio, não tem nada!

    Não tem Avião, não tem navio, não tem carro de combate,

    não tem missil… não tem nada! como vamos considerar Forças

    Armadas… sem arma????

  14. A Crônica novidade que entra anos e sai anos, entra décadas e sai décadas, nossos militares fazendo mágicas para manter um perigoso faz de contas, até alguns Ministros da Defesas passados que não distinguia quaisquer das mais simples armas do nosso arsenal militar. Aí sei que lá…sei que lá … sei que lá… Vivemos uma realidade de pura Hipocrisia.

  15. Que vergonha !!! Enquanto os EUA tem quase 6000 aeronaves, nós temos apenas 220…!! Até a força aérea do Chile é mais modernizada q a nossa , realmente está na cara que ninguem dá a mínima para segurança nacional e soberania aérea …!!! Lastimável !!

  16. Imaginem a nossa capacidade de comunicações, comando, controle e Elint e alerta.

    Vai custar caro arrumar tudo isso.

  17. Sinceramente, fico deprimido e diria que fico até com vergonha de ler uma matéria dessas.É constrangedor saber que um país que pleiteia uma cadeira no CS da Onu mantém suas forças armadas em uma situação tão precária( sim estou sendo gentil ao classificar essa situação em que passa nos forças armadas de precária)Agora a pergunta que não quer calar é: De quem é a culpa?Bom não existe uma única resposta para essa pergunta, pois a culpa tem que ser dividida entre governo e militares.O governo por não investir corretamente os recursos em nossas forças armadas quando eles existem e não são contigenciados(situação rara em nosso país)e dos militares também, afinal não é preciso ser nenhum gênio para perceber que na aeronaútica, marinha e exército tem mais cabeça mandando do que recebendo ordens, sem contar as viúvas e filhas de militares que não casam pelo único motivo de não largar o osso, leio aqui que o Brasil investe pouco nas suas forças armadas, alguém aqui já foi no orçamento da União para ver de quanto é o orçamento do ministério da defesa?Garanto que se alguém aqui for lá vai tomar um susto.Só que tem um problema a grande maioria daquele orçamento é para pagar pensão de viúvas e filhas solteironas eternas.Agora pergunta a algum militar de alta patente se ele quer mudar essa situação.A gritaria e a histeria vai ser geral.A verdade que tiro disso tudo é que a culpa é sim do governo seja ele de direita ou de esquerda, mas os militares também tem a sua culpa.

  18. Nosso exécito só tem 78 helicópteros, e metade ainda está parado? Não é possível.

    Não temos forças armadas!

    • O que els fazem com o dinheiro, além do mau uso deve haver muita corrupção envolvida.

      Pq achar que as forças armadas seriam diferentes do outros setores públicos?

  19. O que impressiona é a patrulha virtual ainda ter a capacidade de vir e dizer que não é bem assim…

    Pelo amor de Deus! Tem gente que acha que algumas linhas em blogs vão mudar a realidade ou que vão fazer os incautos acreditarem que não estão vendo o que realmente estão. Haja paciência!

    Querem ver quanto tempo esse pessoal vai demorar pra vir aqui dizer que é isso é culpa dos generais, das pensões, da fab, do pig, dos americanos, do lobby anti francês… mesmo que tudo que opere tenha sido comprado por conta própria e a revelia dos grande planos políticos pra nação. Quando não dá pra esconder o débito a altenativa é colocar na conta de alguém não é mesmo!

    Mas a REALIDADE!!! Essa não tem partido nem rosto. Pra quem não é cego ou ideologicamente doutrinado, esta aí a muito tempo pra quem quiser ver.

    Então vai uma novidade, quem já tinha visto a realidade vem se divertindo muito com 2 naes, 2 frotas, 120 rafales, micas, meteors, frams, fábrica de halis, submarinose e outras fábulas do genero. Infelizmente, fica parecendo torcida contra, mas da vontade é mesmo de chorar sabendo que o tempo e o dinheiro que se vão não voltam mais…

  20. calma galera, com a Copa e Olimíadas tudo se resolverá, os Estádios novos trarão investimentos do mundo todo ao Brasil. rsrsrsrsrs

    e não para por aí, teremos um Porta Aviões nota 100, sem avião, sem bateria anti aérea e sem escolta, prontinho para ser alvejado e virar coral para visitação de mergulhadores turistas.

      • Que nada! Dota a MB com dois esquadrões de AMX-T, com duas bases na costa, arma eles com ASM e tu vais ver um verdadeiro poder dissuasório sobre o mar!!!!

        • A MB vai precisar disso e muita, mas muita perseverança! Pq a MB contar com AMX como apoio é dose pra elefante! Qualquer A-4 o intercepta sem maiores dificuldades.

  21. Quando você QUER chorar por verba é assim que se faz, pintar a pior catástrofe possível e assustar o político que libera a verba.

    No momento os militares tem de aproveitar a pindaíba da troca de equipamentos e as comissões da verdade para pressionar o GF por mais verbas.

    Só que por exemplo contar as aeronaves da Marinha em atualização como parados é no mínimo malandragem.

    O mesmo dos bandeirantes a ser modernizados.

    O exército está terminando de receber o penúltimo lote de Leopard 2A5 e nem é citado é claro…

    O que os pessimistas tem de entender que reequipamento militar amplo que as FFAAs do Brasil precisam requer anos ou quase uma década de investimentos CONTÍNUOS de vários governos.

    Lula iniciou um número grande de programas:

    4 submarinos convencioanis e um nuclear;

    compra dos Leopards;

    projeto guarani;

    projeto KC-390;

    modernização dos Bandeirantes, A-4

    terminou vários projetos anteriores:

    modernização F-5, P3-AM, AMX-M

    terminou a construção da coveta Barroso

    Elaborou a END, consolidou o Min Defesa e o Comando conjunto das FFAAs

    e várias outras iniciativas de aumento de contingente e de legislação de compras de material de defesa que que que…

    LEVAM TEMPO !!!

    Portanto aqueles que continuam com o papagaiar que o governo Lula não fez nada pelas FFAAs, façam o favor de plantar batatas…

    Os problemas das FFAAs demandam tempo pois estamos em situação indigente, estamos ainda na UTI por assim dizer…

    Na realidade o suposto "médio" gasto militar de 1,39% é na verdade um insignificante gasto de 0,8 a 0,9% do PIB pois neste cálculo se inclui indevidamente as pensões militares (equivalente a folha de ativos) pagas por culpa das leis que os políticos (do império até hoje) impõe ao orçamento militar. Da Guerra do Paraguai, passando pelas as antigas das "filhas de militar" enquanto vigorou o benefício até as mais recentes pensões dos héróis da operação de paz no Haiti, pensões que no seu conjunto pesam muito na prontidão militar.

    Nada mais importante para as FFAAs que passar uma nova lei orçamentária que retire de TODOS os ministérios as pensões concedidas por lei do congresso para uma rubrica específica de modo que a "generosidade congressual" possa ser evidenciada e controlada.

    Qualquer analise MILITAR do orçamento brasileiro só é válida se retirada a parte de pesão militar de inativos….

    • não sei se foi para mim, mas eu não mencionei o Lula no meu comentário, citei os jogos porque acho ultrajante e humilhante submetermos nossas contas aos caprichos da corrupta Fifa e Coi, eventos recusados por Japão e EUA, sobrando Madrid que perdeu porque em 2012 será em Londres, caiu non nosso colo essa gastança e aviso, nbão terá legado algum, vide o Pan 2007, Maria Lenk não serve para 2016, maraca reformado novamente a 1 bilhão e o Engenhão não melhorou a região do Engenho de Dentro em nada.

    • Gilberto,

      80 % do q vc comentou eh a mais pura verdade e de dominio publico para quem se interessar como vc se inteessou (analise).

      Porem nao da para elogiar um Governo q ja esta ai a mais de 8 anos e pouco rendeu neste campo (resultados palpaveis, pois papeis inuteis e com delirios como esta fica facil enganar).

      Esta claro q somente uma mudança profunda nesta gestao dos recursos das FAs eh q fara a diferença e ainda para isso teremos de começar a faze-lo imediatamente para colher-mos resultados nos proximos 10 anos como vc mesmo indicou e sem contingenciamentos de verbas.

      Aquilo a q vc se refere de se separar pensoes e outros quetais das verbas das FAs eh um projeto de lei ja aprovado na comissao pertinente da camara, porem aguarda votaçao em plenario a mais de 10 anos …..LAMENTAVEL VC NAO ACHA ??

      Sds

  22. Em se falar na situação atual (SUCATEAMENTO), requer também uma abordagem real sobre á quantidade de meios necessários, para que tenhamos DEFESA efetiva, pois o tamanho de nossas forças ARMADAS e a disponibilidade de meios em quantidade para o provisionamento da ação de DEFESA, a muito não nos atendem, dado a extensão do território, massa humana e recursos neste contido.

  23. É um absurdo, pois somos uma nação com um dos piores níveis de desenvolvimento humano no mundo, e o motivo é obvio EDUCAÇÃO INADEQUADA, GOVERNAÇA INCOMPETENTE. Em se tratando de DEFESA, estamos a níveis abaixo de países com economias bem menores que a nossa. Defesa apropriada significa cerca, proteção, garantia de propriedade, garantias dos nossos interesses no comercio exterior, bem como preços dos produtos ou sub-produtos e serviços ofertados que sejam mais adequados a favorecer-nos, ou até mesmo, moderação nos interesses das nações sobre nossas riquezas (PROPIEDADES).

    A matéria não está ABORDANDO todo o quadro de dificuldade em que as forças ARMADAS Brasileiras vêem enfrentando pós 2ª Guerra mundial, pois, já dez de muito que não temos forças armadas suficientes para atenderem o objetivo de DEFESA efetivamente. Muitos podem até desconsiderarem sua REAL importância por desconhecerem os fundamentos de uma NAÇÃO e a dimensão do que possuímos. Pois saibam que nossas riquezas são imensas, não apenas considerando o valor humano, o que certamente é o maior, pois agrega ao do nosso povo, o valor do nosso território, e as RIQUEZAS SUB-EXPLORADAS (Recursos, meios, matérias primas) contidas no mesmo. Á falhas graves no estabelecimento dos governantes em todos os níveis, e esta é a falta de critérios rigorosos ( rígidos) para que se concorra aos cargos ELEITORAIS, refiro-me ao fato de não haver levantamentos criteriosos quanto ao caráter dos candidatos a cargos públicos Eletivos, a vida pregressa dos mesmos e competência TÉCNICA comprovada, e se me perguntarem se desejo pessoas PERFEITAS NO GOVERNO à resposta é SIM. Todos os cenários a que se referem à coisa do estado, estão ligados e vão culminar no desempenho governamental. O que é determinada nação? POVO e CULTURA, TERRITORIO, FORÇAS ARMADAS (DEFESA), LEIS, GOVERNATES.

  24. "complementando minha idéia: “quem não chora não mama”. E a choradeira desta vez foi via Estadão…"

    ??? E vc acha certo o Exército, Marinha ou Aeronáutica ter que se rastejar e implorar por dinheiro para se manter???????

    O que eu vejo aqui é o governo cortando verba das forças armadas brasileiras e vcs colocando a culpa justamente nas forças armadas.

    A guerra fria acabou pessoal. Acordem para a vida.

  25. Não devia mesmo , acreditar que o a FAB comprou esses aviao muito execelente e apos ser operado por 11 anos , hoje a metade esta na EMBRAER para um UP-grande , serem modernizados e mais eficasse ???

    e agora vejam ai a noticia :

    " todas as 23 aeronaves a jato da Marinha estão nas oficinas da Embraer. Mas só 12 sairão de lá para missões. As outras 11 serão “canibalizadas” para fornecer peças para aos “sobreviventes”."

    Isso é injusto !

    porque os F-5E estao para ser modernizados e nenhum deles foi pra sucateamento ? tudo passando pra serem modernizados e ganhando novas peças ….

    A nãoo acho que o poder nao vai mais existir vai acabar com a frota !

  26. Olha eu acho que ainda é cedo para o pessoal da caserna enchergar que o desenho atual das forças armadas brasileira não funciona mais. Somos muitos, gastamos muito, mas não são bons gastos. Qual o custo de manuntenção das pensões das Forças Armadas?

    Se não se cortar na carne, não existe avanço possível.

    [ ]s

  27. Esse assunto não é novo e nem secreto ahahaha

    Se os generais pançudos não lutam pelos seus interesses quem irá, nós até fazemos muito pela defesa discutindo….

    Putz gostaria de comentar isso:

    "De acordo com a planilha obtida pelo Estado, a Marinha, que em março mantinha em operação apenas dois de seus 23 jatos A-4, não tem hoje condições de fazer decolar um avião sequer do porta-aviões São Paulo."

    ahahahha a algum tempo eu disse no site Poder naval que a MB devia ter uns 2 A4 em condições, dai um "expert" e editor do site disse que não que quase todos estavam em condições, ahahhahaha, não me lembro do nome e não terei o trabalho de procurar o link.

  28. Calma pessoal!

    Eu acho que essa notícia é muito boa, apesar de parecer o contrário. O nosso povo não entende para que gastar com defesa. Poucos são os esclarecidos com nós.

    Essa notícia é positiva no sentido de que se deve noticiar a precariedade das nossas FAs para o nosso povo! Se eles souberem que está caindo aos pedaços, vão apoiar os gastos necessários!

    O governo tem "alergia" de divulgar que vai gastar mais com as FAs(vide FX-2), mas com a opinião pública a favor fica mais fácil! E eu sempre achei que o melhor sempre foi divulgar a verdade ao invés de escondê-la!

    Observem como os EUA sempre divulgam quando há uma deficiência, há muito tempo já perceberam que é a melhor forma de trazer a opinião pública para defender os gastos, mesmo quando os projetos "torram" bilhões de dólares a mais que o previsto! Vejam o caso do F-35 e do F-22!

    Um abraço a todos!

    • concordo Rodrigo

      Mas sinceramente não entendo o porque que da própria "força" esconder o jogo, posso te dar um exemplo:
      Publiquei um comentário num video divulgado pela fab no youtube, o video era sobre a aquisição de OVN, que eu me lembre eu disse estar indignado pois deveriam tratar a aquisição lá pela dec. de 80 como algo normal, mas não em pleno 2011 celebram a aquisição de uma duzia de OVN pra um pel. de elite….Resultado, tiraram a opção de coments dos videos, agora só se elogiar eles aceitam, da VERDADE eles não gostam ahahahah

      Enfim se eles não estão nem aí, fazer o que….

      Nossas "forças" estão anos-luz dos americanos no quesito marketing, lobby etc..

  29. Pois é!! Modernizar F-5 de trinta anos dá nisso aí. Ainda querem modernizar A-4. O A-1 nem sabemos se vão concluir sua modernização (sorte da Elbit e Embraer que estão lucrando alguma coisa).

    Mas na boa. Esse discurso das nossa forças armadas são iguais aos discursos de Israel e Irã. Sempre a mesma ladainha mas nada de efetivo ou de novo.

    Sds.

  30. Ficha limpa só pra político?! ficha limpa pra jornalistas que na dúvida aceitam suborno pra publicar matérias sobre relatórios "secretos"…ahahahaha

Comments are closed.